Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

4 Passos para validar uma ideia

avatar DEBORAH VIEIRA MARQUES
Deborah Vieira Marquesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
4 Passos para validar uma ideia
Criado em 28 AGO. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje vamos falar de Validação. O que é a validação de um negócio e para que isso serve?

Um negócio, uma oportunidade, começa sempre com uma boa ideia não é mesmo? Mas como validar essa ideia, saber se realmente ela é executável, antes de realizar altos investimentos.

Validação: É uma etapa decisiva para o futuro do negócio. É nessa fase onde o empreendedor decide se continua ou não no desenvolvimento do seu projeto. Basicamente um teste (na prática) de aceitação do seu produto ou serviço, com o usuário; pois quem valida sua ideia é o consumidor/cliente.

A Validação serve para evitar desperdício de tempo, esforço e recursos. Ela vai indicar se a sua ideia de negócio pode funcionar no mundo real.

Legal, não é mesmo, mitigar os riscos e tomar decisões mais assertivas.

Então como validar?

Passo 1: Primeiramente pesquise no mercado se mais alguém já teve essa ideia. Se sim ou se não, essa etapa é importante para você verificar se é um segmento muito concorrido e/ou se existe mercado a ser explorado. Já pense em possíveis diferenciais em seu produto/serviço.

Passo 2: Consulte pessoas (que seja um público potencial dentro do seu segmento) para coletar um bom feedback. Ele deve ser honesto suficiente para realmente dizer se sua ideia pode ser boa mesmo não só para você, mas para um segmento de clientes. Afinal você precisa ver se existe demanda para o seu produto ou serviço. Pense: Que problema você resolve para seu público???

Passo 3: Mantenha sua mente aberta. Sempre esteja disposto a ouvir e aceitar críticas dos entrevistados. A opinião de um cliente vale ouro mesmo. Com ela, você pode promover melhorias no seu produto ou serviço, e assim conquistar e fidelizar cada vez mais.

Passo 4: Defina pontos principais do seu modelo de negócio. Aahhh!!! Chegou a hora de utilizar aquela velha e clássica ferramenta que você já conhece, o Business Model Canvas.

Com o Canvas você responde quatro questões chave para seu modelo de negócio:

  1. Como?
  2. O que?
  3. Para quem?
  4. Quanto?

Agora você já sabe se sua ideia é viável e exequível.  O sucesso vai depender de n fatores é claro, mas se você validou, encontrou um bom modelo de negócio e tem uma equipe engajada e com um conjunto de competências, você certamente estará a um passo à frente.

Uma última dica importantíssima. Não deixe de utilizar o Diagrama de Eric Ries (Lean Startup) e ficar de olho nas tendências. Possivelmente você terá que fazer ajustes (pivotagem) nos seus planos no decorrer da sua trajetória (faz parte). E esse ciclo deve ser contínuo e infinito. Bora lá!!!!

 

Que lição podemos tirar disso tudo?

Não se lança de cara um produto ou serviço final no mercado, sem antes testar. Primeiro monte um protótipo, teste e comece pequeno, mas pensando GRANDE, e aos poucos vai aprimorando, certo!?

Boa Sorte em seus negócios e por hoje é só!!!

Um abraço

Déborah Marques 

 

avatar DEBORAH VIEIRA MARQUES
Deborah Vieira Marques
Curiosa, criativa e entusiasta | Graduada em Economia pela UFPR | Ps-graduada em MBA Gesto Empresarial pela UP | Customer Success | Redatora web.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5006 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?