Executar uma pesquisa de mercado não é uma tarefa fácil. Exige planejamento e seguir o cronograma à risca.
Esta é uma etapa de extrema importância para o seu negócio, afinal, um simples erro pode invalidar meses de trabalho.
Já imaginou coletar diversos dados de questionários, horas e horas de análises, para no fim oferecer seu produto ou serviço, para o público errado?
Continue lendo este artigo e ao final dele, você saberá:
▶ Como realizar uma pesquisa de mercado
▶ Como construir uma persona
▶ Como vender seu produto/serviço para o público correto
Prepare-se para colocar o seu projeto em prática!
Executando Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental para obter o sucesso nas suas ações de marketing.
Quanto mais informações sua empresa tiver sobre o mercado, mais chances terão para identificar oportunidades e contornar imprevistos.
Neste artigo irei focar na pesquisa de mercado para micro e pequenas empresas, pois são as que mais têm dificuldade nesta etapa.
Defina seus objetivos
Para que sua equipe não se perca durante a execução, é importante que que o objetivo principal e os objetivos secundários, estejam bem claros.
Podemos usar como exemplo:
- Objetivo principal: Compreender a jornada de compra da nossa persona, para identificar oportunidades de novos negócios.
- Objetivo Secundário: Identificar os perfis de clientes que frequentam a loja, seus hábitos e o que os motivam a comprar.
Estes objetivos já serão de grande ajuda para a sua equipe começar a coletar os dados.
Coletando Dados Primários
Os dados primários são aqueles que não estão disponíveis, que serão obtidos através de pesquisas qualitativas.
Estes dados ajudarão a equipe a obterem novas percepções sobre a persona, e talvez ter que adaptar a pesquisa.
Neste momento entram os questionários, pesquisas em grupo, cliente oculto, etc.
Coletando Dados Secundários
A pesquisa de dados secundários consiste em consultar pesquisas que já foram realizadas.
É importante consultar órgãos confiáveis, normalmente eles divulgam o método da pesquisa, assim é possível atestar a legibilidade da amostragem.
O SEBRAE realize diversos estudos sobre empreendedorismo, economia e assuntos relacionados, que podem ser acessados neste site.
Criando sua Persona
É preciso entender que persona é diferente de público-alvo. O primeiro é a representação fictícia do cliente ideal. Já o segundo, representa o grupo que se deseja atingir.
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, contendo histórias pessoais, motivações, sonhos, desafios e dores.
Público-alvo é a massa que consome seu produto ou serviço, e para quem sua empresa direciona a comunicação. É um grupo de pessoas com características similares, como: escolaridade, objetivos, interesses etc.
A persona será criada após as pesquisas qualitativas, onde sua equipe encontrará um padrão e definirá o perfil ideal de comprador.
Quanto mais informações obtiverem, mais chances de adequar o seus produtos as necessidades da persona.
Mapa de empatia
Com o auxílio deste mapa, é possível compreender todo o comportamento da sua persona.
O que ela vê como vantagem, e como seu produto pode ajudá-la. Quais são as suas dores, e como seu serviço lhe ajuda a resolvê-las.
Como os amigos e colegas influenciam seus hábitos, e neste momento, sua empresa pode identificar quem são os influenciadores e tomadores de decisão.
Tendo estas informações, sua estratégia terá resultados mais expressivos.
Vendendo para o público certo
Agora você já sabe quem são seus potencias compradores, e isso vai fazer com que você tem um CAC(Custo de Aquisição de Clientes) muito menor.
Tente ser o mais detalhado possível, quanto mais você compreender a sua persona, mais chances terá de oferecer a melhor solução no momento certo.
Com estas informações, você saberá:
- quais redes sociais sua persona utiliza;
- quais marcas ela se relaciona;
- como ela se comporta;
- qual a comunicação será mais persuasiva;
- temas que chamam a sua atenção;
- entre outras informações valiosas.
Lembre-se, quanto mais assertivo você for na sua comunicação, maior será o ROI da sua campanha.
O SEBRAE possui um manual completo sobre o assunto, que pode ser acessado aqui. Nele é possível entender cada etapa do processo.
Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários. Ele pode ser útil para seus amigos e clientes, então compartilhe nas suas redes sociais.
Fã de mídia social. Geek. Experiência com Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Aspirante a programador.