[ editar artigo]

Levantamento de plantas de biogás no Brasil em 2019 - Biogasmap

Levantamento de plantas de biogás no Brasil em 2019 - Biogasmap

Em abril deste ano, foi realizada a atualização do levantamento de plantas de biogás no Brasil até 2019. E os resultados foram muito positivos em relação ao crescimento do setor. O estudo desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás – CIBiogás, Associação Brasileira de Biogás – ABiogás, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO e parceiros, apontou que no último ano houve um crescimento de 31% no número de plantas em operação no Brasil e 36% no volume de biogás produzido.

Essas informações foram divulgadas no Biogasmap, que é uma ferramenta online, interativa e pública, que permite identificar plantas de biogás no Brasil, utilizando uma série de filtros, como localização, tipo de substrato, situação e aplicações energética do biogás.

Produção de biogás no Brasil

Os dados levantados no período, contabilizam 548 plantas de biogás com fins energéticos no Brasil, sendo que destas, 521 estão em operação, produzindo um total de 1,3 bilhão de metros cúbicos de biogás por ano.

Entre as plantas em operação, 78% são classificadas como unidades de pequeno porte (produzem até 1 mi Nm³/ano), porém, quando o assunto é volume de biogás essas plantas representam apenas 9% do volume nacional, já as plantas de grande porte que são minoria em termos de unidades em operação (6%) acumulam 77% da produção de biogás nacional.  As plantas de grande porte são de forma geral, aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto e centrais de recepção de resíduos.

Ao avaliarmos a localização das plantas de biogás no Brasil, as regiões Sul e Sudeste se destacam (veja o mapa abaixo). O estado de Minas Gerais concentra o maior número de plantas em operação com 196 unidades instaladas, na sequência o estado do Paraná com 110 plantas e em terceira posição São Paulo com 44 plantas de biogás em operação. Em relação ao volume de biogás, São Paulo fica na primeira posição, acumulando 35% da produção de biogás nacional, esse volume se dá em decorrência número de plantas em operação de grande porte no estado.

Imagino que você deve estar se perguntando, e todo esse biogás produzido, como é utilizado?

A principal aplicação do biogás no Brasil é a geração de energia elétrica. Essa aplicação consome 86% do volume de biogás produzido no Brasil, 439 plantas adotaram essa modalidade em suas plantas. Na sequência temos a utilização do biogás para energia térmica, onde 14% utilizam o biogás para essa finalidade, nesse segmento se destacam as agroindústrias, substituindo a lenha por biogás em seus processos produtivos.

Como acessar:

Ficou interessado em saber mais sobre o crescimento do biogás no Brasil? Você pode acessar o link (Panorama do biogás no Brasil em 2019) e fazer o download da nota técnica que preparamos, e é claro também te convidamos para acessar o Biogasmap.

Antes de finalizar gostaria de deixar um convite. Caso conheça alguma planta que não esteja cadastrada no Biogasmap, você pode nos ajudar preenchendo o formulário disponível nesse link (https://forms.gle/JgdtcQPRKN2Gzxao7) o cadastro é rápido e não leva mais que 5 minutos.

Até breve!

 

Biogás Brasil

Ler conteúdo completo
Indicados para você