[ editar artigo]

3 Cuidados que você deve ter na hora de Contratar uma Agência

3 Cuidados que você deve ter na hora de Contratar uma Agência

Seria muito fácil eu chegar aqui e começar a descrever é bom contratar uma agência e como isso ajudaria a sua empresa. Mas será que todas as agências falam a verdade para os seus clientes e que a relação entre ambos é sempre um "mar de rosas"?

Nesses 17 anos à frente da Projetual já encontrei vários empreendedores que chamo de "traumatizados"  depois de terem passado por agências que não cumpriram com as expectativas, muito menos com o contrato estabelecido com o cliente. E faze-los acreditar novamente é um desafio!

Por isso, hoje separei três dicas especiais que você deve analisar antes de fechar qualquer contrato com o nosso segmento. Acompanha comigo!

Cuidado com as fórmulas milagrosas

Vocês já ouviram aquele ditado: “quando a esmola é muita o santo desconfia”? Pois é, tomem este santo como exemplo e também comecem a desconfiar. Uma agência consciente e profissional jamais te prometerá mundos e fundos ou números impressionantes logo de cara, isso porque ela sabe que não é assim que as coisas funcionam. Resultados positivos são ótimos e todo mundo gosta, mas eles só aparecem após bastante trabalho. Logo, desconfie de empresas que oferecem muito e em um prazo muito curto.

Estrutura

É fundamental que você conheça a estrutura da empresa que cuidará da sua marca. Empresas consolidadas possuem histórico e uma equipe preparada para gerenciar a comunicação do seu negócio. Não feche contratos sem antes visitar o escritório da agência contratada e conhecer um pouco mais sobre o portfólio que ela tem. Algumas "pseudo agências" são verdadeiros hubs de distribuição de tarefas, ou seja: trabalham apenas com terceirização de demandas, normalmente "fatiadas".

Dessa forma, a unidade gráfica dos seus trabalhos pode ser comprometida e o que considero mais grave: pode não haver uma estratégia central bem amarrada, de forma que o marketing da sua marca acaba se resumindo em artes soltas sem que alguém saiba para onde está te levando...

Histórico

Não há problema algum em investigar o “passado” da agência que você pretende contratar. Se você tem acesso outros clientes dela, pergunte sobre o trabalho, se ele é de confiança e profissional. Além disso, peça para ver alguns jobs já feitos e analise também as redes sociais da agência, porque com certeza elas têm muito a dizer sobre a empresa.

Essas três dicas simples já ajudarão você a fazer uma escolha mais segura. Tão ruim quanto perder dinheiro contratando os prestadores de serviço "errados", é perder tempo, um dos ativos mais valiosos hoje em dia!

 

Comunidade Sebrae
Milena Mancini
Milena Mancini Seguir

Especialista em Marketing Digital. MBA em Neuromarketing. Founder da Projetual, agência de Marketing e Comunicação Integrada. Ministra Workshops sobre Marketing Digital e sobre Comércio Eletrônico em todo país.

Ler matéria completa
Indicados para você