[ editar artigo]

4 Estratégias de Marketing Digital para Mídias Sociais

4 Estratégias de Marketing Digital para Mídias Sociais

Sabemos que o Marketing Digital e as Mídias Sociais são ferramentas indispensáveis na maioria dos negócios para aumentar as vendas e presença de mercado.

E isto esta acessível a todos. Mas o que acontece na maioria dos casos, é que as empresas começam a realizar estas práticas sem o conhecimento estratégico que os resultados requerem.

Somos mais de 130 milhões de usuários ativos em redes sociais no Brasil e passamos em média pouco mais de 9h30m conectados nas redes sociais por dia.

Isso demonstram o tamanho das possibilidades que é estar explorando este mercado de forma profissional e estratégica.

Mas a boa notícia é que não é necessário contratar uma consultoria em marketing digital especializada para dar os primeiros passos.

Neste artigo iremos abordar 4 estratégias que pode ajudar sua empresa:

 

 

1 – Público-alvo / Persona

O primeiro passo para começar qualquer ação de Marketing Digital em Mídias Sociais é conhecer muito bem o perfil de pessoas que deseja atrair para seu negócio.

Sua empresa precisa ter claro quem ela quer atingir.

E conhecer o público / persona não significa apenas conhecer dados demográficos, como região geográfica, sexo, faixa etária e outros. Mas conhecer também dados emocionais e comportamentais, como frustrações anteriores, medos, sonhos, locais onde costuma frequentar e etc.

No meio digital existem várias ferramentas para aumentar seu conhecimento a respeito deste público, tais como Google Analytics, Facebook Business e Similar Web.

 

2 – Comunicação e Conteúdo

Outra importante estratégia para Mídias Sociais que a maioria das pequenas empresas erram esta relacionada a comunicação e aos conteúdos publicados nos perfis.

As pessoas estão cansadas de propagandas. E a maioria das empresas fazem publicações constantes tentando “vender” seus produtos e serviços.

A melhor forma de atrair um determinado público é através de conteúdo relevante. E este conteúdo, precisa ser relacionado aos problemas do seu público na qual sua empresa pode resolver.

Este tipo de publicação é muito mais eficiente do que publicações falando sobre sua empresa, seus produtos ou seus serviços.

 

3 – Engajamento

Mídia Social sem engajamento é péssimo para qualquer ação de marketing. A medida do sucesso das ações de marketing digital de uma empresa em redes sociais é medida pelo nível de engajamento que as publicações recebem.

Posts com muitos comentários, curtidas, compartilhamentos e cliques demonstram claramente que estão muito mais atrativo para as pessoas.

Sua empresa precisa medir estes números de acordo com os tipos de publicações, para então tomar decisão sobre quais tipos de publicações estão tendo melhor resultado e começar a focar em publicações similares.

 

4 – Branding e Vendas

É preciso saber distinguir ações de Branding e Vendas das redes sociais. Embora esta regra tenha algumas exceções, se você quer vender um produto ou serviço que não se vende diretamente na internet, fatalmente sua empresa precisa retirar as pessoas das redes sociais e levar ela para um local onde ela inicie um relacionamento com sua empresa.

Seja este local um landing page, um site ou algo do tipo.

Ações de Branding visam ter impacto e exposição, mas não necessariamente precisa retirar a pessoa da rede social.

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você