Gostaria de compartilhar com vocês da Comunidade os resultados do meu trabalho de pós graduação em “Especialização em tecnologias da cadeia produtiva de Biogás, promovido pela UTFPR”, em parceria com o CIBiogás, realizado em 2019. O título é “Estimativa da produção de biogás em aterro sanitário municipal no oeste do Paraná”.
Para estimar a produção de biogás dos resíduos do aterro foi utilizada a metodologia do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Para determinar o potencial de biogás do chorume, foram realizados testes em batelada sob condições controladas.
Pelo modelo do IPCC foi possível estimar uma produção de 0,27260 Gg ano-1 ou 380.299,2 m3 ano-1 de biogás. A partir dos ensaios de laboratório, obteve-se uma produção de 333 LN CH4 g SV . A composição do biogás obtido a partir do chorume foi de CH4 de 58,1% para o CH4 e de 20,6% para o CO2.
Esse estudo demonstrou que o biogás gerado a partir do chorume coletado pode ser uma importante fonte de geração de energia renovável.
O link do trabalho completo é: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15419