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7 Passos para recrutar e selecionar colaboradores

7 Passos para recrutar e selecionar colaboradores

 

Chegamos à época mais esperada do ano por muitos seguimentos, o mercado fica aquecido com as vendas de final de ano. Este momento exige que as empresas tenham uma equipe preparada para produzir, receber e atender seus clientes com toda atenção e disposição. Chegou a hora de recrutar e selecionar mais colaboradores para o seu negócio!!

Recrutar e selecionar profissionais para nossa equipe é um processo que exige atenção e tempo, a busca é por pessoas que irão representar e multiplicar o propósito e valores da marca.

Para ajudar você EMPREENDEDOR neste momento, destaco 07 passos importantes que podem aumentar as suas chances de sucesso na hora de contratar.

  1. Defina quais são suas necessidades: quantidade de vagas, cargos, salários, benefícios, jornada de trabalho / horário, qual o tipo de contrato (CLT, temporário, intermitente), seu contador pode ajudar neste ponto;
  2. Defina qual o perfil do profissional: você já ouviu falar do CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude? Pense em cada um desses itens e faça uma lista de necessidades. Muitas empresas contratam por conhecimento técnico e experiência e demitem pelo comportamento, então, prepare dinâmicas/entrevistas que permitam conhecer os candidatos por completo.
  3. Comunicação: agora que você já sabe o que precisa, chegou o momento de convidar os profissionais para participarem do seu negócio, prepare uma comunicação criativa, clara e objetiva com as principais informações sobre a vaga e sobre a empresa, além do canal para que os interessados enviem seus currículos, tenha um canal apenas para essa finalidade, um e-mail ou WhatsApp por exemplo, isso vai ajudar na sua organização;
  4. Divulgação: divulgue nas mídias sociais da empresa, e-mail, em escolas, faculdades, universidades, em grupos de WhatsApp, peça indicação dos seus colaboradores e acione a sua rede de contatos.
  5. Avaliação dos currículos: esse trabalho exige dedicação e tempo para avaliar o currículo com o perfil de cada profissional e o quanto eles possuem o CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude que você desenhou para sua necessidade. Não existe perfil certo ou errado, mas sim os que tem maior sinergia com as necessidades atuais da empresa.
  6. O Encontro, momento da verdade: convide os candidatos selecionados para que vocês se conheçam presencialmente, você pode fazer entrevista individual ou uma dinâmica de grupo. Para ter maior assertividade na escolha tenha no mínimo 03 candidatos por vaga, prepare-se para se conhecerem, para o sucesso da relação tanto a empresa quanto o profissional precisam se escolher. Utilize o currículo do candidato como roteiro da conversa, peça que ele conte sua trajetória destacando erros e acertos de forma que o candidato fale mais sobre ele, assim você poderá ter uma percepção maior sobre o que consta no currículo e avaliar se as atitudes dele estão de acordo com a sua expectativa.
  7. Prepare-se para recepcionar e treinar: prepare a integração e o treinamento dos colaboradores escolhidos para trabalhar na sua empresa. É importante apresentar a equipe, missão, visão, valores, processos e metas da empresa. Aline expectativas quanto a atuação e resultados, ofereça-se para suporte sempre que preciso for e estabeleça relação de confiança, com feedback recorrente conforme necessidade.

Caso você não tenha tempo para fazer ou até mesmo não se sinta preparado para conduzir o processo, contrate uma empresa especializada em recrutamento e seleção de colaboradores.

Agora, mão na massa e que você tenha excelentes resultados neste final de ano.

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.

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