[ editar artigo]

Dicas para uma vida mais produtiva e organizada

Dicas para uma vida mais produtiva e organizada

A pandemia causada pelo Covid-19, está nos mostrando o quanto precisamos estar preparados para nos adaptar a situações incertas e complexas. A situação atual irá transformar completamente nossos hábitos e principalmente nossas relações. Entretanto, alguns “vícios” são fortalecidos durante o distanciamento social, em especial nos momentos em que estamos trabalhando Home Office.

Sabe aquele trabalho que é extenso e você precisa entregar somente daqui um mês? Você deixa se levar pelas distrações diárias, pelas conversas do WhatsApp, pelas séries e filmes do Netflix, e quando se dá conta falta somente uma semana para entregar o trabalho e você nem começou a desenvolver ele.

Simon Cowell Reaction GIF by Got Talent Global

Isso se chama PROCRASTINAÇÃO, que nada mais é, adiar ou deixar para depois algo que geralmente possui um prazo longo de entrega.

A procrastinação é impulsionada no momento em que vivemos, já que estamos em nossas casas e tudo parece ser uma distração, assim, procrastinamos muito mais e quando percebemos o quanto isso impacta de forma ruim em nossa rotina ficamos mais estressados, irritados e ansiosos, e todos esses sentimentos são potencializados pelo distanciamento social.

Mas então Gabriel, como podemos parar de procrastinar e aumentar nossa produtividade?

sei interessante GIF by Band

Tenho 05 dicas para te ajudar a criar novos hábitos que vão deixar sua vida mais produtiva e deixar de lado o hábito de procrastinar. São elas:

  1. Definir o que é prioridade, é o primeiro passo para aumentar a produtividade. É importante que você anote todas as atividades que você precisa fazer durante o dia e os prazos de entrega de cada trabalho, assim você poderá ter uma visão geral e realizar suas atividades de forma mais tranquila.
  2. Quando o trabalho é muito extenso e que exige muito tempo para ser desenvolvido, geralmente temos a impressão que irá ocupar muito nosso tempo e ficamos ansiosos. Minha segunda dica para você é dividir os trabalhos extensos em tarefas menores. Se cada dia você fizer uma pequena parte desse trabalho, ao final você terá um trabalho concluído.
  3. Enquanto você está realizando um trabalho, é muito importante que você mantenha o foco e acabe com as distrações. Para ajudar, desligue as notificações do celular e de redes sociais para que elas não interfiram no seu ritmo de trabalho.
  4. Criar uma (nova) rotina é uma dica preciosa para quem quer acabar com a procrastinação. Existem atividades que fazemos tanto e todos os dias que viram automáticas. Crie uma rotina para seu dia, siga ela rigorosamente todos os dias, e quando você perceber deixará de procrastinar nessas atividades.
  5. A sensação de trabalho cumprido gera uma satisfação muito grande em nós e vemos o quanto valeu a pena. Se auto recompense, você merece, depois de todo o esforço para desenvolver um trabalho nada melhor do que poder tirar um tempo para fazer algo divertido ou até mesmo comer um chocolate.

DICA BÔNUS: para te ajudar a ser mais produtivo e parar de procrastinar, vou te dar a dica de um método que já ajudou várias pessoas para manter o foco e realizar seus trabalhos dentro do prazo. Utilize o método Pomodoro, ele consiste em utilizar um cronometro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos. Caso haja alguma distração ou interrupção durante o período, anote para resolver depois. Ao final desse tempo faça uma pausa de 5 min. Quando concluir um ciclo de 4 períodos faça uma pausa maior de no máximo 30 minutos.

Espero que com essas dicas, você possa aumentar sua produtividade, mudar sua rotina e ter uma vida mais ágil e organizada.

Assim que colocar em prática me conta como está sendo a experiência aqui nos comentários e se tiver mais alguma dica, compartilha com a gente, vai ser muito bom saber quais suas técnicas para aumentar a produtividade.

 

Um grande abraço,

Gabriel Roscoz Rezende

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você