Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Pequenas ações, grandes resultados: Como a inovação pode mudar sua empresa?

avatar AGENOR FELIPE KRYSA
Agenor Felipe Krysafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
Pequenas ações, grandes resultados: Como a inovação pode mudar sua empresa?
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 19 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Uma organização precisa inovar constantemente para ter sucesso. A inovação pode incluir tornar as coisas melhores, mais rápidas ou mais baratas do que seus concorrentes. Também pode otimizar suas operações internas, a forma como seu time se comunica ou dar novos incentivos à equipe de vendas. Isso impulsiona melhorias contínuas e pode ajudar a desencadear uma nova ideia que muda as regras. As empresas precisam abordar a inovação e a mudança de forma eficaz e proativa.

Criando uma cultura de inovação

As organizações precisam implementar políticas que incentivem a mudança e a inovação. Embora isso possa parecer intuitivo, muitas empresas fazem pouco para apoiar o compartilhamento de ideias com sua remuneração, estruturas de gestão e foco na produtividade. A inovação precisa começar no topo, com a alta administração desenvolvendo políticas e capacitando a equipe para implementá-las.

Por exemplo, algumas empresas usam a Regra 70-20-10. Eles gastam 70% de seu tempo e recursos em seus negócios principais, 20% em ideias relacionadas e 10% em novos negócios não relacionados.

Recompensando a inovação e a mudança

Uma empresa precisa oferecer à equipe um incentivo para inovar. Sem recompensa, não há um bom motivo para os funcionários sugerirem ou experimentarem novas ideias. A primeira etapa na criação de uma organização inovadora é incluir mudanças nas metas, no processo de gestão de desempenho e no plano de remuneração do funcionário. Isso precisa ser implementado em toda a organização a fim de obter ideias sob a perspectiva de diferentes pessoas.

Acompanhar as mudanças

Quando uma ideia é identificada, a organização precisa apoiá-la com recursos, orçamento e atenção. Por exemplo, um funcionário que tenta implementar uma nova ideia pode trabalhar tanto na inovação quanto em sua função atual. As metas precisam ser quantificadas. O novo programa aumentará a receita ou melhorará a produtividade e reduzirá as despesas?

Esse cálculo fornece uma maneira de mensurar o sucesso ou o fracasso de um programa. As organizações inovadoras devem apoiar a ideia integralmente, o que inclui o apoio da administração, o investimento em equipamentos e tecnologia, o treinamento de pessoal e o suporte de marketing.

A falha é um risco aceitável

Infelizmente, nem toda inovação terá sucesso. Existem muitas variáveis envolvidas em qualquer ideia inovadora e perigos conhecidos e desconhecidos podem impedir o sucesso.

Depois que um projeto está em andamento, não é incomum descobrir que cumprir as metas custa mais do que o esperado, fazendo com que o projeto seja cancelado. Mas lembre-se de que muitos empreendedores de sucesso falharam várias vezes!

Iniciativas fracassadas geralmente resultam em novos conhecimentos, lições aprendidas e limitações compreendidas. Também é comum que aspectos individuais de uma ideia tenham sucesso por conta própria. As empresas precisam aceitar que, embora muitas ideias falhem, elas ainda precisam recompensar a equipe que a implementou.

Desenvolvendo um manual

Depois de uma série de inovações bem-sucedidas (e provavelmente de alguns fracassos), as empresas dedicadas à inovação e mudanças contínuas precisam desenvolver um conjunto de diretrizes e processos. Criar um manual ou guia que conduza os inovadores ao longo do processo é um ótimo caminho.

Este guia pode descrever como funciona o procedimento, como as oportunidades são identificadas e escolhidas, bem como são implementadas e lançadas. Cada membro de cada equipe deve ser questionado sobre por que um projeto foi bem-sucedido ou falhou e o que eles fariam de forma diferente na próxima vez. Esses documentos devem ser catalogados e arquivados para referência futura.

Inovar como vantagem estratégica

A inovação pela inovação não é importante, mas a criação de vantagens competitivas sustentáveis, sim. A inovação é um meio crítico de permanecer no jogo e priorizá-la deve ser o principal caminho para o crescimento sustentável.

De olho na credibilidade

Hoje, os consumidores estão mais informados do que nunca. Isso significa que sua empresa não pode recorrer a conhecimentos e práticas antigas para ganhar confiança, você tem que provar a si mesmo, de forma rápida, frequente e convincente.

A confiança pode ser transmitida de várias maneiras. No entanto, você pode ir além para informar o consumidor sem exagerar. Coisas simples, como um site clean com uma frase de chamariz clara e uma marca inovadora, podem ajudar a transmitir a mensagem em um piscar de olhos.

Treinar sua equipe, para que ela possa se comunicar de forma clara e gentil, também é um elemento importante na construção de credibilidade. Se você puder estabelecer essa confiança de forma consistente em seus ativos físicos e digitais, sua autoridade deve ser traduzida diretamente para os clientes e fãs que acreditam em sua empresa.

Inovação também é investir em pessoas

Para a inovação acontecer, você precisa de pessoas para impulsioná-la, não é mesmo? Em uma economia global, a contratação de pessoas talentosas e diversificadas trará uma nova mentalidade que ajudará sua empresa a enfrentar a concorrência.

Também existem maneiras de investir na equipe que você já possui. Oferecer benefícios competitivos, melhores salários e outros incentivos é uma forma de atrair e reter os melhores talentos. Incentivar sua equipe a atuar como um intraempreendedor (empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida) é outra maneira de ajudar a promover a inovação em sua organização.

Em resumo, é fundamental que as empresas coloquem a inovação contínua no centro das atenções se quiserem crescer e se manter em uma economia globalizada. Com a concorrência cada vez mais acirrada, você pode avaliar e desenvolver seus negócios de dentro para fora para impulsionar o crescimento. A inovação global é um desafio e uma oportunidade, mas você precisa reunir todas as peças certas para encaminhar sua empresa rumo ao sucesso!

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae e tire suas dúvidas! 

Você pode deixar o seu comentário aqui, ligar para 0800 570 0800 ou nos chamar no WhatsApp clicando aqui

 

avatar AGENOR FELIPE KRYSA
Agenor Felipe Krysa
Consultor, Gestor de projetos no Sebrae/PR | Coordenador Estadual dos Pontos de Atendimento - Sebrae/PR| MBA em Gesto Econmica e Financeira | Especializao em Gesto Pblica | Mestre em Administrao de Empresas | Doutorando UTFPR - Tecn. e Soc.favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 605 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?