[ editar artigo]

Sistema de metanização TMethar

Sistema de metanização TMethar

O sistema de metanização TMethar é um do tipo de reator anaeróbio mesofílico e de único estágio que opera em estado sólido por bateladas sequenciais.

O projeto foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está em fase de comissionamento no EcoParque da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana do Município do Rio de Janeiro), no Bairro do Caju, Rio de Janeiro.

O sistema de metanização é composto por seis reatores de Metanização em Estado Sólido por Bateladas (MESB); um reator híbrido (opera tanto para a metanização quanto para a secagem térmica do material digerido); um reator anaeróbio de mistura completa, para a estabilização biológica do lixiviado e produção de inóculo, denominado Unidade de Produção de Inóculo (UPI); um reservatório flexível não pressurizado para o armazenamento do biogás gerado; um biofiltro para o tratamento (desodorização) dos gases residuais; um sistema de tratamento químico-biológico de biogás para remoção do sulfeto de hidrogênio (H2S) e parte do CO2 contidos no biogás; flare; e uma unidade de cogeração de energia elétrica e térmica (CHP) composta por um motor de combustão interna.

No sistema TMethar, o processo de tratamento acontece em quatro etapas integradas:

(i) Recepção e armazenamento da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (FORSU)*;

A FORSU recebida no EcoParque é proveniente de centros de abastecimento de alimentos, de redes de supermercados, de feiras livres, de hotéis e de outros grandes geradores. Atualmente, a tecnologia tem capacidade de tratamento de até 30 t FORSU. dia-1.

(ii) Metanização em estado sólido por batelada sequencial;

(iii) Pós-tratamento do material digerido;

(iv) Acondicionamento, tratamento e aproveitamento energético do biogás.

Fluxograma do sistema TMethar. Fonte: Franca & Ferreira (2020)

Referência: Franca, L. S., Ferreira, B. O. (2020). Túneis de metanização como tecnologia de tratamento da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos. Revista ineana 8 (1), 58-74.http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Revista-ineana-8.1.pdf


Visita Técnica Realizada em 13/08/2019 (Fonte: Elaborado pelo autor (2020))

Fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (FORSU).

Reatores de Metanização em Estado Sólido por Bateladas (MESB).

Reatores de Metanização em Estado Sólido por Bateladas (MESB).

Unidade de Produção de Inóculo (UPI).

Gasômetro.

Unidade de cogeração de energia elétrica e térmica (CHP).

Fração sólida do processo de digestão anaeróbia (digestato ou digerido).

Biogás Brasil

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você