[ editar artigo]

7 pilares para uma campanha produtiva no Facebook Ads

7 pilares para uma campanha produtiva no Facebook Ads

As campanhas de marketing digital surgiram para quebrar os paradigmas que conhecíamos sobre relacionamento entre empresas e clientes. Aquele formato antiquado de comunicação onde a empresa fala e o cliente apenas consome deixou de ser suficiente, além de ser oneroso, possui menos engajamento, uma vez que você anuncia para todos os públicos na expectativa de atingir com sucesso alguém que se interesse pelo assunto.

Por muitos anos isso trouxe resultados, mas tendo em vista a mudança de comportamento das pessoas frente ao crescimento do acesso à Internet, a mudança da jornada de compra e o poder que a informação trouxe para os clientes, se tornou necessário modificar a forma de chegar até o mesmo. Aumentar o alcance da sua empresa, entender o que os clientes pensam e têm a dizer passou a ser obrigatório.

O ponto principal das vantagens desse marketing que se tornou digital é a possibilidade de criar um modelo de anúncios que é direcionado para pessoas que estão mais nutridas de informações sobre os produtos e que possuam maior intenção de compra. Usar as estratégias corretas geram cada vez mais e melhores resultados. 

 

Facebook Ads, vale a pena?

Se você chegou até aqui sem saber do que se trata o Facebook Ads, não tem problema. O Facebook Ads é uma plataforma desenvolvida para se criar, veicular, controlar e gerar renda através de anúncios dentro do Facebook e do Instagram. Para isso você precisa obrigatoriamente de uma conta de anúncios, uma forma de pagamento cadastrada (boleto e cartão até o momento desse artigo) e vontade de anunciar.

Se você se pergunta se vale a pena investir o seu dinheiro nestas mídias, vamos trazer-te alguns números que vão ajudar a ter uma resposta para a sua dúvida.

O Facebook é sem dúvidas a rede social líder absoluta em número de usuários, ultrapassando mais de 2.498 bilhões de usuários ativos no mundo. O Instagram, no que lhe concerne, atingiu já a algum tempo a marca de mais de 1 bilhão de usuários e tem sido uma das redes sociais de maior ascensão junto ao TikTok (800 milhões de usuários).

Estas plataformas têm uma coisa em comum: através delas, as empresas têm nas suas mãos a oportunidade de alcançar os seus clientes em qualquer lugar do planeta, em qualquer horário, de forma passiva e rápida. Isso porque cada dia que se passa, mais aumenta o tempo que passamos conectados nestas redes sociais.

Com esse crescimento das mídias sociais, o marketing digital está se tornando cada vez mais comum, mas não é só sair a anunciar, sem qualquer estratégia ou de qualquer jeito. Existe sempre a forma apropriada e hoje vamos dar algumas dicas para melhorar o desempenho dos seus anúncios.

 

Porque devo investir em campanhas de marketing digital?

Pense um pouco: qual é o maior veículo de informação dos últimos anos? Se você disse Internet, você acertou e é por isso que o ideal é você sempre estar presente lá, pois é onde as pessoas estão.

Estar conectado já faz parte da vida da população e você precisa estar inserido nesse meio de forma estratégica. Nada de "vomitar" informações desnecessárias para qualquer público. Ter metas definidas é fundamental e você precisa saber qual(quais) rede(s) social(is) o seu público mais acessa, por exemplo. Qual o seu público alvo? Qual o seu objetivo principal? São outros pontos que você precisa ter em mãos antes de anunciar. Lembrando que, campanha não envolve apenas publicidade, é algo muito maior.

Chega de teoria, está na hora de apresentar os 7 passos que separamos para que você tenha uma campanha de sucesso. Podemos dizer que é quase impossível não alcançar resultados positivos se você seguir todos os passos com fidelidade. Vamos a eles: 

 

1 - O planejamento

O planejamento é o primeiro passo para uma campanha de sucesso. Você deve traçar as rotas do que vai ser feito para não se perder no meio do caminho. Algo feito sem o devido planejamento pode acarretar em uma campanha mal sucedida com muitos gastos e pouco (ou nenhum) retorno.

Para te ajudar a começar um planejamento efetivo comece fazendo as seguintes perguntas:

  • Porque fazer essa campanha?
  • Qual vai ser a duração?
  • Qual será o orçamento disponível?
  • Quem quero atingir?

Depois de respondidas essas perguntas você terá um norte para o seu planejamento e tudo ficará mais fácil.

 

2- Objetivos

Depois de feito o planejamento da sua campanha, está na hora de traçar os objetivos. Com eles você vai definir onde quer que a sua marca, produto/serviço cheguem com a campanha. Existem atualmente 11 tipos de objetivos que podem ser trabalhados em uma campanha dentro do Facebook Ads, mas os objetivos estratégico-empresariais são diferentes, eles são mais amplos e podem ser usados para qualquer tipo de campanha, seja digital ou não. Eles são basicamente:

  • Aumentar as vendas de um "e-commerce";
  • Melhorar o engajamento na sua página;
  • Divulgar o lançamento de um produto; e
  • Melhorar a captação de "leads".

Para cada um desses objetivos serão usadas estratégias diferentes focadas diretamente na sua meta. É imprescindível que você trace objetivos que possam ser alcançados, sempre mantendo os pés no chão. Se você quer uma ajuda para definir as suas metas, dê uma conferida nesta matéria chamada Estabeleça metas e colha resultados!".

 

3- Identifique o seu público alvo

Para quem acompanha o blog da Uai, isso pode parecer muito repetitivo, mas o público é uma das (senão a principal) bases para uma campanha de sucesso. Quando você decide a quem vai ser destinado o que você e a sua marca oferece, se torna cada vez mais fácil melhorar o seu produto/serviço, aproximar o seu público e interagir com ele.

 

Público alvo

 

Decida o seu público com cuidado e carinho. Invista um bom tempo mapeando o perfil do seu cliente, crie "personas" e construa o seu público. Dessa forma você, com certeza alcançará o seu objetivo dentro da campanha e sua marca ganhará cada vez mais força.

 

4 - Defina a sua maneira de comunicação

Se você já possui um público definido é preciso saber qual a melhor maneira de interagir com ele. Você quer se comunicar de forma séria e informativa, ou de maneira mais descontraída e brincalhona?

Decidir a maneira de comunicação que vai agradar mais o seu público é fundamental. Vale ressaltar que não existe uma regra para a forma de comunicação, para todo negócio existe variações, mas a sua empresa tem um tom de voz e é preciso que as suas campanhas tenham o mesmo tom de voz.

 

5- Escolha as mídias que vão ser utilizadas

Se você chegou até aqui, é possível que você já possua o seu público-alvo definido, se ainda não possui, volte alguns passos. Nesta etapa é fundamental saber quem é o público a ser atingido. Mas se você já tem isso definido, sabe como vai falar com ele então é hora de levantar qual a mídia social que ele consome com maior frequência.

Vamos aos exemplos: se o seu público for mais jovem provavelmente o Instagram e Facebook vão ser as melhores mídias para comunicação, mas se você tem um intuito mais corporativo, talvez o LinkedIn seja o melhor lugar para você procurar o seu público.

Saber onde você vai anunciar é indispensável, além de economizar muito tempo te proporciona resultados melhores.

 

6 - Desenvolva o conteúdo

Atualmente não é difícil produzir um bom conteúdo sem gastar muito. Existem várias ferramentas gratuitas na Internet como, por exemplo o Canva, com artes pré-desenvolvidas que podem ser utilizadas. É essencial você produzir algo que chame a atenção do seu público e isso tem que ser muito bem-feito ou pode passar a sensação de preguiça, amadorismo ou mesmo desleixo para o público.

Além do visual, o conteúdo é muito importante, nada de conteúdo irrelevante que não tenha nada a ver com o seu negócio, foco no que você oferece e foco no conteúdo de qualidade.

 

7- Teste os seus resultados e otimize

Nenhuma campanha funciona sem a mensuração dos resultados. Acompanhe, otimize e teste diferentes tipos de anúncio, para ver qual mais agrada o seu público, abuse da sua criatividade.

De nada adianta produzir uma campanha se você não seguir esse último passo. Como diz o ditado: "quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve". Se você não sabe que resultados quer alcançar, de nada adianta a sua campanha, você não saberá como está se saindo, onde pode ser melhorado entre outros pontos.

Todas essas dicas podem ser aplicadas em qualquer tipo de campanha de marketing, não apenas nas veiculadas no Facebook Ads. Se você seguí-las, com certeza você produzirá algo de sucesso e se tornará cada vez mais forte no mundo digital.

Se você quiser saber mais sobre uma campanha de marketing e talvez até precise de uma ajudinha para produzir a sua, visite o nosso blog e nos acompanhe nas nossas mídias. Se você tem algo mais adiantado, podemos até marcar de tomar um café qualquer dia desses! Será um prazer falar com você.

Blog

Comunidade Sebrae
Guilherme Santiago Ribeiro Silva
Guilherme Santiago Ribeiro Silva Seguir

Prazer, eu sou Guilherme Santiago. É ótimo tê-lo por aqui =) Criando oportunidades e ajudando negócios no mundo digital através do marketing, desenvolvimento pessoal e empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você