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A cultura comercial como compromisso diário

A cultura comercial como compromisso diário

 

A geração de receitas é sempre o grande desafio para o empresário e para toda a equipe.

Com o objetivo de reestruturar a estratégia de atuação em vendas, uma grande dica é "olhar pra dentro” e valorizar todas as ações, até aquelas bem específicas, que por muitas vezes são subestimadas e consideradas pequenas tarefas.

Com 8 ações e foco no alcance das metas de receita e o olhar especial para as pessoas da equipe, grandes resultados podem ser alcançados e até superados.

Ação 1: Estimular a Cultura Comercial da equipe.
Em todas as reuniões mensais de equipe, os colaboradores podem falar o tema e debater as conquistas e aprendizados do período.

Ação 2: Eliminar a inferência sobre os preços dos produtos/serviços.
A decisão é do cliente se o valor das nossas soluções vale o seu investimento. Todos devem ter essa consciência, impreterivelmente.

Ação 3: A cada abordagem, uma nova oferta.
Estabelecer a disciplina de oferecer os próximos passos ao cliente (outras soluções) em cada oportunidade de contato, focando aumentar o ticket médio.

Ação 4: Realizar diagnósticos em todas as abordagens.
Sensibilizar a equipe de que qualquer contato com o cliente pode ser re-verificada a sua necessidade do momento e se podemos contribuir em algo mais, gerando mais venda no momento do atendimento.

Ação 5: Trabalhar a carteira dos clientes de relacionamento como ponto de partida.
Os clientes em carteira podem consumir mais e os antigos clientes podem ser recuperados quando a equipe mostra o real valor do que está sendo ofertado.

Ação 6: Realizar parcerias mais eficazes com a imprensa.
Os clientes valorizam muito mais o investimento em quem está na mídia com geração de conteúdo, agenda atualizada, atendimento rápido e com qualidade.

Ação 7: Abordagem aos clientes sobre nivelar a competência de suas equipes.
Muita oportunidade se abre quando o produto/serviço a ser ofertado pode ser ampliado para mais consumo dentro da própria empresa, por exemplo, se você comercializa um curso, sensibilize sempre o convidado a trazer alguém mais do seu time para que consigam conversar com a mesma linguagem e avançar na implementação do aprendizado.

Ação 8: Crie o compromisso comercial diário da equipe.
Estabelecer uma lista de compromissos de toda a equipe que vende e que possa ser observado no dia-a-dia, que possa ser percebido em comportamento diário e não somente nos gráficos do final do mês. Desta forma, as intervenções e ajustes de rumo podem ser feitas a cada momento de não aplicação do compromisso com a cultura comercial da empresa. 

 

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