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ūüďć Aprenda como montar um PDV

ūüďć Aprenda como montar um PDV

Para vender mais é preciso mais do que ter um bom produto e um bom atendimento, é importante cuidar também do ponto de venda. Para isso, é sempre interessante contar com algumas dicas para deixar esse espaço organizado, funcional e agradável para os clientes. E é justamente isso que este artigo irá fazer. Vamos ensinar como montar, o que é preciso e quais erros evitar na hora de cuidar do PDV.

Primeiramente, √© preciso entender que o PDV diz respeito √† identidade visual, ou seja, se refere a todo cen√°rio montado para proporcionar uma experi√™ncia √ļnica aos consumidores. Alguns empreendedores preferem alugar um PDV, principalmente, quando o neg√≥cio ainda est√° em fase inicial.

Para que o empreendedor escolha a localiza√ß√£o ideal para instalar o PDV, √© preciso analisar alguns fatores, como a facilidade de acesso, visibilidade, perfil demogr√°fico da regi√£o e verificar a distribui√ß√£o geogr√°fica da concorr√™ncia. Al√©m disso, √© fundamental fazer uma an√°lise do p√ļblico-alvo a fim de tra√ßar as melhores estrat√©gias.

Estratégias utilizadas para alavancar o PDV

1- Faça a gestão do PDV de forma eficiente


Administrar um PDV da melhor forma possível é essencial para uma boa performance das vendas. Um dos principais componentes de um PDV é o estoque. Por isso, manter o estoque abastecido a fim de conseguir um bom giro de produtos nas prateleiras é fundamental. A falta de produtos pode gerar o custo de oportunidade perdida, uma vez que muitos consumidores podem não retornar mais ao estabelecimento. Porém, é preciso equilibrar a quantidade de mercadorias. Quando há excesso de produtos estocados, o risco de encalhe é maior. Isso pode gerar gastos para conservá-los e, até mesmo, a perda do produto.

Para que a rotatividade de produtos seja eficaz, é preciso adotar estratégias para otimizar a reposição de prateleiras, expositores etc. Por exemplo, o produto que entra primeiro deve ter sua saída priorizada. Isso faz com que os produtos fiquem encalhados. Outro critério que deve ser utilizado na rotatividade de produtos é o prazo de validade. Prestar atenção no prazo de vencimento é uma forma de evitar que a mercadoria estrague. Além disso, uma das estratégias utilizadas pelas empresas é fazer com que as novidades e tendências passageiras saiam primeiro.

Outra sugestão é estruturar a disposição dos produtos para indicar o posicionamento de uma mercadoria no PDV. Para isso, o empreendedor pode utilizar alguns critérios, como os espaços estratégicos, nível necessário de sortimento, gestão por categoria, resultados anteriores de vendas e mercadorias que servem de chamariz.

Todos os estabelecimentos possuem ambientes muito e pouco frequentados. Locais com pouca movimenta√ß√£o podem significar perda de vendas dos produtos ali expostos. Para evitar esse tipo de situa√ß√£o, √© preciso realizar a√ß√Ķes que aumentem o fluxo nesses ambientes. As regi√Ķes mais movimentadas devem ser bem exploradas a fim de aumentar as vendas. Nesses pontos, podem ser disponibilizados os produtos mais vendidos, itens que aumentam o ticket m√©dio e lan√ßamentos.

2- Forneça autoatendimento e self checkout

Disponibilizar um caixa de autoatendimento, permitindo que os consumidores passem seus produtos por ele e realizem o pagamento de forma mais rápida é uma das formas de incrementar o PDV. Além disso, o self checkout fornece maior controle ao cliente, reduz filas em caixas convencionais e diminui o tempo gasto de compra de produtos.

3- Engaje o p√ļblico por meio de uma decora√ß√£o adequada

Al√©m da gest√£o dos produtos, √© necess√°rio trabalhar na decora√ß√£o do ambiente. Ela deve ser pensada de forma harm√īnica para criar um ambiente que passe a imagem correta ao p√ļblico.

A vitrine √© um dos principais pontos de comunica√ß√£o e atra√ß√£o dos consumidores para o PDV. Tanto os produtos quanto os demais elementos devem ser escolhidos e dispostos estrategicamente. A ilumina√ß√£o √© outro fator que influencia o PDV. Ela pode ser utilizada para destacar produtos por meio de varia√ß√Ķes de intensidade e cores, por exemplo.

Os demais elementos que comp√Ķem o ambiente, como m√≥veis e objetos de decora√ß√£o devem seguir um padr√£o que esteja de acordo com a identidade visual da marca e que ao mesmo tempo seja atrativo para o p√ļblico.

4- Treine sua equipe


Além de um PDV estruturado, organizado e bem localizado, é fundamental que a equipe de atendimento e vendas seja preparada a fim de converter os visitantes em clientes. Os vendedores que trabalham no PDV devem conhecer os produtos e onde estão localizados. Saber as preferências dos clientes também é uma forma de impulsionar o PDV.

Como vimos, desenvolver um layout que destaque os produtos sem perder a qualidade oferecida ao cliente √© um dos grandes desafios de um bom PDV. Assim, utilizar estrat√©gias de diferencia√ß√£o √© uma forma de torn√°-lo mais atrativo ao p√ļblico.

Gostou do artigo? Então comente abaixo quais estratégias você utiliza para deixar o seu PDV mais atraente e se daria alguma outra informação a respeito desse tema.

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