[ editar artigo]

Como saber se a empresa que quero abrir vai dar lucro?

Como saber se a empresa que quero abrir vai dar lucro?

Negócios de sucesso começam com boas ideias que surgem na cabeça do empreendedor. Mas nem todas as ideias são sinônimo de empresas viáveis. Antes de investir é preciso saber, ou ao menos ter uma noção, se o negócio que se deseja abrir é lucrativo ou não. Mas como começar?

Primeiramente, recomendo pesquisar. Que tipo de negócio você quer abrir? Veja o que existe de informação na internet e mídias sociais a respeito desse segmento de mercado. Quantas empresas desse tipo existem? Qual a taxa média de lucratividade? Quanto pagam de impostos? Quanto mais informação você conseguir, melhor!

Em seguida, é necessário calcular o ponto de equilíbrio. O ponto de equilíbrio significa o quanto sua empresa precisa vender para cobrir todos os gastos. Se a sua empresa faturar mais do que gastar, você estará tendo lucro. Caso contrário, prejuízo.

Mas para fazer esse cálculo de maneira mais assertiva, a primeira pergunta é: o negócio que você deseja abrir é de qual setor? Indústria, Serviços, Comércio ou Comércio e Serviços? Essa resposta é fundamental para esse cálculo, pois impacta no valor dos impostos que você irá pagar.

Além disso, é preciso fazer uma estimativa de quanto você vai vender por mês. Qual a quantidade e o valor dos produtos que você vai comercializar?  Também é preciso saber em qual regime o seu negócio irá operar para saber quais serão os custos dos tributos.

E por fim, liste os custos do seu futuro negócio, incluindo funcionários, custos de produtos, produção, serviços, comissões, aluguéis, custos fixos, variáveis e todo o tipo de gastos do seu negócio.

Com esses dados em mãos, faça o seguinte cálculo:

(CUSTO FIXO / (RECEITA – CUSTO VARIÁVEL) X 100

E o resultado será o seu ponto de equilíbrio. Como já foi dito, no ponto de equilíbrio, a empresa não tem lucro e nem prejuízo. Para que a sua empresa seja viável financeiramente, e que tenha lucro, você terá que alcançar um valor maior do que o seu ponto de equilíbrio.

Aparentemente, não parece muito simples. E como o nosso negócio é facilitar e apoiar o seu, o Sebrae desenvolveu uma ferramenta gratuita que faz esse cálculo de maneira simplificada, o Viabilidade Financeira. É só acessar:

Gostou? Então, poste a sua opinião nos comentários.

📌 Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

Obrigada e até mais! 😉

Adri

Novos Negócios

Comunidade Sebrae
Adriana Schiavon
Adriana Schiavon Seguir

Consultora - Sebrae/PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você