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[Conteúdo com vídeo]Tipos de estratégias de posicionamento das empresas

[Conteúdo com vídeo]Tipos de estratégias de posicionamento das empresas

Se você possui um negócio e quer que ele seja visto de uma determinada forma pelo público, é preciso transmitir as mensagens certas sobre seus produtos e serviços. Hoje, o posicionamento das empresas no mercado tem extrema importância, em função da concorrência e da acessibilidade a diversas opções de compra.

Um dos fatores mais importantes para qualquer negócio é a delimitação do mercado-alvo. Além disso, é essencial desenvolver uma estratégia de posicionamento da marca para solidificar a sua identidade, diferenciando-se da concorrência e moldando a forma como os consumidores enxergam sua marca. 

“A ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha do seu público-alvo.”

                                                                  Philip Kotler

É importante salientar que essa estratégia deve estar bem alinhada entre todos da empresa. O posicionamento deve estar presente em todas as etapas do produto final. 

Construção de autoridade e referência de mercado

Embora o objetivo das empresas seja a lucratividade, o posicionamento de mercado envolve muito mais ganhos ao negócio. Isso se deve ao fato de ele ser realizado por meio da construção de autoridade e referência de mercado. Além da lucratividade, as estratégias precisam ter como embasamento a importância, acessibilidade, exclusividade, superioridade  e destaque.

  • Lucratividade: Muitas vezes, o preço do produto faz dele a melhor opção para o público-alvo definido na segmentação;

  • Importância: Refere-se ao produto ou marca que oferece um benefício inquestionável para o consumidor;

  • Acessibilidade: Nem sempre o produto é barato, mas as condições de pagamento o tornam acessível às pessoas que procuram uma boa relação custo-benefício;

  • Exclusividade: Muitos clientes procuram por produtos que só uma determinada marca produz;

  • Superioridade: O público-alvo busca produtos com característica notavelmente melhores, levando em conta a qualidade do produto, tecnologia utilizada etc;

  • Destaque: Algumas características tornam o produto diferenciado e isso pode agregar valor a ele.

Tudo deve ser pensado para que a marca tenha relevância ao público-alvo. Por isso, antes de traçar qualquer estratégia, é preciso realizar uma análise do consumidor minuciosa. Dessa forma, sua empresa poderá ficar na cabeça do seu público e da concorrência.

Mapa de posicionamento de mercado

O posicionamento de uma empresa deve ser realizado de forma organizada e estratégica. Para isso, é fundamental fazer um mapeamento que permita que você possa analisar com clareza o seu negócio. Para isso, é necessário identificar os pontos fortes e fracos e tudo aquilo que possui alto potencial de destaque.

Segmente seu público

Segmentar o mercado em que atua é uma das melhores formas de conseguir um bom posicionamento. Quando você identifica potenciais consumidores que possuem expectativas e necessidades iguais, o atendimento se torna melhor. 

Outra vantagem de segmentar sua audiência é que você pode definir quais produtos ou serviços oferecidos possuem melhor posicionamento diante dos concorrentes.

Além disso, você consegue entender quais são as carências do mercado e criar novos produtos ou serviços que atendam essa demanda.

Defina o ponto forte da sua empresa

Definir o que torna o seu negócio competitivo no mercado e o que o mantém à frente dos seus concorrentes é uma ótima estratégia de posicionamento, uma vez que você sabe o que pode destacá-lo. O carro-chefe da sua empresa pode ser o produto mais vendido ou até mesmo as ações que utiliza para atrair o público.

Conheça o comportamento dos consumidores

Após entender o mercado e definir os pontos fortes da sua empresa, é preciso conhecer o comportamento dos consumidores. Para isso, é essencial captar o máximo de informações do público. Isso pode ser realizado por meio de pesquisas, feedbacks, mineração de dados etc.

Com essas informações, você pode traçar o mapa de posicionamento que permite a identificação dos diferenciais da sua marca. Isso também permite que a empresa alinhe cada produto ou serviço de acordo com as necessidades do público-alvo.

Invista em ações de marketing

Após traçar as principais estratégias para garantir o bom posicionamento de mercado, é importante saber mantê-lo. Investir em ações de marketing é uma boa maneira de fazer com que  o seu negócio continue sendo lembrado pelos consumidores. Para isso, você pode criar campanhas para diferentes mídias. Porém, o canal e as estratégias utilizadas devem estar de acordo com o público-alvo. 

Portanto, trabalhar o posicionamento de mercado dentro da sua realidade é sempre possível. Isso permite que você esteja em contato direto com o seu consumidor. Além disso, é você quem escolhe antecipadamente o que ele deve saber sobre sua marca.

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