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Como vender por WhatsApp no seu restaurante?

Como vender por WhatsApp no seu restaurante?

Com a aceleração do processo de digitalização dos negócios devido à pandemia, precisamos pensar nas melhores soluções para adaptar a nossa empresa.

É necessário levar em consideração o novo cenário: modo de pensar, agir e consumir dos clientes. Já sabemos que fatores como saúde, humanização, personalização e sustentabilidade devem ser levados muito à sério e praticados.

Porque usar o whatsapp?

Segundo a pesquisa do Sergio Molinari, da Food Consulting, o Whatsapp já ocupa o 3º lugar entre os canais de pedidos mais utilizados no serviço de delivery.

 

Ele é um dos aplicativos mais populares, gratuito e fácil de usar. Além de ser difícil encontrar quem não o utilize atualmente, ele acabou facilitando a comunicação com o cliente final, por permitir que os pedidos sejam feitos de maneira mais rápida. As pessoas trocaram o uso de e-mails, SMS, ligações e outros meios de comunicação por programa de mensagens instantâneas.

Além disso, a divulgação dos seus pratos e serviços de entrega, assim como de promoções, tem alcance bem maior com esse aplicativo, e pode ser feita sem grandes custos . Ou seja, trata-se de uma maneira de potencializar o marketing do seu negócio.

E como vender por Whatsapp?

Embora esse seja um aplicativo bastante difundido, é comum surgirem dúvidas sobre como utilizá-lo para tal fim específico. Algumas delas envolvem o que oferecer por meio dele, quais mecanismos explorar para melhorar o atendimento, como preparar os atendentes que conduzirão esse canal de contato, entre outras.

Vamos destacar alguns pontos:

Informações e Pedidos: Ofereça um atendimento completo pelo aplicativo, desde o fornecimento de detalhes sobre cada item oferecido em seu cardápio, passando pela solicitação de pedido, até os dados sobre a entrega.

Whatsapp Business: Além do aplicativo usado no dia a dia por pessoas físicas, existe hoje o WhatsApp Business, que é específico para o comércio de produtos e serviços. Essa versão oferece diversas ferramentas que facilitam e agilizam ainda mais o atendimento ao consumidor.

Depois de criar um perfil empresarial para o seu restaurante — contendo informações como endereço, e-mail, horário de funcionamento, telefone etc. — você pode ativar o recurso de mensagens inteligentes. Por meio dele, é possível enviar recados automáticos ao ser contatado por um cliente, caso os atendentes não estejam disponíveis para atendê-lo no momento.

Além disso, assim como no caso do aplicativo de mensagens instantâneas utilizado pelas pessoas, essa versão para comércio oferece a opção de conversação pelo WhatsApp Web. Isso faz com que o tempo de atendimento seja reduzido, já que digitar pelo teclado do smartphone pode demorar mais do que em um computador.

Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de conferir, no campo “Estatísticas”, dados a respeito da quantidade de mensagens lidas e respondidas em determinado período de tempo, por exemplo. Tal mecanismo permite que você acompanhe a efetividade das estratégias de marketing adotadas pelo seu restaurante, avaliando a necessidade de modificações, ou não, para melhorar o atendimento.

Treinamento: Saber utilizar o WhatsApp para vendas também envolve treinar os colaboradores do seu restaurante que ficarão responsáveis por atender nesse canal. Afinal, assim como acontece no atendimento físico, o consumidor que é bem atendido por determinado estabelecimento apresenta maiores chances de voltar a consumir nele, além de indicá-lo para conhecidos.

Portanto, prepare os funcionários que farão o atendimento pelo aplicativo, explicando-lhes a importância de eles serem cordiais, pacientes e atenciosos com os clientes. É fundamental, inclusive, utilizar vocabulário e escrita adequados. Deixe claro, também, que o aplicativo de mensagem do restaurante deve ser utilizado apenas para fins profissionais. O conteúdo trocado nele deve ter relação direta com os pratos oferecidos pelo estabelecimento, bem como as entregas.

Além disso, é muito importante evitar que o público do seu restaurante tenha que lidar com longos períodos de espera. É preciso lembrar que estamos falando de comercialização de produtos alimentícios, e que nem sempre a fome pode esperar!

Marketing: Para que o seu público saiba sobre a possibilidade de ser atendido por meio do WhatsApp, não basta contar com a indicação de clientes. Divulgar isso nos canais de marketing do restaurante é essencial para atraia ainda mais pessoas, que talvez não tenham tempo para ir até um estabelecimento para fazer suas refeições.

Além disso, investir nessa divulgação ajuda a fazer com que mais consumidores conheçam o restaurante e o seu serviço de delivery. Como consequência, é possível obter um aumento das vendas e do lucro no final do mês.

Automação: Automatizar o atendimento do seu delivery também é uma excelente opção e já existem empresas especializadas neste tipo de serviço, como a “Anota Aí”. Através desta tecnologia você consegue gerar relatórios, fazer promoções, recolher feedbacks, gerar cupom de desconto, entre outros...

Como vimos, o Whatsapp é uma ferramenta de venda e marketing poderosa! Com pouco investimento você pode tê-lo como aliado do seu negócio!

 

 

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