Turista hiperconectado
A evolução tecnológica em todos os setores da economia é constante. Cada vez mais ferramentas que utilizam inteligência artificial, realidade aumentada, entre outras estão mais presentes nas estratégias digitais. E isso não poderia ser diferente no turismo - reforço que o turismo que falo aqui, é o de viajantes internacionais, nacionais, regionais e de consumidores da própria cidade.
Estas e outras tecnologias continuarão revolucionando o ecossistema empresarial e mudando a maneira que nós – Sim, todos nós – consumidos produtos e serviços. Isso gera impactos em diferentes sectores, mas especialmente no turismo, pois a tecnologia tem impactado o comportamento do turista, desde a busca do destino, experiência durante a viagem e pós retorno a sua origem.
As tecnologias mais utilizadas pelos turistas são as ferramentas baseadas na internet, pois podem acessar informações sobre o mundo, na palma de suas mãos. Já sabemos que a presença virtual é importante – neste período de pandemia e distanciamento social, entendemos mais do que nunca – e as redes sociais são uma excelente forma que você colocar seu bar ou restaurante para o mundo conhecer.
As redes sociais devem ser utilizadas como plataformas de valorização do seu empreendimento. Serão a principal forma de os viajantes interagirem com as empresas de forma rápida e sem custo.
Sabendo disso, desenvolver estratégias de marketing de forma personalizada para cada público-alvo nestas redes, pode ter um grande impacto e aumentar seu número de vendas.
Dicas para utilizar nas redes sociais do seu bar ou restaurante
As 10 redes sociais mais utilizadas, em 2019, no Brasil são:
- Youtube
- Facebook Messenger
- Skype
- Snapchat
Em quais deles seu bar ou restaurante está presente ativamente?
Preparei aqui 6 dias para você colocar em prática AGORA e melhorar sua presença nas redes sociais:
- Saiba e comunique com clareza o PROPÓSITO da sua empresa. Qual mensagem você quer passar? Pra que sua empresa existe? Aqui você pode acrescentar os benefícios, facilidades e vantagens em consumir seus produtos e serviços.
- Saiba quem é seu PÚBLICO, como ele se comunica e o que ele mais consome. O tipo de vocabulário que ele usa e que gostaria que você usasse com ele.
- Use e abuse dos RECURSOS que as redes sociais te oferecem, como possibilidade de postar vídeos mostrando seu estabelecimento, fotos 360°, enquetes e interações que geram engajamento e STORIES tanto no Instagram quanto no Facebook.
- Esteja atendo a QUALIDADE das suas postagens, quanto no texto com ortografia correta e mensagem clara, quanto na qualidade das imagens usadas. Uma foto tremida ou vídeo com som ruim não vai fazer bem para a imagem do seu negócio. Mas principalmente, atente para a veracidade das informações que posta, isso ajuda na boa reputação online do seu estabelecimento. Ninguém gosta de ver uma foto linda e chegar no estabelecimento encontrar um lugar, serviços ou produtos diferentes dos divulgados.
- Tenha uma AGENDA DE POSTAGENS. Organize conteúdos (fotos, vídeos, textos e etc...) de forma a ter conteúdo para postar com periodicidade. Determine o que vai postar em cada dia da semana. Esta agenda pode te tirar a ansiedade de não saber o que vai postar todos os dias e também coloca uma cadência das suas postagens. Afinal, ninguém gosta de ver 10 post, de um lugar, num mesmo dia e depois a página ficar deserta por mais de uma semana ou mês.
- Tenha lugares INSTAGRAMÁVEIS na sua empresa. Estes lugares não aquele bem bonitos e propícios para que os clientes tirem foto, as pessoas buscam locais que podem bombar suas redes sociais – Leia mais sobre eles aqui. Você pode definir um local no seu estabelecimento para isso, ou criar uma decoração e arrumação do lugar todo para favorecer as pessoas tirarem fotos, postarem nas redes sociais e marcarem você 😉
Agora você já sabe por onde começar. Que tal colocar seu negócio de alimentos e bebidas para bombar nas redes sociais?
Referências:
https://www.maioresemelhores.com/redes-sociais-mais-utilizadas-brasil/
https://agentenoturismo.com.br/2018/03/15/destino-turistico-inteligente/