[ editar artigo]

3 Cuidados que você deve ter na hora de Contratar uma Agência

3 Cuidados que você deve ter na hora de Contratar uma Agência

Seria muito fácil eu chegar aqui e começar a descrever é bom contratar uma agência e como isso ajudaria a sua empresa. Mas será que todas as agências falam a verdade para os seus clientes e que a relação entre ambos é sempre um "mar de rosas"?

Nesses 17 anos à frente da Projetual já encontrei vários empreendedores que chamo de "traumatizados"  depois de terem passado por agências que não cumpriram com as expectativas, muito menos com o contrato estabelecido com o cliente. E faze-los acreditar novamente é um desafio!

Por isso, hoje separei três dicas especiais que você deve analisar antes de fechar qualquer contrato com o nosso segmento. Acompanha comigo!

Cuidado com as fórmulas milagrosas

Vocês já ouviram aquele ditado: “quando a esmola é muita o santo desconfia”? Pois é, tomem este santo como exemplo e também comecem a desconfiar. Uma agência consciente e profissional jamais te prometerá mundos e fundos ou números impressionantes logo de cara, isso porque ela sabe que não é assim que as coisas funcionam. Resultados positivos são ótimos e todo mundo gosta, mas eles só aparecem após bastante trabalho. Logo, desconfie de empresas que oferecem muito e em um prazo muito curto.

Estrutura

É fundamental que você conheça a estrutura da empresa que cuidará da sua marca. Empresas consolidadas possuem histórico e uma equipe preparada para gerenciar a comunicação do seu negócio. Não feche contratos sem antes visitar o escritório da agência contratada e conhecer um pouco mais sobre o portfólio que ela tem. Algumas "pseudo agências" são verdadeiros hubs de distribuição de tarefas, ou seja: trabalham apenas com terceirização de demandas, normalmente "fatiadas".

Dessa forma, a unidade gráfica dos seus trabalhos pode ser comprometida e o que considero mais grave: pode não haver uma estratégia central bem amarrada, de forma que o marketing da sua marca acaba se resumindo em artes soltas sem que alguém saiba para onde está te levando...

Histórico

Não há problema algum em investigar o “passado” da agência que você pretende contratar. Se você tem acesso outros clientes dela, pergunte sobre o trabalho, se ele é de confiança e profissional. Além disso, peça para ver alguns jobs já feitos e analise também as redes sociais da agência, porque com certeza elas têm muito a dizer sobre a empresa.

Essas três dicas simples já ajudarão você a fazer uma escolha mais segura. Tão ruim quanto perder dinheiro contratando os prestadores de serviço "errados", é perder tempo, um dos ativos mais valiosos hoje em dia!

 

Blog

Comunidade Sebrae
Milena Mancini
Milena Mancini Seguir

Especialista em Marketing Digital. MBA em Neuromarketing. Founder da Projetual, agência de Marketing e Comunicação Integrada. Ministra Workshops sobre Marketing Digital e sobre Comércio Eletrônico em todo país.

Ler matéria completa
Indicados para você