[ editar artigo]

Happy Hour com o Empreendedor: Iris - Le Petit Chéri

Happy Hour com o Empreendedor: Iris -  Le Petit Chéri

Olá empresários, como vão?

Estou aqui hoje para apresentar a história de um de nossos clientes do Sebrae/PR. Venha conferir essa história na nossa comunidade de Bares e Restaurantes:

 

Nome da Empresária: Iris Lamberti Ziober

Nome da Empresa: Le Petit Chéri

Instagram: @lepetitcheri

Facebook: Lepetitcherigourmet

Cidade: Umuarama/PR

Disclaimer do redator: Vocês nem imaginam como é se sentir bem acolhido pela equipe do Le Petit Chéri, vale a pena conferir, tomar um café, experimentar os doces deliciosos e bater um bom papo com a Iris.

 

Como nasceu o seu negócio?

Para mim, nasceu da necessidade de encontrar um trabalho onde eu não precisasse deixar o meu filho (na época com 2 anos) em uma creche, o dia todo.

Eu já cozinhava informalmente, então foi a chance de profissionalizar o negócio. Na época, minha mãe e minha tia eram as sócias e eu entrei para cuidar da parte da cafeteria.

 

O que faz você sair da cama pela manhã?

A minha busca em ser uma pessoa melhor.

 

Do que você mais se orgulha no seu negócio?

De poder oferecer produtos artesanais, que não são feitos a partir de mistura pronta, que promovam a saúde e o natural na vida dos clientes.

 

Quais são os principais desafios que você enfrenta na direção do empreendimento e como você faz para superar esses obstáculos?

A falta de tempo.

Já fiz curso de administração do tempo, e todos os dias tento agir no sentido de otimizar as coisas. Já deleguei, já deixei de lado algumas coisas, abri mão de outras. Mas ainda não cheguei onde gostaria. Outros desafios são a comunicação com o cliente, criar a cultura da "comida de verdade", encontrar mão de obra comprometida, e pessoalmente, o desafio da liderança, de assumir posições em algumas situações. A única forma que vejo de superar tudo isso é a partir do autoconhecimento, pois essa é a chave que vira todas as outras.

 

Que conselhos você dá para alguém que está começando agora e quer empreender neste segmento?

Trabalhe e tenha paciência.

Converse e tente entender o que o seu público quer, e muitas vezes vai ser diferente do que você imaginou para o negócio. Então é a hora de se lembrar que estamos aqui para servir!

 

Existe algo que nunca mudou desde quando o bar e/ou o restaurante foi inaugurado?

A missão de oferecer produtos artesanais, sem mistura pronta, saudáveis e práticos.

 

E qual seriam as oportunidades de inovação para este segmento?

Uma das megatendências para os próximos anos são os alimentos mais naturais, saudáveis e sustentáveis.

Acho que o planeta precisa disso, e é uma grande oportunidade de negócio.

 

Como você faz para gerar uma clientela fiel e o sucesso do negócio?

Foi por acaso. Quando começamos a produzir os pães de fermentação natural, fazíamos bem poucos pães, e as pessoas ficavam frustradas por não encontrarem o pão. Como não queríamos ter desperdício, criamos uma lista de transmissão para que os clientes pudessem reservar. E essa é a principal ferramenta de fidelização que temos. Além da transparência no preparo de tudo, no passo a passo para os clientes entenderem o que estavam comprando.

 

 

Qual é a empresa que atua no mesmo segmento que o seu negócio e que mais inspira você? Por que?

Como estamos em praticamente 3 segmentos diferentes, confeitaria, panificação e cafeteria. Cito a Boutique do Pão de Ló pela qualidade do que oferecem e por toda a estética e beleza envolvidas. Panificação tem vários, Rene, do Pão da Casa, a Prestinaria, Le Pain Quotidien, são os que acompanho para me aprimorar. E na cafeteria, minha maior referência é o Lucca Cafés especiais. Por toda a estrutura que criaram em torno do café.

Acho uma experiência incrível.

 

Qual frase de inspiração você gostaria de compartilhar com os empresários da nossa comunidade de Bares e Restaurantes?

"É fácil saber quando encontrou seu verdadeiro caminho... Este parecerá íngreme demais para os outros, menos para você."

Desconheço o autor.

 

Nota do redator: Iris, que saudade dos nossos bate-papos de empreendedorismo, inovação e psicologia rsrs. Fico muito contente de ver essa sua dedicação com a família, com o compromisso de aproveitar a vida e esforço na gestão do negócio. Já considero você e sua família como amigos!

 

Pessoal, o que vocês acharam da entrevista com o nosso empresário? Quais perguntas vocês gostariam de fazer para outros empresários de Bares e Restaurantes?



Aproveite e acesse a nossa Comunidade de Bares e Restaurantes e acompanhe as dicas pro seu negócio:


Gostou da história, compartilha com seu colega empresário!

Bares e Restaurantes

Comunidade Sebrae
Michael Douglas Camilo
Michael Douglas Camilo Seguir

Consultor do SEBRAE/PR; Fascinado por empreendedorismo e inovação; Head da Comunidade Sebrae de Bares e Restaurantes; Vítima do Marketing Digital dos Hambúrgueres; Freguês fiel do conforto do Delivery; Interesse pessoal em fotografia, viagens e frio!

Ler conteúdo completo
Indicados para você