[ editar artigo]

Estimativa de produção de biogás em aterro sanitário no oeste do Paraná

Estimativa de produção de biogás em aterro sanitário no oeste do Paraná

Gostaria de compartilhar com vocês da Comunidade os resultados do meu trabalho de pós graduação em “Especialização em tecnologias da cadeia produtiva de Biogás, promovido pela UTFPR”, em parceria com o CIBiogás, realizado em 2019. O título é “Estimativa da produção de biogás em aterro sanitário municipal no oeste do Paraná”.

Para estimar a produção de biogás dos resíduos do aterro foi utilizada a metodologia do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Para determinar o potencial de biogás do chorume, foram realizados testes em batelada sob condições controladas. 

Pelo modelo do IPCC foi possível estimar uma produção de 0,27260 Gg ano-1 ou 380.299,2 m3 ano-1 de biogás. A partir dos ensaios de laboratório, obteve-se uma produção de 333 LN CH4 g SV . A composição do biogás obtido a partir do chorume foi de CH4 de 58,1% para o CH4 e de 20,6% para o CO2.

Esse estudo demonstrou que o biogás gerado a partir do chorume coletado pode ser uma importante fonte de geração de energia renovável. 

O link do trabalho completo é:  http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15419 

Biogás Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você