[ editar artigo]

💰 7 dicas para cortar os gastos sem prejudicar a empresa!

💰 7 dicas para cortar os gastos sem prejudicar a empresa!


O corte de gastos é uma questão presente na vida dos empreendedores. Muitas vezes, a redução de custos afeta diretamente a qualidade dos produtos e serviços ofertados, a venda, o pós-venda e a satisfação de clientes e funcionários. Assim, para que o corte de gastos não afete negativamente sua empresa, é preciso estar atento aos detalhes.

Para que o corte de gastos seja a solução encontrada pela empresa, é preciso focar nas áreas que não estão tendo retorno suficiente. Para isso, a análise minuciosa das contas da empresa é fundamental para otimizar seus gastos. Como essa análise pode ser feita? Simples, comece pelo começo!


 

1. Avaliação de custos
Como falamos, é preciso fazer uma avaliação dos setores que podem ter a verba reduzida. É importante evitar os cortes horizontais, pois eles aplicam a mesma porcentagem para todos os serviços e produtos.

2. Envolva sua equipe no corte de gastos
A equipe deve estar engajada na redução de gastos. Após a avaliação dos custos, as metas definidas devem fazer parte do cotidiano de toda a equipe. Assim, é possível traçar o caminho para atingir as metas.

3. Manter a qualidade
Ao cortar gastos, é fundamental manter a qualidade dos produtos e serviços, além da eficiência no atendimento. Essas atitudes evitam a percepção negativa no consumidor.

Para manter o atendimento, o uso das redes sociais é um bom caminho. Esses canais de comunicação são ótimos para estreitar os laços com os clientes fiéis à marca e atrair potenciais compradores.

A comunicação por meio das redes sociais permite que a empresa forneça informações sobre as preferências dos consumidores, novidades, promoções e etc. Além disso, é possível economizar com telefonia, por exemplo.


 

4. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia oferece vários recursos para reduzir gastos e ainda, tornar a sua empresa mais eficiente. Os recursos tecnológicos podem facilitar e baratear a comunicação. Já os softwares de gestão podem ajudar na otimização dos setores financeiro e de planejamento. E ainda, é possível contar com diversos aplicativos que fazem o controle da produtividade, manejo do tempo, entre outros.

5. Torne a digitalização uma aliada
É importante digitalizar os documentos e procedimentos administrativos, pois os custos com o material e impressora podem ser altos, além de estar contribuindo com o meio ambiente. A digitalização também permite o aumento da produtividade, pois os impressos demandam muito tempo na emissão e armazenagem, por exemplo. Esse recurso também permite que os documentos sejam armazenados em nuvem, podendo ser acessados por qualquer computador habilitado.

6. Investir em atitudes sustentáveis
Empresas que investem em sustentabilidade promovem uma boa imagem diante do seu público. Essa atitude também ajuda na redução de gastos. Mas de que maneira isso pode ser feito?

A equipe deve ser orientada para que a redução de gastos seja efetiva. Pequenas atitudes podem trazer grandes diferenças no orçamento. Por exemplo, podemos economizar luz por meio do uso de lâmpadas econômicas e utilizar o ar condicionado somente quando necessário.

Outra alternativa é investir na economia de água. Realizar campanhas para o uso mais otimizado desse recurso e instalar torneiras mais econômicas são ótimas opções.

Minimizar o uso de produtos descartáveis e otimizar a gestão de resíduos também contribuem para o corte de gastos.

7. Invista em Marketing Digital
Com o marketing digital é possível avaliar se os investimentos estão trazendo os retornos desejados. Determinar a verba que o setor utilizará para realizar uma campanha, definir estratégias que não ultrapassem esse valor e avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) são fundamentais na hora de cortar gastos. Dessa forma, o marketing digital permite o mapeamento dos resultados que cada ação está proporcionando à empresa, permitindo assim, a otimização do uso dos recursos e redução de custos.

👍🏼 Como vimos, aliar a redução de gastos com o aumento da lucratividade é objetivo de todo empreendedor. O desafio é reduzir os custos sem interferir na produtividade. É preciso analisar quais setores podem sofrer cortes sem alterar a qualidade dos produtos e serviços prestados. Encarar a redução de gastos como uma mudança positiva é uma forma de aumentar as chances de sucesso da empresa.

💪 Atendimento Digital Sebrae/PR, alguma dúvida? Fale com a gente!
WhatsApp - (41) 9 9978 8003
Chat - https://www.sebraepr.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/prsebrae/
E-mail - atendimentosebraepr@pr.sebrae.com.br 😁

Um abraço e até o próximo conteúdo.

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você