Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Registro de marca: entenda o que é necessário para fazer

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Registro de marca: entenda o que é necessário para fazer
Criado em 06 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muitas pessoas ouvem falar no registro de marca, mas não sabem como fazer ou quanto custa. O registro de marca protege o negócio. Não é obrigatório no Brasil, a não ser que seja uma franquia, mas ajuda os clientes a diferenciarem uma empresa da outra. Ele pode ser feito de forma online, e não custa tanto quanto as pessoas imaginam.

O registro de marcas faz com que outras pessoas não possam utilizá-la no mesmo segmento.

Se há mais empresas com o mesmo nome, os clientes podem se confundir e procurar os produtos ou serviços de outra. É importante que os negócios possam manter sua reputação e que o cliente possa identificá-lo sem maiores problemas.

Caso não faça o registro de marcas, outra empresa pode fazê-lo com o mesmo nome e obrigá-lo a parar de usar aquela marca. Pode ser uma grande dor de cabeça ter que mudar a marca. Se o nome continuar a ser usado indevidamente, pode até resultar em pagamento de indenizações e reparações.

Registrar uma marca

É necessário procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para fazer o pedido. Eles levarão em conta a Lei de Propriedade Industrial para examiná-lo. Com o registro, o proprietário terá o direito de uso exclusivo dentro do território nacional. É possível ainda que se estenda a mais de 100 países.

Para tanto, é importante consultar as marcas já registradas para saber se não existe alguma marca que já utilize o nome ou desenho em questão. É fundamental também definir o setor de atividade. Esse é o momento também de definir a apresentação da marca.

Solicitar o registro de marca do negócio

Deve-se apresentar uma série de documentos relacionados à empresa e ao responsável legal. Demora até 60 dias para que seja finalizado, e então dará partida à vigência do registro, que é de 10 anos.

É preciso fazer o pagamento de duas taxas, uma na hora da entrada do pedido e a outra quando o registro estiver pronto. Pode ser ainda que seja preciso pagar outras taxas, no caso de necessidade de documentos complementares ou solicitação de outras ações. No entanto, é um bom investimento para a empresa, e não deve ser considerado um gasto desnecessário.

A formalização da empresa, o registro de marca e o certificado digital são passos essenciais para que o negócio funcione de maneira segura. É possível testar o certificado digital para se informar quanto aos dados do titular, tempo de validade, modelo de certificado e empresa emissora. 

E você, tem mais alguma dúvida sobre esse assunto?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 695 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?