[ editar artigo]

6 dicas preciosas para você divulgar seu produto e/ou serviço 📌

6 dicas preciosas para você divulgar seu produto e/ou serviço 📌

Sabemos que a boa divulgação dos produtos e/ou serviços atrai mais clientes e o fechamento de novos negócios. Para pequenas empresas, essa divulgação pode ser considerada um desafio grande, pois aliar campanhas publicitárias eficientes e baixo custo é um desafio enfrentado por muitos.

Com a limitação do budget (R$) e dentre todas as alternativas existentes para a divulgação das empresas, fica a pergunta: “Qual vai trazer melhor retorno?”

Bem, primeiro é preciso analisar o que pode ser uma boa oportunidade de publicidade. Embora alguns achem complicado, mas uma boa publicidade pode ser mais simples do que se imagina. Para isso, é preciso analisar três pontos: a mensuração, o direcionamento a nichos de mercado e ter baixo custo.

A mensuração é pertinente na hora de analisar como os clientes conheceram a empresa. A mensuração no online pode ser feita por meio da quantidade de acessos, curtidas, interações e leads. No offline, o procedimento pode ser feito por meio de uma planilha.

O direcionamento a nichos de mercado é a melhor forma de atingir o público. Ou seja, focar no seu público alvo, definir que tipo de pessoa você quer atingir com tal publicidade. Geralmente, as ações amplas e pulverizadas atingem um número muito menor de pessoas. Focar nas especialidades da empresa é uma ótima opção para ampliar a atuação para outros segmentos e públicos.

É importante que as campanhas publicitárias proporcionem a aquisição de um cliente a um custo baixo. Para calcular o custo de aquisição é preciso mensurar os resultados obtidos por meio das campanhas e atuar nos nichos certos. Resumindo, mensurar as vendas e saber de onde os clientes vêm é uma estratégia para direcionar os investimentos para as campanhas que trazem maior retorno em um determinado período de tempo.

Agora que os três pontos para a análise de uma boa campanha foram abordados, é hora de partir para algumas dicas que podem alavancar o seu negócio!

1.    Valor e padrão
No mercado cada vez mais competitivo, se você fizer o mesmo que todo mundo, as chances de sucesso são poucas. Ser diferente e fazer melhor do que a concorrência é uma forma de criar valor à empresa. Criar um padrão para o seu serviço é fundamental. Desenvolver processos para manter a qualidade constante é uma forma de fidelizar o cliente. Para atingir a confiança do público é importante que o marketing de serviços seja construído em volta desse padrão.

 

2.    Comece pela persona e linguagem da propaganda
Quando o assunto é publicidade, devemos levar em consideração o cliente ideal. Conhecer a persona é essencial para que as empresas consigam criar estratégias direcionadas para a geração de resultados. Depois da definição da persona, é importante pensar no tipo de linguagem mais adequada para atingir esse público.

3.    Comunicação visual
Para empresas que possuem loja física, investir na fachada é uma ótima opção para atrair o público. É importante pensar na vitrine, na utilização de banners com as promoções, painéis com os principais serviços. Contudo, tudo deve ser harmônico, pois muita informação pode causar poluição visual, podendo repelir o público.

4.    Crie um slogan de impacto
Para criar um slogan de impacto é preciso pensar na definição do seu produto que será oferecido à audiência. O slogan precisa ser curto e direto, mostrando sua oferta de maneira rápida e eficiente. Para isso, é importante pensar numa frase que mostre como o seu produto é único e que desperte o desejo dos consumidores.

5.    Distribuição de panfletos e networking
Uma forma econômica de fazer publicidade às pequenas empresas é a distribuição de panfletos. Além de serem utilizados para divulgar ofertas e promoções, é possível mensurar a campanha com mais assertividade por meio de cadastros no site, por exemplo.
O networking pode trazer excelentes resultados para a sua empresa. O marketing boca a boca costuma ser muito eficiente, pois os consumidores procuram lugares muito bem indicados. O networking também pode ser feito por meio das redes sociais. Nas redes sociais, as pessoas comentam, compartilham, indicam ou reprovam as empresas. Por isso, manter produtos e serviços de qualidade é essencial.

6.    Analise a concorrência e seja inovador
Agora que você já sabe para quem direcionar suas campanhas publicitárias, é importante analisar a concorrência. Com tal análise é possível identificar as tendências, o que é recorrente e o que está faltando no mercado. As empresas que suprem aquilo que está faltando no mercado por meio da inovação são aquelas que se destacam da concorrência. Assim, a publicidade inovadora pode atrair o público-alvo de forma eficaz.

Em suma, as pequenas empresas podem aliar suas campanhas publicitárias de forma eficiente e com baixo custo por meio da análise de mercado. Ela possibilita o direcionamento a segmentos específicos, aumentando assim as chances de retorno.

💪 Atendimento Digital Sebrae/PR, alguma dúvida? Fale com a gente!
WhatsApp - (41) 9 9978 8003
Chat - https://www.sebraepr.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/prsebrae/
E-mail - atendimentosebraepr@pr.sebrae.com.br 😁

Um abraço e até o próximo conteúdo.

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você