[ editar artigo]

Ansiedade: como controlar!

Ansiedade: como controlar!

ANSIEDADE. Seria o mau do século?

Você é ansioso ou você está ansioso? Ser e estar são coisas diferentes.

Podemos dizer que a ansiedade é algo que faz parte do ser humano. É um estado emocional ligado a algum tipo de evento, este normalmente sendo um evento que ainda não aconteceu. Sofremos por ansiedade pensando num futuro que não sabemos se acontecerá, mas formulamos situações e possibilidades na nossa cabeça imaginárias, e elas quase nem sempre são positivas.

Como saber se sua ansiedade está num padrão que precisa ser observado? Perceba se você fica ansioso perante algumas situações esporádicas ou se sua ansiedade é desde quando acorda até ir dormir; ou, não chega a dormir de tanta ansiedade.

Quando damos foco a algo, este se expande. Se ficarmos conectados, ligados e preocupados com esse padrão que muitos gostam de chamar de “patológico”, maior será o tamanho que este conflito irá fazer parte dos nossos dias.

O ser humano adora sofrer por antecipação. Vivemos sofrendo por um passado que não existe mais e por um futuro que nem sabemos se acontecerá. O momento presente é deixado de lado porque ligamos o modo “robô”, automático de ser e nossos dias são vividos muito pouco no momento PRESENTE.

Vou dar um exemplo: se eu perguntar qual foi o tempo que você tomou banho hoje? Qual era o cheiro do sabonete? Qual a temperatura da água, quantas vezes mastigou no seu almoço, que cor era a pasta de dente? Muitas das situações do dia a dia, da nossa rotina são levadas no automático.

Estamos programados a realizar tudo pensando no próximo passo. Tomar banho pensando no projeto que preciso entregar, comer vendo TV e ouvindo que a economia está indo mal, e já pensando em ligar para meu gerente ver minhas finanças e não esquecer de pagar o boleto da escola do filho. Percebem o quanto nossa cabeça adora nos colocar em alucinações? Sim, por que se não são FATOS são situações imaginárias.

O ser humano é uma máquina extremamente perfeita, mas possui mente e espírito e isso complica as coisas.

                                                                                                              Daniel Grosjean.

 

Ele quer dizer que somos enganados pela nossa mente, nem sempre o que pensamos é algo que nos traz algo de positivo. Veja: quando você quer começar uma dieta, está focado nisso, chega em casa e sua mulher fez um bolo de chocolate maravilhoso, você come 5 pedaços. Entende como nos sabotamos? Se nós mesmo queremos a dieta, e nós mesmos comemos o bolo que nos engorda, quem é o vilão? Nossa mente.

Somos programados por crenças desde pequenos, desde a infância, por nossos pais, avós.

Uma sociedade cheia de moldes e padrões. Esses moldes na nossa vida adulta de hoje podem não fazer mais sentido, mas estamos condicionados a isso por acreditar ser o certo. Mas será que é isso que o deixa feliz? Isso que te traz paz?

Primeiro passo é reconhecer os padrões que nos limitam, entender que eles existem e estar disposto a reprogramá-los. Esses padrões geram bloqueios na nossa mente, e muitas das coisas que nos culpamos e julgamos por não conseguir. Na verdade não parte só da nossa vontade de fazer diferente, mas sim de um padrão a qual temos que apertar RESET.

 

Ramayana Hoffelder

Blog

Comunidade Sebrae
Ramayana Hoffelder
Ramayana Hoffelder Seguir

Fisioterapeuta, Atualmente trabalho com terapias baseadas na física quântica. Formação em Reprogramação Biologica®️ e Microfisioterapia. Sou professora Licenciada de Reprogramação Biológica®️ em Curitiba.

Ler conteúdo completo
Indicados para você