[ editar artigo]

7 motivos para você aprender um novo idioma agora mesmo

7 motivos para você aprender um novo idioma agora mesmo

Está com preguiça de aprender um novo idioma? Já sabe falar uma segunda língua e parou por aí?

Hoje você vai descobrir 7 grandes motivos para aprender outro idioma, e tenho certeza que depois de ler esse artigo se você não tem essa habilidade, vai começar a desenvolvê-la agora mesmo.

Não é a toa que as pessoas bilíngues tem grandes vantagens na vida, e quase todo mundo sabe que aprender um novo idioma pode te ajudar a se conectar com pessoas novas, entender novas culturas, conseguir novas oportunidades na carreira, conseguir um aumento no salário, mas além desses benefícios, há outros que a maioria não conhece ou mesmo não leva tão a sério.

Aqui seguem esses 7 benefícios diferenciados...

Ter uma mente poderosa

Todo mundo que se preze quer ter uma mente mais poderosa e que vai ajudar a trazer novas conquistas, novas oportunidades, mais saúde, etc, e já é comprovado cientificamente que ao estudar uma segunda língua, sua mente passa a trabalhar melhor, deixando você com uma memória mais aguçada. Depois, suas capacidades aumentam ainda mais sempre que você aprende mais idiomas, portanto, aprenda um segundo idioma, um terceiro, um quarto, e assim por diante. Para que parar no segundo?

Devido ao fato de que sua mente estará trabalhando cada vez melhor, sua habilidade de resolver problemas e de ter pensamento crítico serão ainda mais eficientes também. Isso pode te proporcionar grandes mudanças na vida e te fazer um líder melhor. Grandes líderes resolvem grandes problemas.

Ser mais focado e criativo

Pesquisadores identificaram que através do estudo de outros idiomas, seu foco, criatividade e flexibilidade aumentam também. Uma pessoa focada e que consegue levar seus projetos mais importantes até o fim com determinação tem maiores chances de ser um grande sucesso, assim como uma pessoa que tem maior criatividade consegue inovar e dar a volta por cima em qualquer situação. Os homens e mulheres mais bem sucedidos do mundo são ou foram bastante criativos e focados.

Ser mais confiante

Quando aprendemos um novo idioma, acabamos enfrentando o desafio de nos expor ao mundo ao praticá-lo. Nessa jornada de aprendizado você precisa falar com pessoas, cometer erros, às vezes até passar vergonha na frente dos outros, e assim você se torna mais confiante.

Pessoas que falam um segundo idioma normalmente tem maior capacidade para enfrentar novos desafios e estão mais abertas a mudanças, e para ser bem sucedido e vencer na vida, ter confiança é essencial. Isso ajudará você a alcançar seus objetivos e a inspirar outras pessoas a alcançarem os objetivos delas.

Ser um negociante melhor

Quando aprendemos uma nova língua, que não é nossa língua nativa, criamos um distanciamento emocional maior na hora de tomar decisões. Isso nos permite ser mais racionais e nos basear mais em fatos. Dessa forma você pode se tornar um negociante melhor e que toma decisões mais eficientes, ampliando seu negócio e atendendo melhor às necessidades dos seus clientes. Se praticamente tudo na vida é uma negociação, é certo que os melhores negociantes terão mais sucesso.

Ter mais saúde

Outro benefício de se aprender uma segunda língua é a saúde. Pessoas bilíngues tem demonstrado menores chances ou uma demora maior para desenvolver doenças como Alzheimer e quanto mais idiomas a pessoa sabe, mais saudável a mente dela demonstra ser. Além disso, aprender outro idioma desacelera o envelhecimento e diminui o declínio cognitivo, permitindo uma vida de maior qualidade no decorrer dos anos.

Estar um passo à frente

Quando você sabe uma segunda língua, principalmente o inglês, você tem acesso a livros, cursos e treinamentos de qualidade que provavelmente não existem no seu idioma. Isso te dá uma vantagem enorme no mercado. Você pode aprender coisas que foram testadas e usadas lá fora, e trazê-las para o Brasil, adaptando tudo ao mercado brasileiro.

Dois grandes exemplos disso são o coaching e a programação neurolinguística, que tem crescido muito nos últimos anos. Em alguns países de primeiro mundo esses mercados já tem uma longa data, mas aqui no Brasil estão apenas começando a ser desenvolvidos. Ainda é pequeno o público que sabe da existência deles ou ainda que consegue aprofundá-los. Porém, pra quem fala inglês isso já é bem mais acessível.

Empreender globalmente

A partir do momento em que você tem outros idiomas à sua disposição, você pode mirar para o mundo e conseguir clientes globalmente, e tudo isso graças à internet e às novas tecnologias, que permitem que as empresas exerçam seus serviços em inglês e online. Isso aumenta drasticamente o número de possíveis clientes.

Não perca tempo e comece agora mesmo a investir no seu potencial máximo aprendendo uma segunda língua. Você só tem a ganhar em todos os sentidos e como diria um velho provérbio chinês “A melhor época para plantar uma árvore foi 20 anos atrás; a segunda melhor época é hoje.”

 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você