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14 sinais de que sua empresa está no caminho certo!

14 sinais de que sua empresa está no caminho certo!

O começo de um negócio pode trazer várias incertezas ao empreendedor. Uma delas é a dúvida se a empresa está no caminho certo. Para saber se o seu negócio está crescendo é preciso ficar de olho em alguns sinais. Separamos alguns indicadores que podem ajudá-lo a mensurar se está no caminho certo. Fique de olho nesses sinais:

1. Acredite no seu potencial
Antes de qualquer coisa é preciso escolher o segmento de mercado que mais tem a ver com o seu perfil e, principalmente, atuar em algo que você ame e que te motiva. Estar animado com o trabalho é um dos passos rumo ao sucesso, pois você dará o seu melhor para garantir bons resultados. Agora, se o desânimo está tomando conta dos seus dias, está na hora de reavaliar suas escolhas! Muitos empreendimentos vão à falência por falta de comprometimento do empreendedor.

2. Se atualize sempre!


Mudanças sempre surgem e devem ser encaradas de forma positiva. O empreendedor é exigido o tempo todo, tanto pelo cliente quanto pela equipe. Aprender coisas novas e saber comandar a equipe são fatores importantes para levar a empresa adiante. Muitas vezes é preciso ter jogo de cintura para mudar alguns conceitos da empresa, caso seus clientes busquem por algo diferente. Ter essa iniciativa pode ajudá-lo a colocar a empresa no caminho certo!

3. Críticas podem ser construtivas
Aprender a aceitar críticas é fundamental. Por exemplo, o feedback dos clientes pode ajudá-lo no aperfeiçoamento do seu negócio, afinal, eles são o melhor indicativo se os serviços estão agradando. Portanto, aceite as críticas com bom senso e absorva as que realmente são construtivas.

4. Aprenda com as falhas
Ninguém gosta de errar, mas é importante ver o lado positivo do fracasso. Ser otimista e aprender com a falha, trabalhando para que o erro não ocorra novamente é um sinal de maturidade.

5. Torne sua empresa conhecida
Se a sua empresa ainda é nova no mercado, mas já está se tornando conhecida pelo público, se anime! Esse é um ótimo indicativo, mesmo que a parcela de pessoas que estão falando sobre o seu negócio no site ou até mesmo nas redes sociais seja pequena. Isso pode gerar mídia espontânea e, consequentemente, trazer novos consumidores para os seus produtos ou serviços.

6. Passou da fase do capital de giro
Muitas empresas levam um tempo para se tornar lucrativas. É comum que as vendas não superem as despesas, levando o empreendedor a apelar para o capital de giro. Se a sua empresa consegue andar com as próprias pernas, acredite, você está no caminho certo!

7. Tenha uma boa gestão financeira


Esse item é um complemento ao anterior, pois é preciso ficar de olho nos indicadores referentes à saúde financeira do seu negócio. Acompanhar o fluxo de caixa, fazendo o planejamento e gestão financeira é essencial para que a empresa se mantenha no mercado. Controlar os gastos garante ao empreendedor saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo.

8. Clientes satisfeitos
Clientes satisfeitos são a chave para o bom andamento do negócio. Conquistar mais clientes e fidelizar seus consumidores é um dos melhores
indicativos que a sua empresa tem futuro. Preste atenção no que eles estão falando sobre a sua empresa. Uma boa dica para isso são as pesquisas de satisfação, que podem ser feitas no próprio estabelecimento ou online.

9. Trabalhe na divulgação e trace metas
Tenha um bom plano de comunicação e marketing para divulgar seus produtos ou serviços. Uma comunicação eficaz faz qualquer negócio obter melhores resultados. Ter um bom plano de negócios com metas definidas é uma forma de colocar em prática todas as estratégias planejadas pela equipe de comunicação e marketing.

10. Se interesse pelos seus clientes
Para que sua empresa se destaque da concorrência é fundamental prestar atenção no cliente e atendê-lo de forma única. Além de conquistar novos clientes, é importante manter os que já foram conquistados. Portanto, se sua empresa fornece um atendimento personalizado, que leve em conta as necessidades e desejos dos clientes, ela está caminhando bem.

11. Seja ágil


Geralmente, os empreendedores que se destacam são ágeis, práticos e ativos. Sempre dispostos a concluir uma atividade. Para que sua empresa tenha sucesso, é preciso ter proatividade e estar disposto a adaptar-se às circunstâncias exigidas pelo mercado.

12. Fique de olho nos preços dos produtos ou serviços
Para que a empresa tenha um futuro promissor, é importante verificar a precificação. Não saia se baseando em preços muito baratos para vender os seus produtos, pois a longo prazo, essa opção pode levá-lo à falência. Porém, você não deve vender produtos demasiadamente caros, pois isso pode queimá-lo com os possíveis clientes e acabar com a credibilidade da sua empresa.

Uma das formas de conseguir o equilíbrio dos preços, é organizar de forma correta suas finanças, além de fechar negócios com fornecedores que possam te dar descontos. Na hora de definir os preços, coloque tudo na ponta do lápis para que você não saia no prejuízo.

13. Invista bem seu dinheiro

Saber fazer uma boa gestão é fundamental para o crescimento do seu negócio. Investir em equipamentos de qualidade e em funcionários que agreguem valor à sua empresa é uma forma de ter bons resultados e, consequentemente, crescer. Analisar e pensar a longo prazo sobre os investimentos que poderão ser feitos é essencial para que a sua empresa seja reconhecida.

14. Saiba delegar tarefas
Vimos que a boa gestão é um dos indicativos de sucesso da sua empresa. Tornar-se um líder é uma tarefa difícil que exige inúmeras
responsabilidades e para que o seu negócio continue crescendo, é preciso que você saiba delegar tarefas. Além da delegação de tarefas oferecer ao gestor tempo para a execução de atividades mais importantes, ela aproveita o potencial e desenvolve aptidões dos colaboradores.

Portanto, para saber se a sua empresa está no caminho certo preste atenção nesse tipo de indicadores e lembre-se de que nem tudo que funciona para o concorrente irá funcionar para você 🙂

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