[ editar artigo]

A importância do empreendedor falar inglês 🗣

A importância do empreendedor falar inglês 🗣

Falar um outro idioma é muito importante para diversas atividades, e para o empreendedor não poderia ser diferente. Neste texto, vamos destacar a importância de o empreendedor aprender inglês, quais os benefícios disso e como começar a estudar mesmo sem ter muito tempo disponível.

🔴 Por que é tão importante?
Hoje, o idioma inglês é muito mais do que um diferencial no currículo. O seu domínio pode abrir muitas portas, pois ele é um aliado para empreendedores que almejam expandir seus negócios, uma vez que ele pode auxiliá-los em pesquisas, a conhecer pessoas novas, e ajudá-los nos assuntos empresariais - como em conversas com profissionais estrangeiros, visitas a empreendimentos internacionais etc.

Falar essa segunda língua é quase uma obrigatoriedade imposta pelo mercado cada vez mais competitivo. A importância de falar inglês abrange todos os profissionais. Colaboradores, gestores, executivos, empresários e empreendedores precisam investir nessa língua para uma melhor performance, dentro e fora da organização. Portanto, a previsão é de que aqueles que não souberem se comunicar em inglês estarão mais propensos a encontrar dificuldades no mundo dos negócios.

🔴 Benefícios da segunda língua
Ser fluente em inglês é essencial, não importa suas aspirações na carreira. Se você atua no mundo dos negócios, fique de olho em nossas dicas!

1. Língua universal
Quem domina a língua inglesa consegue se comunicar praticamente em qualquer lugar do mundo. Em diversas áreas, a barreira do idioma é quebrada se as pessoas puderem se comunicar por meio de uma língua comum.

2. Facilidade no aprendizado
Algumas pessoas acham a língua inglesa complicada, mas comparando-a à língua portuguesa é perceptível sua simplicidade. Aumentando o seu contato com o inglês no dia a dia, você verá que as conjugações verbais são muito parecidas, o que facilita o processo de aprendizagem. Uma boa dica para “treinar” sua fluência nessa língua é ouvindo músicas, assistindo filmes e seriados, e até mesmo por meio da redes sociais. Mudar o idioma de aplicativos, e-mail e jogos contribui para o aprendizado. Treine seus olhos e ouvidos! Além disso, há vários cursos online que são excelentes opções para quem não tem tempo para aulas presenciais. Para aqueles que querem um aprendizado mais avançado, o intercâmbio é uma ótima alternativa.

3. Competitividade
Sabemos que a competição no mercado está cada vez mais acirrada. Portanto, saber o idioma inglês é a base para boa parte das áreas de atuação - ou seja, deixou de ser um diferencial.

Para estar à frente de seus concorrentes a boa fluência em inglês é fundamental. Do contrário, corre-se o risco de ser deixado para trás. Além disso, pesquisas apontam que 79% dos empreendimentos que investiram nesse idioma tiveram aumento nas vendas. Esse atendimento diferenciado também contribui para o aumento da satisfação de clientes.

4. Ampliar a atuação de mercado


Essa é uma das principais vantagens que a fluência em inglês pode trazer para o seu negócio. Se você está construindo uma rede de parceiros, quer expandir a sua atuação no mercado ou até mesmo abrir unidades no exterior, saber inglês fará toda a diferença.

O networking se torna bem mais fácil. Essa rede de contatos pode alavancar ainda mais seus negócios, visto que atualmente as relações são importantíssimas para o sucesso empresarial.

5. Ganhos mais altos
O idioma inglês também pode influenciar nos ganhos do seu empreendimento. Sabemos que profissionais que possuem fluência nesse idioma ganham mais do que os que não possuem. O que isso tem a ver com o seu negócio? Valorizar e manter profissionais que saibam se comunicar na língua inglesa pode aumentar o seu lucro, por exemplo, eles possuem mais desenvoltura para o fechamento de negócios com clientes estrangeiros. Dessa forma, podem aumentar sua carteira de clientes internacionais.

6. Ampliar seus conhecimentos

O conhecimento em inglês pode ajudá-lo na otimização de pesquisas. A possibilidade de expandir seus conhecimentos é muito maior, uma vez que há uma infinidade de conteúdos publicado em livros e na internet nesse idioma. Portanto, não se limite apenas aos conteúdos em português!

7. Destaque no mercado
É importante salientar que empreendedores que não investem na língua inglesa estão ficando para trás. Independentemente do nicho de mercado, somos observados e avaliados constantemente. Empreendedores que se comunicam fluentemente na língua inglesa podem transmitir mais credibilidade, confiança e segurança perante seus concorrentes.

Mas...Não tenho tempo!


Após essas dicas, provavelmente, você deve estar pensando em aprimorar a sua fluência em inglês, mas deve estar se questionando sobre o tempo e dedicação que essa atividade exige, além dos custos com cursos, material etc. Calma! É possível aprender a falar inglês sozinho ou gastando pouco. Para isso, existem aplicativos que podem ser baixados no celular para que você possa estudar nos intervalos, por exemplo. Além de cursos online que podem ser feitos de acordo com seu horário, tentar traduzir músicas e livros ou assistir programas em inglês também ajudam muito. O importante é deixar o comodismo de lado e se aprimorar cada vez mais! Afinal, para se conectar com pessoas de outras nacionalidades e fechar acordos importantes e até mesmo trazer inovações para sua empresa, o domínio da língua inglesa é crucial.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se você já utilizou algum método para aprender inglês.

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você