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Meu preço é caro?

Meu preço é caro?

Se o cliente diz que seu preço é caro, você não sabe o que fazer: se diminui o preço, pensa que deveria aumentar mais para conseguir pagar as contas, se dá desconto. E enquanto isso vai perdendo vendas. Vai perdendo dinheiro. Vai se sentindo perdido.

                                                        Isso já aconteceu com você?

 

A princípio, vou começar respondendo que pode ser que SIM, para esta perguntar. O seu preço pode ser caro e está tudo bem se for um preço estratégico e justificável. Desde que, entregue valor ao cliente!

Porém, vou começar justificando a minha resposta explicando a diferença de Preço x Valor. São dois termos que andam muito juntos, são complementares, mas são totalmente diferentes.

 

  • Preço

Quantia em dinheiro determinada na compra e venda, expressa em moeda ou valor fiduciário, paga pelo comprador ao vendedor: qual é o preço deste carro?

 

  • Valor

O prestígio, a qualidade, a relevância ou importância de; mérito. Qualidade que faz com que algo se torne importante para alguém. Sabe aquela história de que não é sobre saber apertar parafusos, mas sim, saber qual parafuso apertar.

 

Ou seja, o preço pago em dinheiro “R$” só vai ser considerado caro se o cliente não perceber muito valor no produto/serviço adquirido. Caso contrário, o cliente poderá pagar um preço relativamente alto, mas por conta do valor percebido, o “preço caro” compensa e vale a pena.


Regras de ouro.

  1. Para manter o seu negócio saudável, você não pode vender pelo menor preço ou por menos do que pagou para produzir. Isso é importante para manter a lucratividade do negócio;
  2. Vender por um preço muito alto também deve ser analisado, comparando o seu negócio com os concorrentes e a capacidade de poder de compra dos seus clientes;

 

Você pode e vai vender produtos iguais aos de seus concorrentes, sendo assim, ofereça uma solução diferenciada para o cliente e demonstre porque você cobra mais caro. Ex: Ofereça atendimento personalizado, conforto, ambiente agradável, pós-venda (degustações, cortesias, mimos...)

 

Você ainda que acha que é o preço que determina a compra ou é o valor que é oferecido em seu produto ou serviço?

Bares e Restaurantes

Comunidade Sebrae
Michael Douglas Camilo
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Consultor do SEBRAE/PR; Fascinado por empreendedorismo e inovação; Head da Comunidade Sebrae de Bares e Restaurantes; Vítima do Marketing Digital dos Hambúrgueres; Freguês fiel do conforto do Delivery; Interesse pessoal em fotografia, viagens e frio!

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