Para vender mais é preciso mais do que ter um bom produto e um bom atendimento, é importante cuidar também do ponto de venda. Para isso, é sempre interessante contar com algumas dicas para deixar esse espaço organizado, funcional e agradável para os clientes. E é justamente isso que este artigo irá fazer. Vamos ensinar como montar, o que é preciso e quais erros evitar na hora de cuidar do PDV.
Primeiramente, é preciso entender que o PDV diz respeito à identidade visual, ou seja, se refere a todo cenário montado para proporcionar uma experiência única aos consumidores. Alguns empreendedores preferem alugar um PDV, principalmente, quando o negócio ainda está em fase inicial.
Para que o empreendedor escolha a localização ideal para instalar o PDV, é preciso analisar alguns fatores, como a facilidade de acesso, visibilidade, perfil demográfico da região e verificar a distribuição geográfica da concorrência. Além disso, é fundamental fazer uma análise do público-alvo a fim de traçar as melhores estratégias.
Estratégias utilizadas para alavancar o PDV
1- Faça a gestão do PDV de forma eficiente
Administrar um PDV da melhor forma possível é essencial para uma boa performance das vendas. Um dos principais componentes de um PDV é o estoque. Por isso, manter o estoque abastecido a fim de conseguir um bom giro de produtos nas prateleiras é fundamental. A falta de produtos pode gerar o custo de oportunidade perdida, uma vez que muitos consumidores podem não retornar mais ao estabelecimento. Porém, é preciso equilibrar a quantidade de mercadorias. Quando há excesso de produtos estocados, o risco de encalhe é maior. Isso pode gerar gastos para conservá-los e, até mesmo, a perda do produto.
Para que a rotatividade de produtos seja eficaz, é preciso adotar estratégias para otimizar a reposição de prateleiras, expositores etc. Por exemplo, o produto que entra primeiro deve ter sua saída priorizada. Isso faz com que os produtos fiquem encalhados. Outro critério que deve ser utilizado na rotatividade de produtos é o prazo de validade. Prestar atenção no prazo de vencimento é uma forma de evitar que a mercadoria estrague. Além disso, uma das estratégias utilizadas pelas empresas é fazer com que as novidades e tendências passageiras saiam primeiro.
Outra sugestão é estruturar a disposição dos produtos para indicar o posicionamento de uma mercadoria no PDV. Para isso, o empreendedor pode utilizar alguns critérios, como os espaços estratégicos, nível necessário de sortimento, gestão por categoria, resultados anteriores de vendas e mercadorias que servem de chamariz.
Todos os estabelecimentos possuem ambientes muito e pouco frequentados. Locais com pouca movimentação podem significar perda de vendas dos produtos ali expostos. Para evitar esse tipo de situação, é preciso realizar ações que aumentem o fluxo nesses ambientes. As regiões mais movimentadas devem ser bem exploradas a fim de aumentar as vendas. Nesses pontos, podem ser disponibilizados os produtos mais vendidos, itens que aumentam o ticket médio e lançamentos.
2- Forneça autoatendimento e self checkout
Disponibilizar um caixa de autoatendimento, permitindo que os consumidores passem seus produtos por ele e realizem o pagamento de forma mais rápida é uma das formas de incrementar o PDV. Além disso, o self checkout fornece maior controle ao cliente, reduz filas em caixas convencionais e diminui o tempo gasto de compra de produtos.
3- Engaje o público por meio de uma decoração adequada
Além da gestão dos produtos, é necessário trabalhar na decoração do ambiente. Ela deve ser pensada de forma harmônica para criar um ambiente que passe a imagem correta ao público.
A vitrine é um dos principais pontos de comunicação e atração dos consumidores para o PDV. Tanto os produtos quanto os demais elementos devem ser escolhidos e dispostos estrategicamente. A iluminação é outro fator que influencia o PDV. Ela pode ser utilizada para destacar produtos por meio de variações de intensidade e cores, por exemplo.
Os demais elementos que compõem o ambiente, como móveis e objetos de decoração devem seguir um padrão que esteja de acordo com a identidade visual da marca e que ao mesmo tempo seja atrativo para o público.
4- Treine sua equipe
Além de um PDV estruturado, organizado e bem localizado, é fundamental que a equipe de atendimento e vendas seja preparada a fim de converter os visitantes em clientes. Os vendedores que trabalham no PDV devem conhecer os produtos e onde estão localizados. Saber as preferências dos clientes também é uma forma de impulsionar o PDV.
Como vimos, desenvolver um layout que destaque os produtos sem perder a qualidade oferecida ao cliente é um dos grandes desafios de um bom PDV. Assim, utilizar estratégias de diferenciação é uma forma de torná-lo mais atrativo ao público.
Gostou do artigo? Então comente abaixo quais estratégias você utiliza para deixar o seu PDV mais atraente e se daria alguma outra informação a respeito desse tema.
🙂🤝
🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail
Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação