[ editar artigo]

O que é a biodigestão anaeróbica, afinal?

O que é a biodigestão anaeróbica, afinal?

Quando falamos sobre biogás, é muito comum mencionarmos biodigestores e biodigestão anaeróbica dos resíduos. Mas como se dá esse processo? O que é a biodigestão, afinal?

A biodigestão vem da bioquímica dos microrganismos. O processo é dividido em quatro fases, cada uma realizada por um grupo de microrganismos: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.

Na hidrólise, os compostos de alta massa molecular – como lipídeos, proteínas e polissacarídeos presentes na matéria orgânica – são degradados em compostos mais simples, por meio da ação de enzimas produzidas pelas bactérias presentes no lodo do biodigestor.

Esses compostos simples são o insumo da próxima etapa, de acidogênese. Eles serão então utilizados como substrato por diferentes bactérias e convertidos em ácidos orgânicos voláteis (por exemplo, ácido propiônico e butírico).

Na terceira etapa, de acetogênese, os subprodutos da segunda etapa são convertidos em ácidos orgânicos com apenas um ou dois carbonos (ácidos fórmico e acético), com a produção concomitante de hidrogênio e gás carbônico.

Na última etapa, a metanogênese, os ácidos orgânicos e o gás carbônico são convertidos em metano em condições estritamente anaeróbicas (ou seja, sem presença de oxigênio), em um processo exotérmico (ou seja, com liberação de energia em forma de calor).

Esse processo todo ocorre em um reator chamado de biodigestor. Para que a produção do metano – o biogás – seja otimizada, alguns parâmetros devem ser controlados: temperatura, pH, concentração de matéria seca, dentre outros. Mas esse será assunto de um próximo post 😉

Esse é, em linhas gerais, o processo de digestão anaeróbica. Há uma infinidade de resíduos e dejetos que podem ser utilizados como fonte de matéria orgânica para esse processo, desde resíduos industriais até dejetos animais ou urbanos.

E você, já faz uso do potencial de geração de biogás em sua empresa ou propriedade? Conte sua experiência aqui na comunidade!

Biogás Brasil

Comunidade Sebrae
Suelen Luiz Gibellato Suzuki
Suelen Luiz Gibellato Suzuki Seguir

Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia e Mestre em Biotecnologia Industrial | Consultora na área de Startups & Inovação no Sebrae PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você