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Análise de Mercado: Definindo a Buyer Persona

Análise de Mercado: Definindo a Buyer Persona

Executar uma pesquisa de mercado não é uma tarefa fácil. Exige planejamento e seguir o cronograma à risca.

Esta é uma etapa de extrema importância para o seu negócio, afinal, um simples erro pode invalidar meses de trabalho.

Já imaginou coletar diversos dados de questionários, horas e horas de análises, para no fim oferecer seu produto ou serviço, para o público errado?

Continue lendo este artigo e ao final dele, você saberá:

▶ Como realizar uma pesquisa de mercado

▶ Como construir uma persona

▶ Como vender seu produto/serviço para o público correto

Prepare-se para colocar o seu projeto em prática!

Executando Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para obter o sucesso nas suas ações de marketing.

Quanto mais informações sua empresa tiver sobre o mercado, mais chances terão para identificar oportunidades e contornar imprevistos.

Neste artigo irei focar na pesquisa de mercado para micro e pequenas empresas, pois são as que mais têm dificuldade nesta etapa.

Defina seus objetivos

Para que sua equipe não se perca durante a execução, é importante que que o objetivo principal e os objetivos secundários, estejam bem claros.

Podemos usar como exemplo:

  • Objetivo principal: Compreender a jornada de compra da nossa persona, para identificar oportunidades de novos negócios.
     
  • Objetivo Secundário: Identificar os perfis de clientes que frequentam a loja, seus hábitos e o que os motivam a comprar.

Estes objetivos já serão de grande ajuda para a sua equipe começar a coletar os dados.

Coletando Dados Primários 

Os dados primários são aqueles que não estão disponíveis, que serão  obtidos através de pesquisas qualitativas.

Estes dados ajudarão a equipe a obterem novas percepções sobre a persona, e talvez ter que adaptar a pesquisa.

Neste momento entram os questionários, pesquisas em grupo, cliente oculto, etc.

Coletando Dados Secundários

A pesquisa de dados secundários consiste em consultar pesquisas que já foram realizadas.

É importante consultar órgãos confiáveis, normalmente eles divulgam o método da pesquisa, assim é possível atestar a legibilidade da amostragem.

O SEBRAE realize diversos estudos sobre empreendedorismo, economia e assuntos relacionados, que podem ser acessados neste site.

Criando sua Persona

É preciso entender que persona é diferente de público-alvo. O primeiro é a representação fictícia do cliente ideal. Já o segundo, representa o grupo que se deseja atingir.

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, contendo histórias pessoais, motivações, sonhos, desafios e dores. 

Público-alvo é a massa que consome seu produto ou serviço, e para quem sua empresa direciona a comunicação. É um grupo de pessoas com características similares, como: escolaridade, objetivos, interesses etc.

persona será criada após as pesquisas qualitativas, onde sua equipe encontrará um padrão e definirá o perfil ideal de comprador.

Quanto mais informações obtiverem, mais chances de adequar o seus produtos as necessidades da persona.

Mapa de empatia

Com o auxílio deste mapa, é possível compreender todo o comportamento da sua persona.

O que ela vê como vantagem, e como seu produto pode ajudá-la. Quais são as suas dores, e como seu serviço lhe ajuda a resolvê-las.

Como os amigos e colegas influenciam seus hábitos, e neste momento, sua empresa pode identificar quem são os influenciadores e tomadores de decisão.

Tendo estas informações, sua estratégia terá resultados mais expressivos.

Vendendo para o público certo

Agora você já sabe quem são seus potencias compradores, e isso vai fazer com que você tem um CAC(Custo de Aquisição de Clientes) muito menor.

Tente ser o mais detalhado possível, quanto mais você compreender a sua persona, mais chances terá de oferecer a melhor solução no momento certo. 

Com estas informações, você saberá:

  • quais redes sociais sua persona utiliza; 
  • quais marcas ela se relaciona;
  • como ela se comporta;
  • qual a comunicação será mais persuasiva;
  • temas que chamam a sua atenção;
  • entre outras informações valiosas.

Lembre-se, quanto mais assertivo você for na sua comunicação, maior será o ROI da sua campanha.

O SEBRAE possui um manual completo sobre o assunto, que pode ser acessado aqui. Nele é possível entender cada etapa do processo.

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Matheus Silva
Matheus Silva Seguir

Fã de mídia social. Geek. Experiência com Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Aspirante a programador.

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