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App de delivery é uma boa solução para meu negócio?

App de delivery é uma boa solução para meu negócio?

Usar novos meios para vender pode ser uma boa ideia para aumentar os lucros da empresa, principalmente usando a tecnologia. Um dos caminhos encontrados por muitos empreendedores é o uso de aplicativos de delivery que trouxeram mais praticidade e rapidez na hora de fornecer produtos e serviços aos clientes.

Como funcionam os aplicativos de delivery?


As plataformas de delivery online funcionam por meio de sistemas inteligentes que transmitem os dados dos clientes às empresas a fim de tornar o serviço mais rápido e eficiente. Para que o aplicativo funcione, o consumidor precisa apenas se cadastrar e digitar o CEP para encontrar os estabelecimentos mais próximos e escolher a melhor opção.

Para as empresas que querem aderir ao aplicativo, é preciso fazer o registro no aplicativo escolhido e preencher informações sobre a empresa, como formas de pagamento, horário de funcionamento, tempo estimado de entrega e incluir um catálogo com os produtos e serviços ofertados.

O que eu preciso para montar um delivery?
Uma das coisas básicas na hora de montar um sistema delivery é escolher a plataforma que mais se adequa ao perfil da sua empresa. Além disso, você deve investir nos funcionários que irão organizar e repassar os pedidos aos que irão executar a tarefa e, também na frota que fará as entregas, podendo ser sua ou terceirizada.

Por que devo cadastrar minha empresa em um aplicativo delivery?


De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, 81% dos consumidores utilizam ou já utilizaram aplicativos para fazer pedidos de produtos ou serviços. Os usuários preferem utilizar os aplicativos por alguns motivos, como a facilidade do processo, a comodidade e, principalmente, por não precisar falar ao telefone.

Uma das vantagens de ter o seu cliente a um clique de distância é o alcance do público. Hoje, muitas pessoas deixaram o telefone fixo de lado e passaram a utilizar o smartphone para várias funções. Como o mobile permite o acesso aos serviços disponibilizados pela internet, as empresas que estão presentes em um aplicativo delivery ficam muito mais próximos dos seus potenciais clientes. Isso permite que a sua marca se torne mais visível, poupando gastos com outros tipos de publicidade, por exemplo.

Estar bem avaliado nos aplicativos de delivery também é possível atingir aquele consumidor que não sabe o que quer e está “passeando” pelo aplicativo e escolhe o seu produto ou serviço de acordo com a opinião de outros consumidores.

Outro benefício encontrado nos aplicativos de delivery é a rapidez do processo. Como o seu cliente não precisa telefonar para fazer o pedido, você não corre o risco de ele desistir pela demora do atendimento. Por exemplo, nos pedidos feitos em restaurantes, o cliente pode escolher o seu prato de acordo com as categorias pré-definidas no aplicativo, como ingredientes, entradas, monte o seu prato, extra etc. Depois, é só enviar o pedido e receber a notificação desde o preparo do pedido até a hora da entrega. Além disso, o pedido realizado por meio do aplicativo diminui o risco de mal-entendido por parte do funcionário, pois é o cliente que seleciona as opções que deseja. Caso haja contestações, a solicitação do pedido estará registrada no aplicativo para verificação.

Para evitar reclamações do tipo “não foi isso que pedi”, é preciso que o cardápio online seja bem detalhado e, principalmente, que a foto do produto não seja enganosa. Assim, o cliente sabe exatamente o que vai receber em sua casa, evitando frustrações.

Os aplicativos também permitem maior segurança na hora do pagamento. Como ele pode ser feito por meio da própria plataforma, o processo se torna mais prático e seguro, pois você recebe o pagamento antes mesmo da entrega.

Além disso, o gerenciamento dos produtos e serviços pode ser feito de uma maneira mais rápida e eficaz. Dessa forma, você pode economizar tempo e dinheiro com impressão de cardápios ou catálogos quando fizer alterações.

Desvantagens
Na hora de decidir se o aplicativo de delivery é uma boa solução para o seu negócio, é preciso levar em conta alguns pontos. Para que você não perca aqueles consumidores que não possuem um smartphone que suporte aplicativos ou até mesmo aqueles que preferem pedir produtos da forma tradicional, é fundamental traçar algumas estratégias que atendam os diversos públicos.

Outro fator a ser analisado é que a maioria das plataformas dos aplicativos tem um padrão preestabelecido, ou seja, os produtos e serviços são exibidos com a mesma padronização. Como você não pode inovar muito na apresentação do seu layout, é fundamental trabalhar na apresentação e qualidade dos produtos. Além disso, o branding deve ser muito bem alinhado!

Para se manter cadastrado em um aplicativo de delivery, você vai precisar fazer o pagamento de comissões por venda e, em alguns casos, o pagamento de mensalidade e de adesão. Porém, como a maior parte dos consumidores já aderiu a essa forma de pedidos, o custo/benefício para a sua empresa pode ser positivo.

Como os aplicativos de delivery fazem parte da nova forma de consumo entre as pessoas, a concorrência também está aumentando, certo? Há delivery que se destaca exclusivamente na categoria de gastronomia e outros que têm operações estendidas para pedidos realizados em supermercados, farmácias, lojas etc. Por isso, é preciso fazer um bom planejamento e gestão da marca a fim de apresentar os melhores produtos e serviços e se destacar da concorrência.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se a sua empresa já aderiu ao aplicativo de delivery. 🙂

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