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05 dicas para aumentar o faturamento no fim do ano ūüõć

05 dicas para aumentar o faturamento no fim do ano ūüõć

Todos sabem que a economia fica mais aquecida no fim do ano, mas para tirar maior proveito disso é preciso ser criativo. Fazer diferente, tentar novas abordagens e redobrar os esforços são importantes fatores para se destacar da concorrência no período de festas.

O fim do ano é uma excelente época para aumentar as vendas, pois é um período em que as pessoas, de uma maneira geral, estão predispostas a comprar presentes para seus amigos e familiares.

Para atender a demanda que cresce consideravelmente nesse período, é preciso estar preparado para atender os consumidores da melhor forma. Ou seja, as estratégias de ação de vendas devem ser traçadas com antecedência. O planejamento prévio com estudo de comportamento, interesse e poder de compras dos consumidores irá ajudá-lo a estabelecer o melhor plano de ação para esse período.

Principais estratégias que os empreendedores devem considerar ao fazer o planejamento de vendas de fim de ano


Com o objetivo estabelecido, é possível definir as estratégias a fim de aumentar a produtividade de vendas de fim de ano, como a definição do mix e volume de produtos em estoque, promoção, capacitação da equipe de vendas, dimensionamento da estrutura e formas de comunicação.

Para suprir a demanda ampliada de produtos com as melhores condi√ß√Ķes de pagamento, o empreendedor deve antecipar os pedidos de compra junto aos fornecedores. A diversidade do mix de produtos tamb√©m √© determinante para muitos segmentos nessa √©poca do ano.

Primeiramente, você deve focar na capacitação da equipe de atendimento e vendas, uma vez que esse processo pode levar algum tempo. Portanto, é essencial contratar colaboradores com antecedência para que a produtividade não seja comprometida. Além disso, os empresários devem prestar atenção na estrutura e back office, pois com o volume maior de vendas, será necessária uma equipe de apoio maior. Outro ponto que merece maior atenção são equipamentos utilizados pela equipe, como máquinas de cartão, computadores, leitores de código de barras etc.

O planejamento da comunica√ß√£o da empresa a fim de negociar os espa√ßos publicit√°rios tamb√©m deve ser feito com anteced√™ncia. √Č preciso salientar que os espa√ßos dispon√≠veis para an√ļncios, como jornais, outdoors, r√°dio e TV s√£o bem disputados nos √ļltimos dois meses do ano. Por isso, o processo criativo e a negocia√ß√£o dos espa√ßos publicit√°rios devem ser realizados o quanto antes.

As formas de pagamento dispon√≠veis tamb√©m merecem destaque. Elas s√£o determinantes para o aumento das vendas. Por isso, √© fundamental disponibilizar diversas formas de pagamento, como cart√Ķes de cr√©dito, linhas de financiamento direto, cr√©dito pr√≥prio etc.

Após considerar as principais estratégias para que o planejamento seja eficaz, nós vamos dar algumas dicas para que você venda muito mais no final de 2019.

1. Destaque a equipe de vendas e a vitrine

Para as lojas físicas, é importante que os vendedores estejam destacados. Assim, ao entrarem no estabelecimento, os clientes rapidamente irão identificar quem é o vendedor. Além da equipe de vendas estar devidamente identificada, a vitrine também merece atenção. Para isso, é imprescindível elaborá-la de uma forma que atraia e conquiste o cliente que passa em frente.

2. Varie no mix de produtos


√Č essencial que a empresa ofere√ßa um mix de produtos que atenda √†s necessidades do consumidor. Al√©m disso, √© importante investir na grade completa desses produtos. O que isso quer dizer? Imagine um cliente que gostou de um determinado produto, mas o prefere em outra cor. Caso voc√™ n√£o tenha o item desejado pelo consumidor, √© prov√°vel que ele saia frustrado do seu neg√≥cio e termine as compras em outra loja.

3. Ofereça combos promocionais e produtos correlacionados

Como a maioria dos consumidores está propensa a gastar nessa época do ano, oferecer combos promocionais é uma ótima maneira de aumentar o valor da venda. Lembre-se também que embalagens vistosas deixam os produtos mais chamativos. Oferecer produtos correlacionados é uma estratégia similar aos combos promocionais. A correlação de produtos permite que as vendas sejam aumentadas, uma vez que o cliente enxerga vantagem em adquirir produtos que satisfaçam todas as suas necessidades.

4. Ofere√ßa um ambiente saud√°vel ao seu p√ļblico


Oferecer um ambiente propício às vendas é essencial para aumentar o fluxo de caixa. Por isso, é importante que o ambiente esteja bem decorado. Além disso, a disposição dos produtos deve ser feita de uma maneira que facilite a vida do cliente e do vendedor. Para isso, você pode utilizar a psicologia das cores e a criatividade para melhor o ambiente.

5. Invista na comunicação

Como falamos, a comunica√ß√£o com o p√ļblico √© uma das principais estrat√©gias de vendas. Para isso, voc√™ deve fazer uma an√°lise do consumidor a fim de encontrar a melhor forma de se conectar com os consumidores. Na hora de oferecer um produto, √© fundamental que o vendedor n√£o deixe o cliente desconfort√°vel. √Č imprescind√≠vel abord√°-lo de forma tranquila, mostrando como o produto poder√° ajud√°-lo de acordo com suas necessidades.

As redes sociais tamb√©m podem ser utilizadas como estrat√©gia de divulga√ß√£o do estabelecimento e, principalmente, na fideliza√ß√£o dos clientes. Portanto, investir em conte√ļdos relevantes pode ajudar o seu cliente a tomar uma decis√£o de compra mais assertiva, facilitando suas vendas!

Em resumo, traçar estratégias de produto, promoção, equipe, estrutura e crédito com antecedência podem fazer com que o faturamento no fim de ano aumente, uma vez que o planejamento pode ser elaborado de uma maneira mais assertiva.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se você utiliza alguma dessas dicas para aumentar as vendas de fim de ano e se daria alguma outra informação a respeito desse tema.

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