[ editar artigo]

A importância de um conteúdo rico e atualizado para um site

A importância de um conteúdo rico e atualizado para um site

Todos os dias, milhares de sites são criados na internet por pessoas e empresas com os mais variados objetivos — vender, atrair clientes, informar, divulgar um novo produto ou um novo serviço, por exemplo.

Por outro lado, um número gigantesco de páginas são abandonadas ou não trazem os resultados esperados por uma série de fatores. Dentre eles, o mais importante e recorrente é a falta de conteúdo rico e atualizado.

Qual a importância de um conteúdo rico para um site?

Quando um site na internet tem um conteúdo rico, de qualidade e relevante, as pessoas têm razões para acessá-lo, consumir o que desejam e até se tornarem clientes. Não é à toa que existe um ditado no marketing de conteúdo que diz que “Conteúdo é Rei”.

A seguir, vamos entender melhor qual a real importância do conteúdo e como ele pode impactar o seu projeto. Acompanhe e saiba mais!

1. Informar ao público

Um dos principais objetivos de um conteúdo é informar o público alvo da empresa. Por exemplo; um site de dentista pode trabalhar com temas relativos a sua área, como dicas, prevenção e esclarecimentos sobre tratamentos dentários. Isso vai permitir, dentre outras coisas, que as pessoas que buscam sanar uma dúvida, por exemplo, se sintam atraídas a buscar mais informações pessoalmente e dar início ao seu tratamento.

2. Ajuda no ranqueamento

O Google é o maior e mais usado buscador, por isso, pode ter certeza que seu cliente vai estar lá. Sendo assim, ao criar conteúdo rico e atualizado o seu site será melhor posicionado e conseguirá aparecer entre os principais sobre o assunto, aumentando as chances de ser visto por quem está interessado.

Ranqueamento abrange uma série de fatores, tais como o uso correto de palavras-chaves, a otimização do site, SEO e o uso de CTA’s. Porém, a base de tudo o que se seguirá é um conteúdo de qualidade.

3. Divulgação nas redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para atrair pessoas. Vamos a outro exemplo; sua empresa vende aparelhos de som para carro e, em seu site, há uma seção com blog posts sobre como escolher o melhor e garantir a melhor manutenção.

Quando as pessoas gostam do que viram e compartilham isso em suas redes sociais, as chances de atrair outras que também estejam buscando tais informações são maiores. E, como já imaginamos, quanto mais visitantes, maiores as oportunidades de atrair clientes.

4. Gera conversão

Na maioria dos casos, a ideia por trás de um site é conquistar novos clientes, sendo assim, tudo o que é oferecido ali, em termos de conteúdo, tem esse como o objetivo final.

Ao criar um conteúdo rico e importante para as pessoas, elas terão muito mais confiança e segurança em adquirir o produto ou serviço que está sendo oferecido, pois sentem que você é autoridade no assunto. É isso que chamamos de conversão, ou seja, a tomada de decisão do visitante que o transforma em cliente.

5. Conteúdo é a base de qualquer estratégia

Tudo o que desejamos fazer em um site vai precisar de conteúdo: lançar uma campanha, anunciar um novo produto, os serviços oferecidos no consultório, as novidades que serão apresentadas em breve, dentre outras ideias.

Ou seja, é o conteúdo que está por trás dos posts no blog, dos compartilhamentos nas redes sociais, nas palavras-chave mais usadas, na construção da reputação online e na otimização das páginas.

Sendo assim, estamos falando da base de qualquer estratégia de marketing digital.    É a veia responsável por levar o “sangue” e manter a saúde de seu negócio online.

Conclusão

A importância do conteúdo rico é indiscutível, é ele que diferenciará o seu site de outros milhares, que fará com que seu negócio tenha destaque, enquanto outros são esquecidos. Por isso, se ainda não pensou sobre esse assunto, é melhor começar agora!

 

 

César Benítez García

Ler matéria completa
Indicados para você