[ editar artigo]

6 opções de SOFTWARE GERENCIADOR DE TAREFAS gratuitos para sua empresa

6 opções de SOFTWARE GERENCIADOR DE TAREFAS gratuitos para sua empresa

Saber se organizar faz parte da rotina de todo empreendedor. Para isso, muitas vezes, é preciso contar com a ajuda da tecnologia. Neste artigo, nós vamos falar sobre os organizadores de tarefas online gratuitos e dar algumas dicas de como usá-los para aumentar a produtividade no dia a dia.

Gerenciadores de tarefas podem ajudar no controle e na organização de tempo. Tarefas organizadas tornam mais fácil o acompanhamento do que é preciso ser feito, quando e por quem, evitando a confusão habitual que muitas empresas sofrem por não adotarem tais softwares. Além disso, a maioria dos softwares gerenciadores de tarefas tem funções notáveis, como a inclusão de comentários e arquivos às atividades, controle de versões, integração com outras ferramentas importantes etc.

Mesmo que muitas dessas ferramentas apresentem limitações quanto ao número de usuários e integrações suportadas para suas versões gratuitas, são ótimas opções tanto para empreendedores que estão se desenvolvendo quanto para empresas maiores testarem e avaliarem quais softwares são melhores para utilizar no dia a dia.

Como a produtividade está diretamente ligada ao planejamento das tarefas, selecionamos algumas opções de softwares que irão ajudá-lo na otimização do tempo e organização do seu trabalho.

1- Trello


O Trello é umas das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é gerenciamento de tarefas. Esse gerenciador em listas é extremamente versátil, podendo ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário. Além de ser moldado de acordo com o perfil de cada um, esse gerenciador pode ser usado por toda equipe.

O Trello é um site que pode ser acessado por diversos navegadores, não sendo necessário qualquer tipo de instalação. O layout desse gerenciador é composto por diferentes boards, que são quadros que reúnem diversas listas e informações. Além dos boards existentes, você pode criar mais alguns de acordo com suas necessidades. Além disso, você pode adicionar os cards, que são cartões com tópicos específicos. Dentro desses cartões, é possível escrever comentários, adicionar links, salvar anexos, determinar prazos e acrescentar imagens, especificando cada um. Pode-se dizer que os cards são pequenas notas que podem ser arrastadas de um lado para o outro do board, encaixando-se nas colunas de listas de acordo com o status. Como é permitido adicionar prazos e checklists dentro dos cartões, é possível ver o progresso das atividades em porcentagem.

2- Evernote
Para quem faz anotações diárias, o Evernote é uma ótima ferramenta. O software é uma espécie de banco de anotações para as diferentes atividades do dia a dia. Por exemplo, para quem trabalha com muitas informações e precisa catalogá-las de uma maneira eficaz, o Evernote é a escolha certa. Além disso, o programa serve como ferramenta de clipping, ou seja, você pode guardar artigos, textos e imagens. O software também permite a criação de listas de tarefas e organização da comunicação interna.

3- Google Keep


O Google Keep é um aplicativo disponível para web e smartphones nas versões Android e iOS. O aplicativo ajuda os usuários a organizarem suas anotações, permitindo a integração de áudio, imagem e texto. Além disso, traz recursos de tags e marcadores, deixando tudo ordenado por temas e cores diferentes em cada nota. Também possui a função de busca em tempo real. Por exemplo, o usuário pode gravar uma nota de voz clicando no ícone do microfone situado na parte inferior da tela. Quando a gravação for concluída, automaticamente aparecerá uma nova tela com o texto da sua mensagem de voz e um arquivo em áudio. Depois, você pode editar tudo e colocar marcadores e título.

Outra facilidade que o Google Keep traz é a integração com o Google Docs. Com isso, você pode arrastar as anotações feitas no aplicativo e transferir para o Docs.

4- Asana


Asana é uma ótima plataforma online de gerenciamento de tarefas colaborativa. Com ela, é possível criar e administrar trabalhos, formar um grupo de colaboração e controlar tudo por meio de quadros e colunas que dividem as atividades de forma prática e organizada. Além disso, a ferramenta possui chat, lista de atividades, fóruns de discussão e um calendário com visão geral dos membros do grupo e suas respectivas funções. Dessa forma, é possível verificar o que cada um está fazendo em determinado momento e, com isso, delegar as próximas tarefas.

5- Basecamp


O Basecamp é uma solução remota para a produtividade da sua equipe. Ele é um excelente gerenciador de projetos online, com suporte em vários idiomas. O aplicativo permite o gerenciamento tanto de pequenos quanto de projetos maiores.

Além da ferramenta ser desenvolvida para facilitar o gerenciamento de projetos, ela permite que os envolvidos se comuniquem da melhor forma, aumentando assim a produtividade da equipe e, consequentemente, a melhora dos resultados. Isso é possível porque os projetos de cada um dos integrantes da equipe são exibidos na tela principal do Basecamp. Além disso, os usuários podem criar alertas e deixar atualizada cada etapa do projeto.

6- Google Drive


Quando o assunto é gerenciador de tarefas, não podemos esquecer o Google Drive. O serviço do Google permite a criação, edição e visualização de arquivos online. Você pode editar seus documentos diretamente em seu navegador ou via aplicativo. E o melhor de tudo, é que você não precisa ficar salvando as alterações feitas, pois isso é realizado automaticamente. Além disso, é possível trabalhar em um mesmo arquivo com outras pessoas simultaneamente.

Como vimos, existem diversos softwares gerenciadores de tarefas disponíveis no mercado gratuitamente. Dessa forma, você consegue organizar suas prioridades com a segurança de que será lembrado das atividades que devem ser realizadas, diminuindo o estresse do dia a dia e focando em um projeto por vez.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se você utiliza algum tipo de gerenciador de tarefas na sua empresa e se daria alguma outra informação a respeito desse tema.

Um abraço 🙂

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail


 

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você