[ editar artigo]

Cobertura para Biodigestores e Gasômetros de Dupla Membrana X Simples Membrana

Cobertura para Biodigestores e Gasômetros de Dupla Membrana X Simples Membrana

Gasômetro é um reservatório para regularizar a vazão de biogás no ponto de consumo, por exemplo em moto gerador ou em caldeira. O biodigestor produz o biogás em uma vazão e pressão que podem oscilar ao longo do dia por vários fatores, por este motivo a importância de um gasômetro, para garantir que no ponto de consumo tenha uma vazão constante.

Como o próprio nome já fala, o gasômetro de dupla membrana é composto de duas membranas independentes, a interna irá armazenar o biogás e a membrana externa será mantida sempre inflada com ar por meio de um ventilador, portanto, mesmo que não haja biogás dentro do gasômetro, a membrana externa sempre se manterá inflada.

Esta membrana externa tem por finalidade proteger a membrana interna de problemas climáticos como chuva, vento, granizo e neve, pois o gasômetro de simples membrana normalmente sofre com estas questões climáticas, quando chove muito forte ele não consegue se manter cheio e consequentemente falta biogás no ponto de consumo, ou no caso de uma chuva de granizo, pode romper a membrana com muita facilidade.

Outra grande vantagem do gasômetro de dupla membrana é que além de ser muito mais seguro operacionalmente é também possível detectar com maior facilidade possível vazamento de biogás, pois neste caso o vazamento irá ocorrer para dentro da segunda membrana (externa), bastando colocar um detector de metano na saída de ar da membrana externa para analisar se existe a presença de metano.

O dimensionamento de um gasômetro leva em consideração a produção do biogás e o tipo de aplicação, por exemplo, se o consumo será para a geração de energia elétrica, deve ser analisado qual o regime de geração de energia, se será contínuo (24 horas/dia) ou apenas em horário de ponta. Se o consumo será contínuo, o recomendável seria considerar 3 vezes o valor médio diário da produção de biogás, por exemplo: se a produção média for de 100 Nm3/h, o gasômetro deveria ter aproximadamente 300 m3 de capacidade de armazenamento, já se a produção de energia vai ser apenas em horário de ponta, o ideal é que o gasômetro consiga armazenar a produção total de 24 horas de biogás.

Biogás Brasil

Comunidade Sebrae
Luiz Francisco Ferreira
Luiz Francisco Ferreira Seguir

Sou representante comercial de reservatórios para biogás ( Gasômetros de Dupla Membrana) fabricados pela TECON da Áustria.

Ler conteúdo completo
Indicados para você