[ editar artigo]

Se você controlar suas finanças, você controla tudo

Se você controlar suas finanças, você controla tudo

Lembra quando você ia até um mercadinho próximo a sua casa, e quem estava no balcão entregava sua compra e depois fazia uma anotação num caderno qualquer? Então, esta pessoa está fazendo o que é certo, o controle financeiro da empresa.

Quando chegamos neste assunto, achamos tudo muito difícil, surge os questionamentos, "nunca fiz isso", "não sei como fazer". Mas as finanças são os pulmões da sua empresa.

Quanto mais bem cuidado, melhor você respira, mais qualidade de vida você tem!

O controle ainda te ajuda a verificar se o seu MEI está se desenvolvendo, apresentando resultados, se está ou não com dificuldades, ou mesmo, se você está perdendo dinheiro.

E como tudo na vida, começa por um gesto simples, anote tudo que está acontecendo. Quanto está gastando para manter a empresa, custos de água, luz, aluguel, materiais de trabalho, combustível, manutenção de equipamentos, enfim, tudo que você investe para que seu MEI possa produzir.


Agora que você sabe o quanto gasta e como está gastando, precisa acompanhar quanto está rendendo seu trabalho, quanto você faturou na semana, no mês e no ano. Para isto, anote tudo que entrou de recursos para o seu MEI.

Dependendo do seu caso pode ser anotado por dia, semana ou mês, independente da sazonalidade, o importante é que haja um controle.

Você pode fazer isso em um caderno qualquer que tem em casa. Agora, que sabe seu rendimento você tem o poder de fazer escolhas para crescer, e se está tudo dando certo.

Quem tem poder de escolha tem tudo.

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você