[ editar artigo]

14 tendências para o mercado de comunidades de marcas e negócios

14 tendências para o mercado de comunidades de marcas e negócios

O ano está acabou e todo mundo começa planejar a estratégia 2021 e querem saber quais são as tendências que vem por aí.

Aquelas comunidades físicas que funcionavam com encontros presenciais foram para o online durante 2020. Algumas delas estavam preparadas, outras nem tanto, mas o fato é que todos nos digitalizamos forçadamente. E, no mundo digital, tudo muda, e rápido. A cada ano, uma nova estratégia.

Novos formatos de eventos surgiram. Tivemos a febre das lives, agora temos fadiga de tantos "Zooms". O fator emocional e psicológico das pessoas afetou a liderança e desenvolvimento de muitas comunidades.

Nunca antes na história das comunidades digitais a humanização foi tão importante, e este será, sem dúvidas, seu grande diferencial nos próximos anos.

Um pouco de história

Parafraseando o autor israelense Yuval Noah Harari, precisamos estudar o que aconteceu na nossa história, saber do nosso passado. Não podemos prever as tendências do futuro sem entender o que já aconteceu. E este ano é bem atípico porque precisamos nos libertar do que não funcionou para construir comunidades verdadeiras de longo prazo.

As tendências completas estão neste ebook gratuito

 

É por isso que apresento à vocês as Tendências 2021 para Community Management no Brasil:
 

1- Ativismo com comentário de Amanda Graciano, da Whise Women Capital

2- Diversidade com comentário de Silvio Batista, Linkedin Top Voice 2020 e CEO da Pet Luni.

3- Sustentabilidade com comentário da Ana Julia Novaes da Natura & Co.

4- Automação com comentário de Felipe Scholz do Pipefy.

5- Personalização  com comentário do Felipe Spina do Distrito.

6- Áudio e Bots  com comentário do Gustavo Passi do EmpreedeCast e Sulamérica.

7- LGPD com comentário de Carolina Lagoa, da Witec Tecnologia.

8- Engajamento Interativo  com comentário do Rafael Kiso da MLabs.

9- Telegram  com comentário do Phillipe Soares da Ih Aprendi.

10- Live Event com comentário do Hugo Bernardo da Round the World.

11- Monetização  com comentário do Luciano Kalil do Duopana e Squid.

12- Métricas  com comentário do Eduardo Peres do Fan Projects.

13- Social Commerce  com comentário da Amanda Salim da Favo.

14- Eventos offline  com comentário da Camila Florentino da Celebrar.

 

Conclusão

O mundo mudou e as comunidades também. Se adapte rapidamente e não perca a oportunidade de sair na frente entregando valor único para os membros da sua comunidade.

Leve em consideração todas as 14 tendências que apresentei aqui. Algumas delas você vem ouvindo há algum tempo, como a diversidade e a sustentabilidade, mas hoje o ativismo tomou outro lugar para falar de inclusão, justiça e proteção do ambiente.

Outras tendências até parecem óbvias, mas no contexto de gerenciamento de comunidades ainda é preciso desenvolver muito mais automação, engajamento interativo e agora, no mundo pós-pandemia, pensar em novas experiências offline.

📌 As tendências completas estão neste ebook gratuito.

Cuide dos membros da sua comunidade. Trate seus clientes como pessoas (parece surpreendente que eu diga isso, mas infelizmente é preciso dizer). Humanize seus processos. Transforme clientes em fãs.

Nunca antes se falou tanto de comunidades. Em nenhum momento da nossa história elas foram tão importantes para o sucesso dos negócios.

2021 é a hora de mais investimentos em comunidades de clientes e membros de marcas e negócios.

2021 será o ano dos Community Managers.

📌 Quer saber mais, baixe o ebook gratuito aqui.

Obrigado.

Emiliano

Conheça mais do conteúdo no meu Instagram @emilianoagazzoni

https://www.instagram.com/emilianoagazzoni/

 

 

Blog

Comunidade Sebrae
Emiliano Agazzoni
Emiliano Agazzoni Seguir

Consultor e especialista em estratégias de comunidades

Ler conteúdo completo
Indicados para você