[ editar artigo]

Ano novo começou! Você já está pronto para ele? Como está o planejamento?

Ano novo começou! Você já está pronto para ele? Como está o planejamento?

 

Caso não esteja pronto, PLANEJAMENTO é a palavra-chave, afinal, quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve. Mas, depois não reclame do destino e nem da viagem!

Você já refletiu quais conquistas quer ter quando finalizar este novo ano? Saiba que quanto mais cedo planejar e der os primeiros passos, maiores serão as suas chances de sucesso.

Antes de pensar em metas para a empresa, reflita sobre suas metas pessoais e cuide de você. Para seu negócio e sua equipe terem sucesso, é necessário que o líder delas esteja bem, ou seja, saudável, motivado e pronto para enfrentar desafios e explorar oportunidades.

Pensando em lhe ajudar nesta jornada do planejamento, confira a seguir 6 passos essenciais para lhe aproximar das suas conquistas ao final deste ano:


1) Primeiro de tudo, tenha propósito para iniciar o planejamento, as metas fazem conexão com sua visão, missão e valores. Tem relação com aquilo que lhe dá tesão, que motiva, que lhe tira da zona de conforto.


2) Para iniciar o planejamento estabeleça suas metas, de tal forma que possa mensurá-las e que elas sejam específicas, relevantes, temporais e alcançáveis (mas que te desafiem). Utilize o método SMART para isso!


3) Defina como vai alcançar as metas, ou seja, faça seu plano de ação (utilize a metodologia 5W2H);


4) Tenha atitude! Lembre-se que planejamento sem ação não passa de sonho, feito é melhor que perfeito, então, é importante ter atitude e agir. Não fique esperando o cenário ideal, ele pode nunca aparecer, comece com o que tem.

5) Não se mede o que não se gerencia e não se gerencia o que não se mede. Monitore os resultados, tenha indicadores de resultados, altere de forma proativa a rota se necessário, erre e corrija rápido.

6) Aprenda com os erros, eles são a base dos acertos, errar não é ruim, o que não é bom é deixar de tentar por medo de fracassar (autossabotagem). Lembre-se também de comemorar cada conquista, por menor que seja, isso vai lhe ajuda a se automotivar.

Quer uma ajudinha para fazer o planejamento do seu negócio para vender mais? Conheças as ferramentas gratuitas, práticas e visuais para fazer o Planejamento de Marketing e o Planejamento de Vendas para 2021. 

Blog

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!

Ler conteúdo completo
Indicados para você