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Ações no Brasil e no mundo fazem a diferença em meio a pandemia da Covid-19

Ações no Brasil e no mundo fazem a diferença em meio a pandemia da Covid-19

Portas fechadas e delivery a todo vapor. Essa foi a principal estratégia que bares, restaurantes, confeitarias e demais estabelecimentos gastronômicos usaram nesse último mês. A pandemia do Coronavírus tem afetado tanto esse setor, que de todos os estabelecimentos fechados no país, esse é o segundo segmento mais prejudicado no momento.       

Porém, existem iniciativas que estão fazendo a diferença para os micro e pequenos empresários. Campanhas como #apoieumrestaurante, #brindedobem, #ajudeumbuteco e #menudoamanha são as hashtags que têm dado uma grande ajuda aos bares e restaurantes que não sabem mais para onde recorrer durante essa crise.

Entenda essas campanhas

Grandes empresas tiveram a ideia de promover campanhas para ajudar estabelecimentos que estivessem passando dificuldade durante a quarentena. A ideia geral é agilizar a movimentação da economia desses locais agora, para assim promover uma futura experiência gastronômica para clientes que comprarem essa ideia.

O projeto Apoie um Restaurante por exemplo, tem como proposta inicial ajudar com a venda de vouchers para manter a clientela fiel mesmo no isolamento. Mesmo fechados, os restaurantes terão os caixas ativos já que de forma online apresentarão o melhor combo que eles têm a oferecer aos consumidores para participar da campanha. O responsável  deve se cadastrar gratuitamente no site, apoieumrestaurante, e o consumidor ao ver  as opções pegará um voucher de R$100 para consumir presencialmente, no final da quarentena, pagando apenas R$50.

O Grupo Heineken promove o movimento "Brinde do bem", que é uma iniciativa para ajudar os bares do país durante a pandemia da COVID-19. O intuito é incentivar os empresários a manter os empregos, pagamentos e salários dos funcionários em dia. E para ajudá-los, o grupo dobrará os valores computados  no site brindedobem, no período de 3 de abril até 31 de maio de 2020. Para participar, basta o dono preencher um cadastro no site e criar gratuitamente uma campanha de arrecadação para seu bar. O cliente poderá escolher um estabelecimento e contribuir com valores já definidos na página, que são R$25, R$50, R$75 e R$100. O valor será revertido em consumação e os produtos poderão ser pegos no bar assim que a situação pandêmica normalizar.

A Bohemia é mais uma marca que criou uma campanha para ajudar bares e botecos nesse período tão difícil. O intuito dessa campanha "Ajude um buteco"é diferente: as vendas de vouchers poderão ajudar a reerguer mais de 15 mil bares após o período de quarentena. O objetivo é arrecadar R$50 milhões por meio de vendas de vouchers de R$25, R$50 ou R$100. A marca custeará 20% do valor doado e a campanha deve permanecer ativa até o dia 10 de maio. Todo o valor arrecadado será dividido em partes iguais entre todos os bares e botecos participantes, e para fazer parte da campanha é só acessar o site ajudeumbuteco para realizar a doação ou fazer inscrição para se beneficiar.

 
O #MenudoAmanhã é uma iniciativa que propõe ao cliente comprar um voucher antecipado de R$100 para assim receber R$150, ou seja R$50 será de benefício, para aproveitar as opções do cardápio de bares cadastrados. Toda a consumação só poderá ser feita após os estabelecimentos voltarem ao atendimento normal. Os vouchers devem ser apresentados fisicamente nos bares de escolha e o valor pode ser revertido em qualquer drink ou prato durante o período de 12 meses após feita a compra. A iniciativa criada pelo site Gaspa Indica, em parceria com o Suflex, tem o objetivo de ajudar os restaurantes a manterem um caixa com fluxo financeiro em tempos de baixo movimento.Todo o valor arrecadado é direcionado integralmente para os restaurantes participantes e o projeto reúne estabelecimentos de quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.  

 Além dessas campanhas, existem outras formas para um estabelecimento se reerguer. E em meio às opções do momento, o sistema de delivery é um dos que mais tem crescido e dado resultados positivos aos empresários nos últimos tempos. Empresas do setor gastronômico tem apostado muito nesse serviço e em outras estratégias que estão proporcionando um crescimento do negócio, essas estão sendo soluções inovadoras que estão permitindo a reinvenção do estabelecimento. Conheça esses cases de sucesso pelo Brasil e pelo mundo.


Sucesso em vendas mesmo em crise

Pensando em uma alternativa para continuar no mercado mesmo que em quarentena, a empresa de buffet Scardua Eventos, que teve a agenda de março e abril adiada por não haver eventos sociais e corporativos neste período da pandemia, lançou o kit  “Fique em Casa, Fique Bem”. Com o intuito de oferecer uma comida afetiva e inclusiva, a empresa demonstrou carinho e afeto através dos seus alimentos, entre eles as foccacias e a tortinha vegana de chocolate. Os sabores das foccacias, por exemplo, foram carinhosamente apelidados de cafuné, beijo, abraço e aperto de mão. Com um produto saboroso e aqui ainda passa uma mensagem de afeto, a empresa conquistou a clientela e já é um sucesso de vendas.         

Outro case de reinvenção neste período de crise vem diretamente do México. Com o fechamento dos restaurantes do país, 4 chefes mexicanos renomados, Jorge Vallejo, Edgard Nuñez, Eduardo García e Luis Robled criaram o projeto "En tu Casa en 8 Manos", um serviço que permite que os clientes tenham uma experiência de restaurante em suas casas com um menu degustação feito a 8 mãos por grandes cozinheiros. No restaurante, o cliente pega o kit com as preparações todas prontas ou quase finalizadas, e aí neste caso o consumidor terá que colocar a mão na massa para o alimento ficar ainda mais fresco e apetitoso, e com a bebida de escolha na mão, ele sai com o menu completo para viver uma grande experiência gastronômica em seu lar. 

No Chile, os chefes Benjamin Nast e Gustavo Sáez se uniram para produzir uma experiência parecida com a dos mexicanos. A dupla montou kits incluindo bebida, sobremesa e um manual com instruções de montagem, preparações e até harmonizações ideais para os pratos, o que foi um diferencial que atraiu os chilenos. A intenção dos chefes é que  os clientes tenham uma experiência gastronômica no conforto de casa, como se o restaurante fosse levado até eles.     

Com essas campanhas e esses cases de sucesso que podem te inspirar, com certeza o seu negócio se sairá bem após essa crise mundial. Leita também o texto: enfrentar a crise do Coronavírus pode melhorar seu negócio . É mais um material feito pela Comunidade Sebrae que tem a oferecer muitas dicas para que a sua empresa continue firme no mercado.

Neste período de crise, a criatividade é um grande diferencial para que a sua empresa se reerga. Siga fazendo seu trabalho, busque inspirações para o seu negócio e se vincule a campanhas como essas em que grandes marcas estão dando o incentivo para que micro e pequenas empresas tenham benefícios na pandemia. Boa sorte nos seus negócios. A comunidade Sebrae continua junto com você!

Se você tiver dúvidas, questionamentos ou quiser direcionamento de como agir no seu negócio, em meio ao Coronavírus, entre em contato com nossa equipe, através dos canais digitais abaixo.

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