[ editar artigo]

ūüíį 7 dicas para cortar os gastos sem prejudicar a empresa!

ūüíį 7 dicas para cortar os gastos sem prejudicar a empresa!


O corte de gastos é uma questão presente na vida dos empreendedores. Muitas vezes, a redução de custos afeta diretamente a qualidade dos produtos e serviços ofertados, a venda, o pós-venda e a satisfação de clientes e funcionários. Assim, para que o corte de gastos não afete negativamente sua empresa, é preciso estar atento aos detalhes.

Para que o corte de gastos seja a solução encontrada pela empresa, é preciso focar nas áreas que não estão tendo retorno suficiente. Para isso, a análise minuciosa das contas da empresa é fundamental para otimizar seus gastos. Como essa análise pode ser feita? Simples, comece pelo começo!


 

1. Avaliação de custos
Como falamos, √© preciso fazer uma avalia√ß√£o dos setores que podem ter a verba reduzida. √Č importante evitar os cortes horizontais, pois eles aplicam a mesma porcentagem para todos os servi√ßos e produtos.

2. Envolva sua equipe no corte de gastos
A equipe deve estar engajada na redução de gastos. Após a avaliação dos custos, as metas definidas devem fazer parte do cotidiano de toda a equipe. Assim, é possível traçar o caminho para atingir as metas.

3. Manter a qualidade
Ao cortar gastos, é fundamental manter a qualidade dos produtos e serviços, além da eficiência no atendimento. Essas atitudes evitam a percepção negativa no consumidor.

Para manter o atendimento, o uso das redes sociais é um bom caminho. Esses canais de comunicação são ótimos para estreitar os laços com os clientes fiéis à marca e atrair potenciais compradores.

A comunica√ß√£o por meio das redes sociais permite que a empresa forne√ßa informa√ß√Ķes sobre as prefer√™ncias dos consumidores, novidades, promo√ß√Ķes e etc. Al√©m disso, √© poss√≠vel economizar com telefonia, por exemplo.


 

4. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia oferece vários recursos para reduzir gastos e ainda, tornar a sua empresa mais eficiente. Os recursos tecnológicos podem facilitar e baratear a comunicação. Já os softwares de gestão podem ajudar na otimização dos setores financeiro e de planejamento. E ainda, é possível contar com diversos aplicativos que fazem o controle da produtividade, manejo do tempo, entre outros.

5. Torne a digitalização uma aliada
√Č importante digitalizar os documentos e procedimentos administrativos, pois os custos com o material e impressora podem ser altos, al√©m de estar contribuindo com o meio ambiente. A digitaliza√ß√£o tamb√©m permite o aumento da produtividade, pois os impressos demandam muito tempo na emiss√£o e armazenagem, por exemplo. Esse recurso tamb√©m permite que os documentos sejam armazenados em nuvem, podendo ser acessados por qualquer computador habilitado.

6. Investir em atitudes sustent√°veis
Empresas que investem em sustentabilidade promovem uma boa imagem diante do seu p√ļblico. Essa atitude tamb√©m ajuda na redu√ß√£o de gastos. Mas de que maneira isso pode ser feito?

A equipe deve ser orientada para que a redu√ß√£o de gastos seja efetiva. Pequenas atitudes podem trazer grandes diferen√ßas no or√ßamento. Por exemplo, podemos economizar luz por meio do uso de l√Ęmpadas econ√īmicas e utilizar o ar condicionado somente quando necess√°rio.

Outra alternativa √© investir na economia de √°gua. Realizar campanhas para o uso mais otimizado desse recurso e instalar torneiras mais econ√īmicas s√£o √≥timas op√ß√Ķes.

Minimizar o uso de produtos descartáveis e otimizar a gestão de resíduos também contribuem para o corte de gastos.

7. Invista em Marketing Digital
Com o marketing digital é possível avaliar se os investimentos estão trazendo os retornos desejados. Determinar a verba que o setor utilizará para realizar uma campanha, definir estratégias que não ultrapassem esse valor e avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) são fundamentais na hora de cortar gastos. Dessa forma, o marketing digital permite o mapeamento dos resultados que cada ação está proporcionando à empresa, permitindo assim, a otimização do uso dos recursos e redução de custos.

ūüĎćūüŹľ Como vimos, aliar a redu√ß√£o de gastos com o aumento da lucratividade √© objetivo de todo empreendedor. O desafio √© reduzir os custos sem interferir na produtividade. √Č preciso analisar quais setores podem sofrer cortes sem alterar a qualidade dos produtos e servi√ßos prestados. Encarar a redu√ß√£o de gastos como uma mudan√ßa positiva √© uma forma de aumentar as chances de sucesso da empresa.

ūüí™ Atendimento Digital Sebrae/PR, alguma d√ļvida? Fale com a gente!
WhatsApp - (41) 9 9978 8003
Chat - https://www.sebraepr.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/prsebrae/
E-mail - atendimentosebraepr@pr.sebrae.com.br ūüėĀ

Um abra√ßo e at√© o pr√≥ximo conte√ļdo.

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paran√°
Sebrae Paran√° Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conte√ļdo completo
Indicados para você