É comum que ao cogitar abrir uma empresa se pense, inicialmente, em investimento, capital de giro e assuntos ligados ao financeiro. Porém, para construir um negócio sólido é fundamental ter uma base estruturada e para isso são necessárias seis palavras-chave:
Propósito: Por que eu acredito no meu negócio? O que eu quero gerar de valor que faça meu negócio se diferenciar?
Estratégia: O que é meu negócio e onde ele está inserido. Como é o mercado e como quero que minha empresa se posicione nele? Qual a minha missão, meus valores e minha visão.
Planejamento: Como levarei o valor para o meu público com base na minha estratégia? Quais riscos eu consigo identificar e me preparar?
Disciplina: É fundamental seguir o plano, mesmo nos piores dias, mesmo quando tudo está dando errado, mesmo que pareça que não vai ser possível, seguir os planos.
Coerência: É praticar o que se propôs. É o que cria uma verdadeira cultura forte para o negócio
Resiliência: É saber que empreender não é um caminho linear e será preciso lidar com as adversidades sem desanimar ou desistir. É conseguir olhar adiante e buscar novos caminhos quando necessário. Rever planejamentos se necessário.
Se o empreendedor praticar os seis itens, terá certeza de sucesso? Não, mas, com certeza, sem eles o sucesso só dependerá de sorte.
Hoje se fala muito sobre storytelling, uma forma de contar a história do seu negócio de maneira que encante o cliente e ele crie uma conexão com seu negócio. A partir do propósito, planejamento e estratégia é possível utilizar essa ferramenta e agregar valor ao seu negócio.
Mesmo que se escolha um modelo de negócios de franquia, por exemplo, quando toda estratégia e propósito da marca já vêm prontos, é preciso acreditar no que se está fazendo e buscar encantar o público, mesmo que no treinamento dos funcionários para um atendimento que gere uma experiência positiva. Mas é preciso estar alinhado e acreditar no valor do seu negócio.
Com toda a ideia formada, é a hora de começar a por em prática. Mas por onde começar?
1º Passo: Estruturação da ideia
Estruturar a ideia é formalizar em um documento todos os aspectos do negócio. Com previsões em diversos cenários e toda a estratégia da empresa, como as de marketing e também financeira.
Essa formalização é extremamente útil também para conseguir investidores que acreditem na empresa, por isso ela precisa ter aspectos que tenham credibilidade, são eles:
Solidez
Fundamento
Realismo
Diferenciais perceptíveis e que gerem valor
Um plano de negócios é uma base tanto para empresas que ainda não existem, como para aquelas que precisam rever seu negócio.
É o instrumento mais completo e que traz previsões tanto em dados reais, caso a empresa já esteja em funcionamento e os cálculos tenha base prática, como embasados em uma análise de mercado, caso ainda não tenha iniciado seu funcionamento.
2º Passo: Contrato Social
O Contrato Social é um documento formal, no qual devem constar regras e condições sob as quais a empresa funcionará e onde estão estabelecidos os direitos e as obrigações para cada um dos proprietários que pertencem ao negócio. O ideal é que nesse momento se tenha um contador e um advogado.
Para elaborar o contrato, é necessário ter as seguintes definições:
Qualificação dos sócios
Especificação das atividade/serviços desenvolvidos
Tipo de empresa e local do estabelecimento
Qual a participação de cada sócio e quem será o administrador
Definição de pró-labore
O contrato deve conter:
Preâmbulo: Onde constarão as qualificações dos sócios;
Sede, prazo e denominação: Localização da sede da sociedade, prazo de duração da sociedade e a denominação social;
Objeto social: Informar a atividade que a empresa vai exercer (preferencialmente, com o Código Nacional de Atividade Econômica - CNAE);
Capital social: definido o valor do capital e das cotas, divisão entre os sócios. A soma tem que ser 100%;
Administração da empresa: Qual atuação e limitação da atividade dos sócios;
Assembleia geral: Como serão as assembleias – pode-se escolher meio eletrônico;
Exercício social, distribuição de lucros e demonstrações financeiras: Definições dos itens;
Continuidade social: o que ocorre se algum sócio vier a faltar - se aceitará outro sócio nesse caso;
Cotas e distribuição de lucros;
Transferência de cotas;
Condições pra retirada e exclusão de sócios;
Soluções de controvérsias: caso ocorra um desentendimento entre os sócios, se será adotada uma câmera de arbitragem;
Disposições gerais;
Declaração de Desimpedimento: Um administrador precisa comprovar que não administrou uma empresa que tenha ido à falência.
3º Passo: Junta Comercial
Com o Contrato Social em mãos, é preciso leva-lo até uma Junta Comercial e fazer seu registro. Pra isso, são necessárias duas testemunhas.
4º Passo: Abertura do CNPJ
O CNPJ (Nacional da Pessoa Jurídica) é a inscrição da empresa na Receita Federal. É como se fosse o CPF, mas da pessoa jurídica. No CNPJ, devem constar informações, tais quais nome e endereço da sociedade e a situação cadastral da Receita. Com o CNPJ, a empresa passa a existir de fato.
Para abrir um CNPJ é preciso levar até a Junta Comercial:
Documento de identidade dos sócios (original e cópia)
CPF ou Carteira de Habilitação dos sócios
Comprovante de Residência
Carnê de IPTU da sede da empresa
Contrato Social
Comprovante de pagamento das taxas DARE e DARF
Pronto! Nesse momento, sua empresa está pronta para entrar em funcionamento. Seguindo o planejamento descrito no Plano de Negócios e as palavras chave que indiquei no início do artigo, sua empresa tem grandes chances de ter sucesso e garantir seus lucros.
Caso tenha no contrato que os investimentos serão a partir de um crédito, é possível vender sua ideia com facilidade quando tudo estiver bem formulado.