[ editar artigo]

3 Maneiras de usar Vídeos em sua estratégia de Marketing de Conteúdo

3 Maneiras de usar Vídeos em sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Se você tem buscado maneiras de atingir seu público-alvo de maneira eficaz e certeira com o marketing digital, com certeza já viu algum especialista (senão vários) falando sobre a importância do Marketing de Conteúdo para construção de audiência, fidelização de clientes e captação de leads.

Também já ouviu muitos dos grandes especialistas de marketing digital defendendo a importância de se manter um blog atualizado, com textos de qualidade e relevantes, que utilizam Link Building e SEO para posicionar o site da sua empresa no topo das pesquisas.

Além dessas táticas, outra forma muito eficiente de implementar o Marketing de Conteúdo em sua estratégia, é a utilização de vídeos.

Consumo que só aumenta na internet

A edição mais recente da Pesquisa Vídeo Viewers, realizada pelo Google em parceria com o Instituto Provokers e com a Box1824, levantou o comportamento dos brasileiros dentro do Youtube e identificou que o consumo de vídeos no Brasil só cresce.

Se em 2018 o conteúdo em vídeo estava em ascensão, para 2019 eles continuam em alta! Segundo Rafael Rez, especialista em Marketing de Conteúdo e autor do livro "Marketing de Conteúdo: Moeda do Século XXI", mesmo que não possamos mais considerar os vídeos como uma tendência, é preciso ter em mente que esse tipo de mídia é uma das mais consumidas.

Seu potencial de viralização (comprovadíssimo pelas mensagens compartilhada em grupos de família no WhatsApp) recebe ainda mais vantagem em redes sociais como Facebook e Instagram, que priorizam vídeos e aumentam seu alcance orgânico (não pago). Ou seja, mais pessoas vendo seu conteúdo por um custo bem menor!

Então, se você não sabe como implementar o marketing de conteúdo para o seu negócio, confira essas dicas:

Como utilizar vídeos em sua estratégia de conteúdo

1) Faça uma Live

Talvez esta seja a melhor alternativa para quem tem afinidade com a câmera e não possui tempo livre suficiente para produzir um grande repertório de vídeos.

Aqui, é importante preparar um conteúdo denso e de altíssima qualidade, além de utilizar alguns gatilhos mentais ao longo da Live para manter sua audiência engajada até o final.

Youtube, Facebook, Instagram... selecione o canal que seja se fácil alcance para o seu público e, no começo, não fique desesperado por conseguir uma quantidade excessiva de usuários online. O que mais importa é que a pessoa que estiver assistindo seja impactada positivamente pelo seu conteúdo!

DICA: se fizer a Live no Youtube, você pode retirar a gravação do ar e disponibilizar como recompensa digital em uma estratégia de Inbound Marketing.

2) Produza uma sequência de vídeos 

Esta ação exige mais tempo para produzir conteúdos sequenciais, que podem ter uma quantidade finita ou ser recorrentes.

Neste caso, você pode fazer publicações regulares em um canal do Youtube ou nas redes sociais, e aproveitar o alcance orgânico para reduzir o investimento com visualizações.

DICA: se possível, crie uma rotina. Desta forma, você deixa seus seguidores na expectativa do próximo conteúdo, garantindo um alcance orgânico mais elevado.

3) Dê uma aula online

Ao contrário da Live, esta aula não será ao vivo, então haverá tempo de preparar um roteiro, errar na frente da câmera e editar o vídeo como achar melhor.

Publique o vídeo no Youtube ou ofereça como recompensa digital, em troca do e-mail ou algum outro dado que seja relevante para a sua estratégia.

DICA: recorte alguns trechos com frases de impacto publique nas redes sociais para divulgar o canal ou fortalecer sua autoridade entre os seguidores.

 


E aí, o que achou das dicas? Espero ter ajudado você a desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo incrível para o seu negócio. Se mesmo assim você acredita que a produção de vídeos não é adequada para o seu modelo de negócio, comente abaixo ou me envie uma mensagem para discutirmos uma solução mais eficiente.

Lembre-se: uma oferta gera compradores; conteúdo gratuito, relevante e de qualidade, constrói uma audiência fiel e defensora da sua marca.

 

Comunidade Sebrae
Eloísa Gouvêa
Eloísa Gouvêa Seguir

Especialista em Marketing Digital. Há 5 anos fazendo o que mais gosto! Experiência com design gráfico e desenvolvimento de sites. Skills: Analytics, Ads, Wordpress, SEO, Mídias sociais, E-mail marketing.

Ler matéria completa
Indicados para você