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EMBALAGENS COMO ALIADAS NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE DE DELIVERY.

EMBALAGENS COMO ALIADAS NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE DE DELIVERY.

 

Quando falamos da experiência dos clientes, estamos falando de todas as sensações, relações e interpretações que uma pessoa tem sobre determinada marca, incluindo questões emocionais, físicas, racionais e psicológicas. Esse processo está totalmente ligado com a jornada de compra, porque se refere desde ao primeiro contato que o cliente tem com a marca ao momento do seu pós-compra.

Manter a consistência da experiência de ponta a ponta é desafiador, principalmente no universo de delivery, pois nele, quase sempre as empresas dependem de terceirizados e/ou parceiros que não têm interiorizado a cultura e propósito do negócio.

É importante que os clientes recebam em suas casas muito mais que o produto, que ele perceba os cuidados, a essência, a qualidade e o DNA da sua empresa. E é aí que entra uma aliada fundamental: A EMBALAGEM!

Se antes as embalagens eram utilizadas para acondicionar, conservar e proteger o alimento, na atualidade foram incumbidas de um papel mais ampliado com viés propagandístico e estratégico de marketing.

Do ponto de vista ambiental e da saúde, as embalagens são desenvolvidas para acondicionar o alimento e manter a qualidade, zelando pela integridade e valor nutricional. Já do ponto de vista estético, abrangem a estratégia de despertar o interesse por meio do primeiro contato.

Um dos objetivos da embalagem deve ser de atrair mais clientes para as facilidades de compra de alimentos.

Muitos consumidores decidem pedir a entrega de sua refeição para aqueles restaurantes que enviam o pedido em embalagens adequadas, que mantenham o sabor e apresentação do prato. Assim, a embalagem tem peso equilibrado na decisão de compra.

Outro aspecto fundamental na apresentação das embalagens é que com a mudança de comportamento, os consumidores passaram a ter uma exigência maior quanto à saúde.

A experiência de compra do consumidor se transformou em algo prazeroso e por vezes curioso, uma vez que as embalagens ganharam cor e design arrojado, acompanhando as tendências de modernização do mundo.

As impressões são construídas pelo que se vê e qualquer tipo de produto ganha uma vida ainda mais interessante quando a embalagem é cuidadosamente desenvolvida para promover seu conteúdo.

A embalagem conecta a marca ao consumidor por meio de mensagens subliminares que podem estar relacionadas às cores, ao design, ao formato ou a todas essas características juntas, formando um grupo de bons motivos para realizar a compra.

Certamente você já desejou comprar um produto só para ter a chance, por motivos diversos, de ficar com a embalagem — design, utilidade, estética, coleção.

Já ouviu uma expressão que diz que “comemos com os olhos”? Se antes esse aspecto era condicionado ao alimento em si e sua capacidade de despertar o desejo de consumo imediato, agora, as embalagens também exercem um efeito parecido.

Alguns aspectos devem ser considerados na escolha da sua embalagem, como:

PERSONALIZAÇÃO: Uma embalagem personalizada diz muito sobre o produto que ela comporta e influencia a decisão de compra do consumidor. Por isso, o público-alvo deve ser levado em consideração na hora de personalizar uma embalagem.

 FORMATO E TAMANHO: Quando se pensa em formato e tamanho das embalagens, logo deve-se pensar também em praticidade, pois, o conceito de uso diário ou transporte de um produto é um dos principais elementos a ser considerado para desenvolvimento do formato.

CORES: As cores são responsáveis por despertar reações diversas nas pessoas e durante o desenvolvimento das embalagens devem ser levadas em consideração.

QUALIDADE: Quando falamos de qualidade queremos dizer sobre o material, o acabamento, a durabilidade e a capacidade de manter temperatura e higiene do alimento. Principalmente tratando-se de embalagens gastronômicas, a qualidade carece de atenção especial durante a fase de escolha da embalagem.

ESTÉTICA: A estética da embalagem faz toda a diferença na hora da compra. Muitos alimentos são uma verdadeira obra de arte e as embalagens dão o toque final para valorizar ainda mais o momento de encontro com o consumidor. Embalagens intuitivas fazem um apelo emocional ao consumidor. São convidativas e quando o produto acompanha o nível de excelência, fatalmente haverá um ganho competitivo de mercado abraçando um público fiel e dedicado.

SEGURANÇA E PROTEÇÃO: Pensando em comida transportada e transportável a segurança é item essencial na confecção de uma embalagem. Imagine um alimento Delivery que tenha algum tipo de caldo e chegue às mãos do cliente em embalagem vazada? Além do aspecto não ser dos melhores, as condições de segurança foram colocadas à prova durante o trajeto e, fatalmente, esse cliente será visto pela primeira e última vez. Se conquistar um cliente já é um grande desafio, a reconquista será triplicada, logo, melhor será acertar logo no início.

Todos os tipos de embalagens são válidos, levando em conta o negócio e as perspectivas que a empresa tem diante do mercado.

O comportamento de consumo pode sofrer diversas influências que formam um conceito pautado no desejo, no encantamento, no custo, na praticidade e na segurança. Uma boa embalagem deve se apegar ao fato de ser responsável por acondicionar um dos elementos mais essenciais da vida — o alimento.

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