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Ano novo, loja nova. Quer dar um up na sua loja física e atrair mais clientes?

Ano novo, loja nova. Quer dar um up na sua loja física e atrair mais clientes?

O varejo físico tem vivenciado períodos desafiadores nesses últimos anos. Entre as principais causas de queda nas vendas dos lojistas podemos destacar:

  • A crise econômica;
  • O avanço das mídias digitas e do comércio eletrônico;
  • A concorrência local desleal com preços agressivos; entre outros motivos.

Se você é comerciante e está cansado dessa fase de sobrevivência que parece não ter fim, então fique comigo até o final. Selecionei, neste artigo, insights poderosos para você começar a usar hoje mesmo e atrair mais clientes para seu negócio.

Preparado? Então me acompanhe!

Como atrair mais clientes para sua loja física em três simples passos:

1 - Prepare uma experiência incrível para seus clientes

Tente lembrar de algum momento de sua vida que marcou positivamente. Faça isso agora!

Talvez você tenha recordado do dia do seu casamento, de algum dia especial com seu parceiro amoroso ou, até mesmo, o nascimento do seu filho.

Sabe o que esses instantes têm em comum? A emoção.

Momentos com grande descarga emocional, seja ela boa ou ruim, tendem a ficar marcados na mente e voltar à tona quando relembrados.

Quando transportamos esse conceito para a área de vendas de produtos e serviços, temos como resultado uma mistura poderosa de persuasão e conversão! Guarde essa frase com você:

“As pessoas compram com emoção e justificam com a lógica!”

Criar uma experiência incrível de compra fará com que você aumente a retenção de clientes, além de torná-los defensores assíduos do seu negócio.

Analise junto com sua equipe o que vocês poderiam fazer para tornar a experiência dos seus clientes mais emotiva e marcante em sua loja.

Para isso vale anotar algumas dicas:

  • Faça pesquisas para conhecer os gostos e comportamentos do seu público-alvo;
  • Liste todas as datas comemorativas relevantes e prepare algo criativo. Não esqueça o aniversário de sua loja e dos seus clientes;
  • Crie pequenos eventos em sua loja, mas faça uma boa divulgação;
  • Prometa o que você poderá cumprir e garanta um atendimento de outro nível;
  • Se você fizer o que ninguém está fazendo, terá os resultados que ninguém está colhendo.

Uma boa experiência de compra é fundamental para tirar seu negócio do comum, mas esse é só o primeiro passo.

2 - Não fuja do óbvio! Invista em Marketing

Muitos lojistas alimentam a ilusão de que seus resultados em vendas estão ligados ao desempenho dos seus vendedores. Para eles, a ideia mais lógica seria trocar o vendedor.

Estão errados! Ignorar o óbvio e o básico é o caminho mais rápido para o fracasso.

O Marketing é a parte mais importante de um negócio. Se você não tem um bom fluxo de clientes, não adianta ter o melhor vendedor do mundo. Concorda?

Veja agora, duas táticas de Marketing que você precisa revisar urgentemente:

  • Reveja seu Marketing Tradicional

Em um negócio físico é de suma importância ter uma estratégia de divulgação em mídias tradicionais. Se você não está atingindo os resultados desejados, então a primeira coisa que precisa fazer é rever suas ofertas e a comunicação, não necessariamente os canais.

Uma dica poderosa - e que provavelmente você não está fazendo - é:

Faça parcerias locais com outros negócios ou profissionais que ofereçam produtos ou serviços que complementem os seus.

Só essa tática é capaz de dobrar sua capacidade de Marketing, pois agora você terá duas frentes de divulgação, e o melhor, na maioria das vezes você não gastará nada a mais por isso.

  • Comece a trabalhar seu Marketing Digital

Não dá mais para ignorar o poder da internet e do Marketing Digital. Nem preciso citar dados para provar a influência que ele tem em capturar a atenção e envolver as pessoas, basta refletir o que levou você a ler esse artigo até aqui!

Para que você comece a experimentar de verdade o poder do online e aproveitar as oportunidades que você está deixando passar, selecionei três dicas certeiras:

(1) Tenha uma página no Facebook e Instagram

Ter um perfil profissional nas redes sociais é de suma importância para gerar credibilidade para sua marca. Lembre-se que as pessoas compram só de quem elas confiam!

  • Invista em fotos profissionais. E não se engane, seu celular provavelmente dará conta do recado;
  • Tenha uma pessoa responsável para criar os conteúdos e postar com regularidade;
  • Respeite e responda todos os comentários dos seus clientes.

(2) Mapeie grupos no Facebook

Uma estratégia gratuita - que gera muito resultado se for bem planejada - é participar de grupos locais no Facebook. Aqui não tem mistério, veja só:

  • Faça uma lista de todos os grupos locais em que seu público-alvo esteja;
  • Analise os que tiverem uma boa quantidade de membros, de engajamento e participe;
  • Fique atento às políticas de cada grupo - a intenção não é fazer spam, mas auxiliar as pessoas e ser notado;
  • Eventualmente, você poderá compartilhar postagens da página da sua empresa nos grupos e, até mesmo, suas ofertas, mas sempre ajude bastante antes de pedir algo.

(3) Cadastre seus produtos nos Marketplaces

Se você nunca vendeu pela internet, recomendo que inicie por meio dos Marketplaces.

Eles são grandes sites que disponibilizam toda infraestrutura necessária para que pequenos, médios e grandes lojistas consigam vender na internet, mesmo sem conhecimentos prévios.

São grandes escolas de vendas online e você aprenderá muito na prática. Coloquei aqui abaixo cinco Marketplaces que você deve conhecer. Eles estão na ordem recomendada:

Todos esses sites recebem milhões de acessos todos os dias e a quantidade de vendas realizadas diariamente por eles é absurda. Não deixe de conferir!

Caso você tenha interesse, neste outro artigo - aqui mesmo da Comunidade Sebrae - eu explico em detalhes alguns motivos para você vender no Mercado Livre e dou algumas dicas adicionais!

3 - Os clientes não são infinitos, então fidelize e valorize os que você conquistar

Essa dica está intimamente ligada com a primeira.

À medida que você gera uma boa experiência de compra, terá a possibilidade de vender várias vezes ao mesmo cliente. Mas, além disso, ainda tem outro detalhe que você precisa considerar!

Procure aumentar o ticket médio de suas vendas com os mesmos clientes fazendo Up-sell e Cross-sell. Vou explicar melhor!

Up-sell é uma estratégia que visa o aumento do valor da compra por meio da adição de um produto qualquer. Já o Cross-sell tem uma diferença sutil, o intuito também é oferecer produtos adicionais, porém eles devem ser complementares ao que o cliente já escolheu.

Todas as duas técnicas são feitas por indicação dos vendedores treinados!

As redes de Fast Food fazem isso com maestria e você nem deve perceber. Ao pedir um Hambúrguer, o funcionário já está preparado para oferecer uma oferta irresistível de Milk Shake e Batatas.

Muitas pessoas aceitam e até gostam. Eu sou uma delas!

Experimente essa estratégia, mas treine bem seus vendedores antes de aplicá-la! Só cuide para não ser chato e insistente, pois isso pode destruir o gosto da compra.

Enxergue cada tópico acima como um pilar de seu negócio

Sendo assim, é fundamental que você aplique cada um deles como parte de uma grande transformação.

Se esforce para atualizar seu negócio e, também, a mentalidade de toda sua equipe. Não adianta nada você usar recursos modernos, mas gerenciá-los com uma mentalidade antiga!

Se você curtiu esse artigo ou tem outras dicas a acrescentar, deixe seu comentário aqui abaixo! E continue navegando nos outros conteúdos aqui da Comunidade Sebrae.

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