[ editar artigo]

Agora é a hora de tirar os contatos dos seus clientes da gaveta

Agora é a hora de tirar os contatos dos seus clientes da gaveta

Você possui um cadastro com informações dos seus principais clientes?  Se sim, eles podem te ajudar muito nesse momento, e se não tiver, pense em começar a fazer!

Muito se fala de fidelização e do quanto é importante manter contato regular com seus clientes. Afinal você já deve ter ouvido por aí do quanto o investimento para manter os cliente que você tem é menor, em relação ao que você gasta para atrair novos.

O relacionamento com seu cliente, vai muito além do vender, é um trabalho contínuo para mantê-lo interessado no que você diz e nos seus produtos e serviços, diante de tantas novidades e opções existem no mercado todos os dias. O mais difícil que é atrair ele até sua empresa, você já fez, agora o trabalho é não deixar ele ir embora.

Em tempos difíceis como o que estamos vivendo devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19), esses contatos fazem toda a diferença, pois é algo que está na sua mão, e é muito mais fácil vender para quem já te conhece, do que para alguém que ainda não sabe nada sobre sua empresa.

Grandes empresas investem pesado em CRM (que é como chamamos a gerência do relacionamento com o cliente), com sistemas automatizados, que fazem constantemente esse trabalho de relacionamento, enviando quase que diariamente informações como lançamentos de novos produtos, promoções e etc.

Para muitos pequenos empresários, fazer algo informatizado ainda é algo distante, devido ao investimento financeiro e de recursos humanos para tal tarefa. Mas mesmo com recursos reduzidos, o CRM pode sim ser realizado dentro do seu negócio, se tiver o cadastro do cliente com informações básicas como: Redes Sociais, Telefone, WhatsApp, e preferências. Eis aí a importância de se fazer o cadastro do seu cliente.

E agora aquele contato de WhatsApp vale ouro, pois as pessoas não estão saindo de casa, ou saindo com menos frequência para compras, então a tendência de novos clientes diminui.

Diante disso, se você não quer deixar de vender e mesmo com as portas fechadas, ou com o movimento reduzido, está disposto a trabalhar, fazer entregas, ou vender agora para entregar depois, pode apostar nesse relacionamento conquistado com seu cliente para não deixar de faturar nesses dias.

Segue algumas dicas de como usar esses contatos valiosos:

✔  Crie uma promoção ou uma campanha de vendas especial, lembrando de não oferecer algo além do que possa entregar, e que prejudique seu negócio;

✔ Você não precisa necessariamente fazer promoções, pode apenas divulgar os produtos/serviços que oferece;

✔ Escolha uma rede social para fazer essa divulgação direta: WhatsApp, Messenger do Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros.

✔ Tire um tempinho para mandar algumas divulgações personalizadas, ou seja, cliente por cliente, chamando ele (a) pelo nome, isso faz a diferença, e o (a) faz sentir-se especial. E se o seu negócio é pequeno você pode dedicar algumas horas do dia para isso.

✔ Ofereça um desconto especial para os clientes que indicarem sua empresa ou a divulgarem em suas redes sociais;

✔ Esse também é um bom momento para lançar um cartão fidelidade ou então um clube de vantagens da sua empresa;

✔ Utilize serviço de pronta entrega ou se organize com sua equipe para fazer esse trabalho, (com todo o cuidado e medidas de proteção recomendadas para a segurança de sua saúde e do seu cliente).

✔ Faça o pós venda, perguntando se o produto/serviço foi de agrado do cliente, e se colocando à disposição para auxiliar ou tirar dúvidas.

São dicas simples que dependendo do negócio que você tenha, podem ser aplicadas, ou adequadas conforme o perfil da sua empresa.

 

 

Sara Fernanda Moraes

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você