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7 ERROS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMETER AO ABRIR SEU NEGÓCIO

7 ERROS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMETER AO ABRIR SEU NEGÓCIO

 

Então você decide empreender, e nem sabe por onde começar!!! Seja por oportunidade ou por necessidade, muito importante neste momento tomar alguns cuidados e se preparar antes da sua tomada de decisão.

Vão aí algumas dicas do que não fazer nesse momento.

  • Não realizar um planejamento. Erro fatal para o sucesso de qualquer empresa, seja ela de qualquer porte ou em qualquer segmento.
  • Iniciar o negócio com dívida e ainda misturar suas finanças empresariais com as suas finanças pessoais. Puxa!!! Esse pesa bastante no seu controle financeiro. Pense!!! Empreender é um desafio e tanto, ainda mais se começar sem reserva para imprevistos, sem capital para investir e ainda sangrando a empresa em suas retiradas. Ahh!!!! Daí a dificuldade só aumenta.
  • Ser amador na gestão do seu negócio. Claro que de cara, você não vai ter toda aquela expertise em todas as áreas. Massss!!!! Seja profissional. Olhe seu negócio como uma empresa de fato, e não como um passa tempo. Certo ;) ?!
  • Não buscar capacitação. Esse erro tem tudo a ver com o erro citado anteriormente. Pois para sair do amador e passar a ser profissional, é necessário obrigatoriamente se capacitar.
  • Ser otimista além da conta. Empreender é assumir riscos (porém riscos calculados) e quando se tem muito autoconfiança, a decisão pode ser tomada por impulso, sem antes realizar uma análise criteriosa dos pontos fortes e pontos fracos do seu negócio.
  • Não realizar pesquisa de mercado. Aqui estamos falando de pesquisa de campo, aquele momento dedicado para levantar informações preciosas dos seus concorrentes, fornecedores, parceiros, público-alvo, dentre outras informações relevantes ao sucesso do seu negócio; até mesmo se seu segmento é uma área que está em alta e/ou que seja tendência no mercado atual.

E por último, porém não menos importante, anote aí o sétimo erro a não cometer.

  • Ignorar o marketing da sua empresa. Não se esqueça: “O que não é visto não é lembrado”. Não é mesmo? Portanto capriche na divulgação do seu produto ou serviço, utilizando de estratégias e se posicionando da forma mais assertiva no mercado. Combinado???

Não existe “receita de bolo” que lhe dê a garantia do sucesso, tão desejada em seu negócio.  Porém existe um caminho a trilhar, e essa caminhada certamente é de muito aprendizado, não é mesmo?? Isso aí então, bora faturar!!!???

 

 

 

Comunidade Sebrae
Déborah Marques
Déborah Marques Seguir

Curiosa, criativa e entusiasta.Graduada em Economia pela UFPR, pós-graduada em MBA Gestão Empresarial pela UP, especialista em Customer Success e redatora web.

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