[ editar artigo]

VOCÊ SABE O QUE É O BIODIGESTOR E COMO É POSSÍVEL AS PEQUENAS PROPRIEDADES TEREM ACESSO?

VOCÊ SABE O QUE É O BIODIGESTOR E COMO É POSSÍVEL AS PEQUENAS PROPRIEDADES TEREM ACESSO?

O biodigestor é uma tecnologia que gera o biogás a partir do dejeto dos animais. Ele é composto por três partes: Caixa de Carga, Tanque de Fermentação, onde também fica a Câmara de Armazenamento de biogás, e a Caixa de Descarga.

Na Caixa de Carga são colocados os excrementos de bovinos, suínos, caprinos e/ou aves misturados com água, os quais abastecem o Tanque de Fermentação onde é produzido e armazenado o biogás. Já na Caixa de Descarga é eliminado um produto líquido, que é o biofertilizante, que misturado a água pode ser usado na plantação como adubação foliar. Ele também produz o adubo, esterco curtido, que pode ser colocado no solo para melhorar a sua fertilidade.

Com o uso dessa tecnologia a atividade de cozinhar tornou-se mais fácil e econômica. Com o biogás gerado pelo biodigestor se economiza todo o gás necessário para preparar os alimentos, o que significa uma economia mensal em torno de 10% do Salário Mínimo, já que não se compra mais um botijão e mio de gás por mês.

Dependendo do porte do biodigestor e dos equipamentos utilizados, o biogás também pode ser usado para outras finalidades como secar grãos, limpar equipamentos para ordenha e aquecer ambientes, gerando uma economia considerável na conta de energia.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BIODIGESTOR?

Ótimo para o Meio Ambiente – O biodigestor contribui para conservar o meio ambiente. Ele pode substituir lenha retirada da mata para cozinhar e o gás metano liberado pela decomposição natural do esterco animal não é mais lançado na atmosfera, pois é queimado no fogão. Assim se contribui com a diminuição do desmatamento e dos efeitos das mudanças climáticas em nosso planeta.

Ótimo para a Saúde – O biogás, quando queimado no fogão, não solta fumaça como ocorre com a queima de lenha e do carvão. Desta forma, se evita problemas respiratórios que atingem mulheres, crianças e idosos que permanecem mais tempo em casa expostos a fumaça. Também há cuidado com a saúde dos animais, pois diariamente o biodigestor deve ser abastecido com seus dejetos. Desta forma a limpeza dos currais e chiqueiros é permanente e assim diminui infestações por verminoses e moscas, melhorando significativamente a sanidade animal.

Ótimo para o Bolso – Com o gás gerado no biodigestor se economiza um botijão e meio de gás butano por mês, pois não é mais necessário compra-lo; além disso ele produz o biofertilizante. Desta forma, o biodigestor ajuda na economia da família e garante toda a produção de biogás necessária para a preparação dos alimentos.

Ótimo para a agricultura – O biodigestor também produz o biofertilizante e o esterco curtido, que são adubos naturais que podem aumentar a fertilidade do solo e melhorar a produção e a saúde das plantas.

Por esses motivos, o biodigestor adaptado a pequenas propriedades rurais é uma tecnologia socialmente justa porque está voltado para famílias que vivem no campo; é economicamente viável porque seu custo de instalação é baixo e gera uma economia mensal em torno de 10% de um salário mínimo; é ambientalmente sustentável porque evita o desmatamento, contribui com a redução da emissão de gases do efeito estufa e protege a saúde das pessoas através da eliminação da fumaça e da fuligem do carvão, bem como reduz drasticamente as infestações dos animais por verminoses e moscas.

Mas, talvez você esteja se perguntando e o valor de investimento para construir um biodigestor, ele se pagará em quanto tempo? Pois bem, isso será a pauta do nosso próximo post então acompanhe a comunidade que logo trarei novidades, mas aproveitando já trago alguns spoilers é possível construir um biodigestor simples utilizando cano de PVC, tijolo e mangueira plástica, ficou curioso? Era essa a intenção!

Biogás Brasil

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você