[ editar artigo]

5 aplicativos que todo empreendedor deveria ter

5 aplicativos que todo empreendedor deveria ter

Soluções Grátis para gestão de pequenas, microempresas e MEIs

Olá meus amigos, estava conversando com alguns colegas e amigos sobre gestão de empresas, e eles me perguntaram se eu tivesse que indicar um App para facilitar a vida de um micro empreendedor, qual seria esse App?

Foi aí que resolvi fazer esse post para poder ajudar todos os micro empreendedores a usarem alguns aplicativos chave no seu negócio.

Segue uma lista de 5 categorias nas quais selecionei 1 aplicativo para um serviço:

  • Gestão de informações

  • Office

  • Gestão Financeira

  • Comunicação

  • CRM

Gestão de Informações

Este aqui é o meu coringa, minha carta trunfo, o meu canivete suíço dos aplicativos. Por anos o utilizei, não só como notas, mas também fiz contratos, formulários, gestão de clientes e até gestão financeira, estou falando, claro do EVERNOTE.

Se você ainda não conhece recomendo urgentemente baixar para seu celular e fazer um cadastro nesse serviço.

A primeira vista parece ser apenas um aplicativo para fazer anotações, mas um pouquinho mais de estudo e você pode notar que com ele se pode gerenciar muitas informações. O seu poder se encontra em criar cadernos (pastas) e pilhas de cadernos (subpastas) com as quais sua organização se torna ainda mais poderosa. Além disso, o uso de TAGs (marcações) facilita na hora de pesquisa e a sua busca é muito poderosa.

Aliado a isso, há um sistema de Backup poderoso, notificação de tarefas e Scanner de documentos. Tem integração com Dropbox e Gdrive o que pode ajudar a guardar notas fiscais, vias de pagamento e demais cópias de documentos.

Office

No inicio da era da internet, todas as empresas tinham instalado em suas máquinas o Microsoft Office e por anos ele dominou o mercado corporativo. Era uma época na qual a internet era para poucos e smartphones apenas um sonho. Com o advento e a popularidade dos smartphones, o reinado do Microsoft Office foi aos poucos perdendo espaço e um forte concorrente chegou impulsionando pela ideia de salvamentos automáticos, backup em nuvem e o mais atrativo, ser gratuito. Estou falando do Google Docs.

Se você tem uma conta Google, como um Gmail, você já tem automaticamente acesso a esse poderoso recurso de Office que conta com Editor de Texto, Planilhas e Apresentação de Slides. Além disso, você ainda pode usar os recursos extras de desenho e um muito importante que são os Formulários.

Outra grande vantagem, você ouviu falar de EVERNOTE?

Bem, eles tem integração um com o outro.

Basicamente tudo que você faz no Microsoft Office, você pode fazer com o Google Docs.

Gestão Financeira

Aqui chegamos em um ponto muito importante. Primeiro, claro, você pode usar o seu Evernote ou suas planilhas do Google Docs para criar suas planilhas de custo, de orçamentos do mês e das contas a pagar.

Mas esse aplicativo que irei indicar, irá te ajudar a ter uma visão mais realista das suas contas. Apresento-lhes o Guia Bolso. Além de ser um app premiado no seu seguimento, em sua atualização ganhou novos recursos com gráficos, que facilitam entender visualmente onde o seu dinheiro está entrando e para onde ele está indo.

Tenho que deixar claro, que para usar esse app você deve ter pelo menos uma conta em banco, pois necessita de cadastro em sua conta bancária. Assim, o app irá ver as entradas e saídas e poderá fazer algumas análises do seu comportamento financeiro. Você ainda pode fazer orçamentos e estimativas de receitas ou de gastos e controlar tudo perfeitamente.

Comunicação

Os três primeiros apps foram mais para a parte controle, mas, do que adianta saber onde procurar informações de clientes, ou quanto cada cliente ou fornecedor devem pagar ou receber se você não tem um bom app para comunicação? É é justamente para isso que lhes trago o ... WhatsApp. Mas não é qualquer WhatsApp e sim sua versão Business ou WhatsApp para Negócios.

Alguns boas diferenças dessa versão para negócios que irão facilitar a sua vida são: Primeiro que você pode ter uma descrição do seu negócio, horários de atendimento e links para seu site ou página do Facebook. Você ainda pode configurar mensagens automáticas e respostas rápidas. Por exemplo, toda vez que alguém enviar uma mensagem, seu WhatsApp envia uma resposta alertando que em breve irá entrar em contato ou com um link. 

Mas para mim, o que mais gostei foram as etiquetas. Com elas você pode criar categorias como Novo cliente, Aguardando pagamento, Fornecedor, Lead quente e marcar seus contatos e etc. Com um filtro simples se pode ver todos os clientes novos ou todos os quentes e fazer uma lista de transmissão enviando para eles promoções ou notificando-os quando uma nova mercadoria tenha chegado. Use essas etiquetas para controlar melhor seus contatos.

CRM

Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em outras palavras é saber tudo sobre seu cliente e quando, onde e como atende-lo. Para isso, você deve ter todas as informações possíveis com datas, telefones, o que aconteceu na última venda e principalmente no pós-venda. Como já mencionei aqui, eu usava o Evernote para quase tudo, inclusive para a gestão de clientes, mas, recentemente troquei por um que me agiliza bastante na hora de saber sobre tarefas sobre um determinado cliente, como por exemplo, Ligar para uma determinada pessoa ou saber quais foram os pedidos de alteração no site. Esse novo aplicativo é Hubspot.

A grande vantagem é que é grátis e tem mais de 5 mil cadastros de clientes, algo muito acima de outros serviços grátis que testei.

Estes são os 5 aplicativos que acredito que todo empreendedor deveria ter em seu smartphone para poder ajudar na gestão do seu negócio. Para finalizar, no entanto, vou dar mais um serviço que irá poder te ajudar bastante, irei falar de Banco.

Banco

Os Bancos Virtuais estão aí e já são uma realidade para diversas pessoas e empresas, você pode abrir uma conta com muita facilidade apenas fazendo um cadastro e aguardando alguns minutos chegar no seu e-mail ou no seu smartphone a mensagem de novo cliente. Um desses bancos que recomendo é o NuBank ou a NuConta.

Vantagens: Não paga anuidade e nem taxas de serviços, aquelas cestas que sempre tiram um pouquinho da nossa renda. Cartão de Crédito facilitado, todos nós empreendedores temos ora outra fazer investimentos a longo prazo. E o que mais gosto, gera boleto de pagamento. Com poucos cliques crio um boleto de pagamento e envio o código ou PDF via WhatsApp ou por e-mail para meus clientes e recebo sempre um alerta quando esses boletos são pagos. Ótimo para quem tem um pequeno negócio.

Baixe esses apps e teste, veja se para você eles atendem ou se tiver outros compartilhe aqui nos comentários, irei adorar testar e incluir na lista.

Muito obrigado por ler até aqui e espero mesmo ter ajudado de alguma forma e facilitado sua vida com esses aplicativos.

Agora aproveite e veja também alguns assuntos sobre como começar a fazer Marketing digital para seu negócio e melhorar as suas vendas.

Links para os Apps

 

Comunidade Sebrae
Jasper Vieira
Jasper Vieira Seguir

Designer Gráfico, Professor de Artes e Gestor de Facebook Marketing.

Ler matéria completa
Indicados para você