[ editar artigo]

A crise destacou o caráter, medo e força conjunta

A crise destacou o caráter, medo e força conjunta

A pandemia trouxe desafios que poucos empresários tinham enfrentado antes.

As crises econômicas passam e os empresários mais experientes sabem desses acontecimentos e procuram estar preparados com planos e fluxos de caixas à frente alguns meses. No entanto, a pandemia atual nos trouxe uma crise com uma série de experiências inéditas e que nos proporcionaram um rico aprendizado que antes não tinha em nenhum tipo de ensinamento de negócios.

Foi colocado em prática o desafio de isolar e proteger os colaboradores, e após isso, foi o momento de os empresários equilibrarem as contas e pensarem a longo prazo.

No entanto, na prática a pandemia evidenciou alguns pontos de extrema relevância para a gestão dos negócios que é muito diferente do planejamento que traçamos no final de 2019, que o foco era crescimento, mas, como dizem, empreender não é fácil, não é mesmo?

E diante disso, com a crise, percebi que trouxe grandes lições para todos e características importantes a serem destacadas.

Há um ditado popular – lastimável- que diz “a ocasião faz o ladrão”, isso é um tremendo engano. Quando há a falta de dinheiro e as panelas vazias, descobrimos mais a respeito das pessoas. E saber como agir em tempos de crises é mais que um DOM, é mais que ser empreendedor é uma questão de caráter.

Nesse tempo, cresceu quem realmente passou a enxergar e respeitar o consumidor, sem subestimar sua capacidade de superar as dificuldades. As empresas que levantou e viu oportunidades de se manter, também expressou seu caráter, demonstrando empatia aos amigos empresários, equipe e a fidelidade com seus clientes.

Houve uma grande variação do comportamento do consumidor nesse período de pandemia, houve mudanças de hábitos e foi imprescindível que o empresário buscasse atender esse novo perfil, – não digo que todos tiveram empatia, mas tentaram –, com atualizações e se atentando as mudanças no cenário econômico, atingindo novos mercados e construindo meios diferenciados para atender o todo.

Assim, vimos crescer grandes parcerias entre negócios, vários canais de atendimento adotados pelas empresas, comunicação clara e negociável com os fornecedores, mídias digitais sendo mais valorizadas e várias inovações foram aplicadas em cada segmento. Isso mostra a empatia e caráter de cada empreendedor, líder com sua equipe e com seus clientes.

Tivemos a mudança na forma de trabalhar, empreendedores, supervisores orientando as suas equipes que trabalham em casa, acompanhando processos e dando todo suporte no monitoramento das atividades e mesmo com a distância garantindo a interação das pessoas. E o principal, mantendo-as calmas, garantindo o possível para manterem suas funções diante da empresa para continuarem em dia com suas responsabilidades dentro de casa.

Mas não podemos deixar de citar que em meio a tudo isso, o medo existe. Ele nos motiva, mas também nos paralisa a conquistar nossos objetivos, mas precisamos usá-lo a nosso favor. Aprendemos a tirar vantagens do medo, tendo consciência que ele existe e em cima disso, traçamos o planejamento para se manter em pé, visível no mercado, com clientes satisfeitos e com nossos colaboradores em segurança em casa.

Sabemos que o momento é ainda difícil, e que a persistência precisa continuar e estar bem mais preparado quando tudo começar a melhorar. A retomada vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, não podemos nos render ao medo, não podemos desistir.

E mesmo quando a situação se tornar estável e o medo “controlado”, ainda precisamos nos preocupar em buscar um novo planejamento para atingir os novos objetivos e sair da inércia, tendo um negócio em constante ascensão, mas, é apenas nos preocupar em buscar novas medidas sem deixar o medo nos paralisar! Passaremos por este momento e vamos vencer!

E mesmo com essa crise e com as dificuldades que enfrentamos, podemos dizer que vamos sair mais fortes do que entramos, as pessoas estão valorizando muitas coisas, por exemplo, estar em casa, estar com os filhos, o próprio emprego, valorizamos a tecnologia como meio para se comunicar com amigos e familiares que não podemos ver.

Entramos em uma rede de apoio que fez e faz toda diferença, mantendo o otimismo dentro da realidade em que estamos e o foco de garantir ações rápidas e eficientes.

Melhoramos a comunicação em um todo, tornando-a verdadeira e transparente, compartilhando a realidade, missão e propósito de cada empresa com seu time e lembrando o porquê estamos juntos nesse momento de crise. A grande abertura de comunicação, através de vários canais de mídias nesse momento, fortaleceu a interação gestor e cliente tornando o laço mais forte.

Os empreendedores colocaram em pratica a gestão de confiança em sua equipe, em seus clientes e puderam priorizar fornecedores, investidores mantendo um relacionamento firme e de ajuda a ambos para permanecerem no mercado.

Acredito, com tudo que está acontecendo, as mudanças em operações de experiências negócios e consumidores, inovações, planejamento, transformações digitais irão permanecer. A importância de parcerias e comunicação será cada vez mais implementadas em todos os segmentos, conseguindo emergir dessa crise com uma série de aprendizado, oportunidades e clientes leais.

Sabemos que vai passar, e teremos a alegria de ver grandes feitos em meio ao empreendedorismo. Podemos ver que há vitória nesse cenário adverso. Que foi um tempo difícil, mas que trouxe grandes lições no meio empreendedor, pessoal e familiar.

Continuem acreditando, fiquem focados e otimistas e mantenham o caráter, o medo controlado, a empatia com seu time e seus clientes, o alto nível da humanidade beneficia a empresa.

Com toda certeza, sairemos mais fortes do que entramos!

 

Até breve.

Cynthia Nascimento.

Blog

Comunidade Sebrae
Cynthia Nascimento
Cynthia Nascimento Seguir

Empresária | Consultora em Curadoria de Conteúdo | Atuante no Planejamento e Produção de Conteúdo | Gerente de Comunidade. Mãe da comunicativa Rebeca e do Pedro, que adora montar coisas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você