[ editar artigo]

11 dicas para o MEI fazer home office ūüŹ°

11 dicas para o MEI fazer home office ūüŹ°

Aquele estigma de que o home office era sin√īnimo de improdutividade foi quebrado. Hoje, ele faz parte da rotina de muitos profissionais, inclusive de quem √© MEI. O home office ganha cada vez mais adeptos no Brasil, sendo a economia um dos principais fatores. Trabalhar em casa pode significar corte de custos devido √† manuten√ß√£o de um espa√ßo f√≠sico para os funcion√°rios. Para o empreendedor, a chance de economizar com √°gua, luz, telefone, entre outros gastos tem se mostrado uma op√ß√£o ainda mais atrativa diante da crise. J√° para os funcion√°rios, significa economia com alimenta√ß√£o, gasolina, estacionamento e tempo.

Como ficam a regulamentação do home office e as leis trabalhistas?
O home office é uma modalidade reconhecida e regulamentada pela CLT. As pessoas que exercem trabalho remoto possuem os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários de quem trabalha em uma empresa. Com a regulamentação, não há limite para as horas trabalhadas e nem o pagamento de hora extra.

Sobre a jornada de trabalho, deve haver um acordo entre o empregado e o empregador sobre as tarefas que ser√£o realizadas. J√° as regras das f√©rias CLT e o 13¬į sal√°rio devem ser mantidas. Embora as rela√ß√Ķes de emprego devam estar caracterizadas no contrato, as regras aplicadas s√£o as mesmas tanto para quem trabalha dentro da empresa quanto para quem faz home office. O √ļnico direito que n√£o √© concedido ao funcion√°rio √© o vale-transporte. Ele s√≥ deve ser concedido ao funcion√°rio nos dias em que tiver que ir at√© a empresa.

Bem, agora que vimos que o home office √© uma modalidade regulamentada pela CLT, precisamos saber como √© poss√≠vel trabalhar em casa sem perder o foco e a produtividade. Nesse cen√°rio, as distra√ß√Ķes podem surgir e acabar com a rotina de trabalho. Quem pretende adotar esse estilo, precisa estar atento a detalhes e seguir algumas regras b√°sicas:

1. Prepare o ambiente
Como as pessoas passam boa parte do seu tempo no ambiente de trabalho, √© imposs√≠vel manter a produtividade est√°vel sem alguns est√≠mulos. Em casa, o ideal √© ter um local espec√≠fico para trabalhar. Por exemplo, √© importante ter uma mesa com materiais adequados. Na hora de decorar, a psicologia das cores pode influenciar as rea√ß√Ķes no dia a dia. Elas podem ser utilizadas no trabalho para aumentar a produtividade, diminuir o cansa√ßo visual, causar rea√ß√Ķes psicol√≥gicas positivas etc.

A organização da rotina pode ser feita por meio das cores. Os documentos e objetos podem ser colocados em ordem em caixas e pastas com cores diferentes. As cores também podem ajudar na organização de planilhas e cronogramas.

Tamb√©m √© preciso seguir algumas regrinhas relacionadas √† ergonomia. √Č importante deixar o topo da tela do computador sempre no n√≠vel dos olhos ou um pouco abaixo. Escolher uma cadeira confort√°vel √© fundamental. Ajust√°-la de modo que os p√©s fiquem apoiados em um descanso √© outra maneira de manter o conforto no home office.

2. Administre seu tempo


Desenvolver uma rotina com cronograma pode fazer com que a sua produtividade aumente, pois saber em quais atividades você gasta o seu tempo é essencial para controlá-lo. Uma boa dica é a utilização do softwares controladores de tempo. Ele controla basicamente todas as atividades que você realiza pelo computador. Além de guardar todas as páginas que você visitou e quanto tempo você permaneceu nelas, o software oferece estatísticas para que você possa visualizar as atividades que exigem mais tempo.

3. Defina limites
Estabele√ßa limites de acordo com a sua produtividade. Se voc√™ √© mais produtivo pela manh√£, tente acordar mais cedo para trabalhar, por√©m, n√£o ultrapasse as horas que definiu como limite. √Č importante salientar que rotina deve ser adaptada de acordo com a sua disposi√ß√£o.

4. Evite distra√ß√Ķes
Como falamos, a administra√ß√£o do tempo √© crucial para quem quer fazer home office. Portanto, √© preciso controlar o tempo que voc√™ gasta com as redes sociais, liga√ß√Ķes n√£o relacionadas ao trabalho, WhatsApp etc. Por exemplo, estipule hor√°rios alternativos para chegar essas plataformas.

5. Mantenha tudo o que você precisa perto de você
As distra√ß√Ķes est√£o em todos os c√īmodos da sua casa. Para que voc√™ n√£o deixe de lado o trabalho por conta de outros afazeres √© melhor manter tudo o que voc√™ precisa por perto. Por exemplo, se toda vez que precisar de uma caneta ou um papel, tiver que ir procurar no resto da casa, isso far√° com que perca muito tempo.

6. Prepare-se para trabalhar
Algumas pessoas associam o home office ao ficar ‚Äúlargado‚ÄĚ em casa. Alguns at√© conseguem trabalhar na cama, de pijama, mas essa n√£o √© uma boa pr√°tica. √Č importante se arrumar como se fosse sair de casa. Tomar um banho, comer alguma coisa e at√© mesmo fazer um pouco de exerc√≠cio antes de pegar no batente, s√£o atividades que ajudam ‚Äúa pegar no tranco‚ÄĚ.

7. Trabalhe com os recursos necess√°rios
Para trabalhar em casa é preciso ter recursos e materiais adequados. Além do computador, de uma mesa e de uma cadeira confortável, você precisará de uma comunicação eficaz. Ter internet com uma boa velocidade e planos bons de telefonia é primordial. Você também pode utilizar alguns softwares, como Hangouts e Skype para ampliar as formas de se comunicar.

8. Faça acordo com os moradores
Voc√™ pode fazer um acordo com os demais moradores sobre o hor√°rio de trabalho. Deixe claro que o hor√°rio de trabalho √© para trabalhar. Ou seja, pedir que evitam barulhos, conversas e interrup√ß√Ķes desnecess√°rias √© fundamental para manter o foco na rotina de trabalho.

9. Veja o home office como uma vantagem competitiva
√Č fundamental separar as atividades pessoais das profissionais. O home office pode ser uma vantagem competitiva, pois quem cria a rotina √© voc√™. Dessa forma, sua rotina pode se tornar mais produtiva que a convencional.

10. Prepare o dia seguinte durante a noite

Preparar bem o pr√≥ximo dia de trabalho pode fazer com que ele seja mais produtivo. Esse planejamento pode ser feito durante a noite anterior. √Č pertinente fazer uma lista das tarefas do dia seguinte e revisar o trabalho do dia ap√≥s o expediente. Tirar uns 20 minutinhos do dia para esse planejamento torna o dia seguinte muito mais leve.

De manhã é um ótimo horário para resolver as tarefas mais importantes. Não tente tirar suas manhãs para dormir mais um pouquinho. Isso pode fazer com que o foco seja perdido e a produtividade diminuída.

11. Tenha momentos relax
Relaxar é importante para qualquer pessoa. Fazer atividades físicas, entrar em contato com a natureza, curtir a família é importante para eliminar o estresse do dia a dia e manter a mente descansada e se sentir renovado para o trabalho.

Em suma, o mais importante para manter a produtividade no home office é ter disciplina e buscar o equilíbrio entre as horas de trabalho e de lazer. Essa modalidade pode trazer muitos benefícios à sua empresa e contribuir na economia de recursos e na qualidade dos serviços.

Um abraço e muito sucesso durante as jornadas de home office!

ūüĒĶ Atendimento Digital SEBRAE ūüĒĶ
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Comunidade Sebrae
Sebrae Paran√°
Sebrae Paran√° Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você