[ editar artigo]

Aprenda as cinco lições de Marketing Digital da Netflix

Aprenda as cinco lições de Marketing Digital da Netflix

A Netflix simplesmente identificou um problema de milhões de pessoas, e criou uma das melhores soluções dos últimos tempos. Para acabar com aquele passeio mecânico pelos canais de TV e com longos minutos de propaganda “non grata”, a plataforma usou e abusou de estratégias de Marketing Digital para alcançar o status que possui hoje.

Criada em 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, a empresa se tornou um sistema de indicação personalizada de séries e filmes, baseada nas preferências de cada usuário. Antes disso, no entanto, passou por diversas fases, atuando inclusive como locadora de filmes.

Com mais de 100 milhões de assinantes pagantes e uma expressiva expansão internacional, a empresa possui um desempenho de deixar qualquer empreendedor admirado. Pensando nisso, vou pontuar 5 lições de marketing digital da Netflix que deveriam ser utilizadas em todas as empresas.

1 – Utilizar as redes sociais da sua empresa

A equipe de gerenciamento de mídias sociais da Netflix é de aplaudir de pé. O time não só conhece, como entende o público, e faz uso de diversas oportunidades de diálogo com maestria.

Os números são de cair o queixo: 44 milhões de seguidores no Facebook, 4 milhões de seguidores no Twitter americano e 2,5 milhões de inscritos no Youtube. As estratégias são específicas para cada plataforma e sua respectiva audiência, visando sempre melhorar o engajamento do público.

Além disso a plataforma busca sempre estar atualizada com as tendências, como os memes do momento, vídeos que viralizaram na semana e até da realidade política do país.

2 – Conhecer seu público

Mesmo possuindo conteúdo para todas as preferências, a Netflix busca aumentar a diversidade linguística dos seus filmes e séries. A plataforma conta com animações infantis e adultas, animes, documentários e tudo mais que possa satisfazer todos os seus clientes. Conhecer exatamente o que seu público gosta, suas necessidades e a sua realidade é fundamental para o sucesso do seu negócio.

3 – Saber se comunicar de forma eficiente com os clientes

Uma das maiores estratégias de marketing digital da Netflix é a comunicação com seus clientes. Ela precisa ser feita de acordo com o seu tipo de público, que será definido pelo seu tipo de negócio. Identificar o melhor meio de se comunicar com os clientes e de que forma eles respondem melhor é crucial para uma empresa.

4 – Atendimento eficiente e empático

Toda empresa precisa estar preparada para problemas que possam eventualmente surgir. O CEO da Netflix, Reed Hastings, notou que em diversos negócios os clientes detestam precisar ligar para o atendimento ou entrar em contato de alguma maneira. A razão é simples e conhecida por todos, na maioria das vezes é motivo de aborrecimento.

Para evitar ser mais um nesse mar de insatisfação, ele decidiu utilizar uma forma de atendimento diferente. Ao usar uma linguagem informal e moderna com seus clientes, a maioria dos casos de atendimento toraram-se até virais. Isso ajudou muito a publicidade da marca.

Outro ponto que acaba gerando problemas para os consumidores é o cancelamento de um serviço ou do produto. Pensando nisso, a Netflix tornou este processo muito fácil. É possível cancelar e renovar um contrato com apenas um clique. E se você se arrepender do seu cancelamento, voltar a contratar um plano é tão fácil quanto cancelá-lo.

5 – Conteúdo original

Aproximadamente 40% da plataforma são compostos por conteúdos originais da Netflix. Os investimentos em marketing de conteúdo são feitos de formas diferentes. O conteúdo do próprio produto é o principal responsável pela captação de leads e conversões.

A imensa variedade de conteúdos faz com que os usuários fiquem mergulhados em seu catálogo. A expectativa gerada no cliente é a de sempre receber algo de boa qualidade, por já conhecer sua marca e saber que é boa. Em resumo, a produção de conteúdo da plataforma é fundamental para o sucesso da empresa.

E aí, gostou dessas superdicas de Marketing Digital da Netflix? Continue navegando nosso site do Club Sebrae e confira muitos outros assuntos bacanas. 

Blog

Comunidade Sebrae
Gustavo Venancio
Gustavo Venancio Seguir

Fundador da Agência de Marketing Digital About Grow. Especialista em Google Ads

Ler conteúdo completo
Indicados para você