[ editar artigo]

Sebrae e GEF Biogás Brasil lançam DataSebrae Biogás

Sebrae e GEF Biogás Brasil lançam DataSebrae Biogás

O Sebrae, em parceria com o projeto GEF Biogás Brasil – liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) –, desenvolveu uma ferramenta inovadora para a difusão de informações sobre a produção de biogás no Brasil.

O DataSebrae Biogás é uma plataforma digital gratuita que reúne a localização geográfica de plantas de biogás no país, dados sobre o potencial de produção, uma biblioteca digital com estudos técnicos e toda a legislação referente ao setor, e ferramentas que auxiliam no planejamento de projetos de biogás.

A plataforma permite explorar o potencial de produção de diferentes localidades por meio de painéis interativos que indicam a localização de todas as plantas de biogás no território brasileiro. Além disso, o DataSebrae Biogás oferece uma biblioteca digital inédita que reúne estudos técnicos sobre biogás produzidos por entidades especializadas, além de todas as leis, decretos e convênios referentes à cadeia de valor do biogás no Brasil.

Outra inovação do DataSebrae Biogás é a calculadora automática de conversão do valor energético do biogás. A ferramenta permite estimar a quantidade de biogás necessária para uma demanda energética específica em três medidas comuns no mercado: litros de diesel, kilowatts/hora e gás liquefeito de petróleo.

A nova plataforma digital permite que empreendedores utilizem dados qualificados e atualizados para planejar projetos voltados para o setor, facilitando o acesso a informações essenciais.

O DataSebrae Biogás é uma iniciativa contínua, ou seja, uma plataforma que será sempre atualizada. Também serão implementadas soluções cada vez mais sofisticadas, acompanhando a rotina de investidores e produtores de biogás para manter um suporte constante aos agentes do setor.

Acompanhe ao vivo o webinar de lançamento:

Data: 15 de Setembro de 2020

Horário: 16h30 (ao vivo)

Local: https://www.youtube.com/gefbiogasbrasil

O Projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Além destes, compõem o Comitê Diretor do Projeto: Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás)Itaipu Binacional, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) são parceiros estratégicos do Projeto GEF Biogás Brasil, que recebe recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF).

Saiba mais sobre o GEF Biogás Brasil em: https://www.gefbiogas.org.br/

Acesse o DataSebrae Biogás em: https://datasebrae.com.br/biogas/

Biogás Brasil

Comunidade Sebrae
Raphael C.F. Makarenko
Raphael C.F. Makarenko Seguir

Consultor da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e responsável pela comunicação do projeto GEF Biogás Brasil. Bacharel em Comunicação pela UFRJ e mestre em Estudos de Jornalismo pela Universidade de Ljubljana.

Ler conteúdo completo
Indicados para você