Segundo Will Wright, o criador do videogame SimCity, o principal elemento de um QI de inovação corporativo é um paradoxo brutal: "A chave do sucesso é o fracasso" [1].
Ele explica: "O que torna um jogo interessante é o fracasso. Essa é a primeira coisa que um designer deve saber. Se o jogador vence uma prova, imediatamente, deve falhar em outra. É a única forma de mantê-lo motivado. Não há nada mais chato do que um jogo em que só se ganha".
Esse mesmo aspecto psicológico é que torna as metas, com alguma dose de desafio, mais eficazes que aquelas muito mais fáceis de alcançar.
A Apple é conhecida por criar centenas de protótipos de produtos que nunca vêem a luz do dia [2], em uma taxa de fracassos e, de sucessos, impressionantes.
Uma das marcas registradas de nossa equipe, eu acho, é esse senso de buscar estar errado.
- Jonathan Ive, vice-presidente de design industrial da Apple
Referências:
1. Revista HSM Management. Janeiro/fevereiro 2014. p. 81.
2. Revista HSM Management. Janeiro/fevereiro 2010.
Imagem por GuHyeok Jeong na Pixabay
Especialista em indicadores de desempenho e benchmarking. Ajudo na seleção, padronização, apresentação, uso e interpretação de indicadores de desempenho, para identificar oportunidades de melhorias e estabelecer metas mais eficazes.