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A Psicologia de permanecer focado

A Psicologia de permanecer focado

Quando pensamos em quantas coisas estão competindo por nossa atenção agora, a lista parece interminável. De uma longa lista de tarefas a nossos telefones, e-mails, familiares e muito mais, parece quase impossível acompanhar. Embora a tecnologia moderna seja incrível e tenha ajudado muito a melhorar nosso mundo, existe o efeito colateral de sempre chamar nossa atenção.

Pense no seu telefone. É comum ver uma notificação após a outra aparecendo e nos distraindo das coisas que precisamos fazer. De repente, perdemos uma hora e temos muito trabalho pela frente. Isso continua a acontecer ao longo do dia e impossibilita avançar.

Você não está sozinho neste problema. O trabalhador de escritório de Empresa Média encontrará uma distração a cada três minutos😱. E uma pesquisa do Human-Computer Interaction Institute da Carnegie Mellon University diz que pode demorar quase 25 minutos para voltar ao trabalho após uma distração.

Basicamente, é fácil perder o foco e difícil recuperá-lo. Podemos não ter problemas com muito trabalho, mas sim com muitas distrações.

Como o cérebro escolhe o que focar

Durante o dia, seu cérebro está sempre ligado e tentando reunir e receber informações importantes. Isso significa que ele precisa classificar o ruído e decidir no que deseja focar. Isso é chamado de atenção seletiva e existem duas formas principais que vêm com ela:

  1.  Isso também é conhecido como foco voluntário e é um dos melhores tipos. Com esse foco, você está atento aos seus objetivos. Você tem uma visão mais ampla e apresenta um plano que a ajuda a chegar lá. Você sabe que seu telefone e e-mails a impedem de atingir essas metas, portanto, você as ignora. Você faz as coisas a tempo, se não antes.
  2. Este é mais um foco orientado a estímulos. Quando um pensamento começa a surgir em você ou uma notificação aparece no telefone e você se distrai, isso é um sinal de que você trabalha com o foco ascendente. Você tem que prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor, e não ao que merece mais atenção para você.

Qual é o problema aqui?

O objetivo final é se tornar um pensador de cima para baixo. Isso nos permite focar no que é importante e evitar todo o resto. Infelizmente, devido a nossos instintos naturais, muitas vezes somos focalizadores de baixo para cima. Força de vontade e foco são recursos finitos, o que significa que quanto mais distraído, mais difícil é voltar aos trilhos. E visto que focamos de baixo para cima, cada pequena coisa é suficiente para nos distrair de nossos objetivos.

Como a maioria de nós pode ser facilmente distraída por pequenas coisas como e-mails e notificações em nossos telefones, precisamos nos preparar para isso. Precisamos estar cientes disso e limitar a quantidade de distrações que temos durante o dia.

Desligar o telefone e ficar longe das redes sociais, por exemplo, pode ajudar a manter as distrações baixas, de forma que seu cérebro nem perceba que elas estão ali e você pode se concentrar no trabalho.

Há muitas coisas que estão adicionando ao nosso problema de foco e tentando desviar nossa atenção do que é importante. Essas notificações, esses e-mails e essas pequenas coisas conseguem nos atrair, mesmo que não sejam tão importantes. Pensamos que devemos apenas dar a eles alguns momentos de nossa atenção, mas não leva muito tempo para eles assumirem e então não fazemos nada durante o dia.

As notificações distraem tanto quanto as ligações telefônicas

No passado, não saberíamos que alguém estava tentando nos contatar em nossos telefones, a menos que tocasse. Isso era menos frequente porque a maioria das pessoas precisava de algo importante para falar antes de fazer o esforço, porque demorava algum tempo para uma conversa ao telefone.

Hoje, nossos telefones geralmente não tocam tanto. Mas podemos aqui um único bipe ou uma vibração para um texto, ou uma mensagem do Facebook. E dado que demoram apenas alguns momentos para o remetente, podemos receber muitos durante o dia.

Um estudo de três pesquisadores da Florida State University sugere que receber uma dessas notificações, por menores que sejam, pode nos distrair tanto quanto responder a uma mensagem de texto ou telefonema, mesmo que não respondamos.

Durante este estudo, havia cerca de 150 alunos que tiveram que completar um teste de desempenho de atenção sustentada. Durante este teste, os sujeitos recebem uma série de dígitos únicos em uma tela e um novo dígito aparecerá a cada segundo.

Nesse período, os alunos devem tocar no teclado cada vez que o dígito mudar, a menos que o novo dígito seja um 3. Cada pessoa fez o teste duas vezes. Na primeira vez, eles fizeram isso sem seus dispositivos para interrompê-los. Na segunda vez, eles poderiam ter seu telefone e os assistentes para o teste enviariam mensagens de texto ou fariam ligações para esses telefones.

Com isso, os pesquisadores constataram que o desempenho naquela avaliação seria prejudicado caso o aluno recebesse notificação audível em seu celular de qualquer tipo. Cada tipo de distração telefônica, fosse um telefonema ou uma mensagem de texto, era destrutivo para o desempenho deles. Não parecia importar se o aluno não atendesse o telefone ou ignorasse a mensagem de texto. Se eles receberam a notificação, eles ainda sabiam que a tinham e seu desempenho foi prejudicado.

Isso é revelador para o nosso foco e é um exemplo de como o pensamento de baixo para cima funciona. Algo tão pequeno quanto uma notificação de texto é suficiente para enviar nosso foco para fora da janela e pode prejudicar nosso desempenho.

Reconhecer isso e encontrar métodos para limitar o impacto que isso tem em nosso trabalho pode ser fundamental se você quiser melhorar seu desempenho no trabalho.

 

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Neander Edson Lourinho Santana
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👨‍💻Sou especialista em fazer com que pequenos negócios e empreendedores vendam todos os dias usando o poder da internet.

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